FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Costanza lança nova edição de livro, com capítulos sobre compras online e maturidade
    Costanza lança nova edição de livro, com capítulos sobre compras online e maturidade
    POR Redação

    A empresária e consultora de moda Costanza Pascolato ©Divulgação

    Mais de uma década se passou desde a primeira edição do livro “O Essencial”. De 1999 para cá, muita coisa mudou — o celular, a internet, o fast fashion —, e a empresária e consultora de moda Costanza Pascolato achou que era hora de fazer uma nova edição. “O que é essencial permanece”, afirma. Mas então por que atualizar a publicação, se o essencial que está no título permanece o mesmo? A verdade é que a essência continua lá, mas há todo um novo código de como vamos exprimir o nosso melhor para o mundo. Até Costanza mudou. E, por isso, o livro foi acrescido de um capítulo sobre maturidade, além de outro sobre compras pela internet. Tudo sempre com muito bom humor e sem se levar tão a sério, características da forma como a autora vê a vida.

    Nesse meio tempo, o mundo se tornou mais rápido e mais tecnológico, mas ainda não criaram uma ferramenta capaz de resolver as inseguranças e dificuldades das mulheres na hora de compor o visual. Segundo Costanza, identificar e entender o estilo próprio ainda é e continuará sendo a melhor ferramenta para ser bem vestida e elegante. “Se você identifica a sua essência – um trabalho difícil e que leva a vida toda – você fica mais à vontade dentro da sua pele. A sua autoestima melhora e você percebe de repente que você não precisa da muleta da aprovação do outro”, explica por email ao FFW.

    No livro, ela ajuda a leitora a entender o seu estilo como resultado da personalidade, e não apenas da roupa que se escolhe diariamente. “As pessoas confundem o que é estilo com conhecimento do que escolher para si na questão do vestir. Moda não é só roupa. Moda é reflexo de comportamento. Se você está bem com você mesmo e tem a autoestima mais ou menos resolvida (o perfeito não existe), você conquista uma independência melhor em decidir e escolher para você não só a roupa que vai vestir, mas a maneira que vai agir para viver do melhor jeito possível com o que tiver.”

    Costanza, que se autodefine como clássica, percebeu, com o passar do tempo, que era necessário fazer mudanças no jeito de se vestir também em função da idade. “Obviamente, vou driblando todos os novos defeitos que meu corpo resolveu apresentar depois dos 70 anos. É uma espécie de dribles visuais”, diz. No capítulo sobre maturidade, ela conta que não se sente bem vestindo microssaias, por exemplo, mas que também não apostaria num modelo conservador. O truque dela é escolher roupas que rejuvenescem sem exageros, às vezes com um acessório que atualiza tudo: “Gosto de me vestir inteiramente clássica, por exemplo, e escolher um sapato mais esquisito, com algum salto ou tecido estranho – é a minha maneira de brincar com a imagem, de torná-la menos certinha, mais desconstruída.”

    A ideia central do livro é mostrar que é possível montar um guarda-roupa elegante e versátil, tanto para o dia a dia de trabalho quanto para um coquetel de negócios ou um churrasco entre amigos, com oito itens básicos, que Costanza chama de “os essenciais”, com acessórios charmosos. Considerada uma das mulheres mais elegantes do país, ela sempre manteve uma forte ligação com moda. Quando tinha 8 anos, seus pais fundaram a Tecelagem Santaconstância. Em 1971 começou sua carreira como editora de moda nas revistas “Claudia” e “Claudia Moda”, onde trabalhou por 17 anos. Após sua saída da editora Abril, passou a se dedicar à tecelagem e a serviços de consultoria. Foi colunista da “Folha de S.Paulo” e atualmente escreve para a “Vogue” Brasil. Seus mais novos projetos são o site costanzapascolato.com.br e sua conta do Instagram costanzapascolatos2g, fundados em parceria com o Shop2gether – marketplace online que reúne estilistas e marcas de moda e design.

    Lançamento de O Essencial, de Costanza Pascolato @ São Paulo
    Terça-feira, 10 de dezembro, às 17h
    Burberry do shopping JK (Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041)
    R$ 49,90
    256 páginas
    + shop2gether.com.br

    Não deixe de ver
    Lisa e Marina Ruy Barbosa marcam presença em evento da Bulgari
    Estilo não tem idade: conheça os velhinhos mais estilosos do mundo
    Bruna Marquezine brilha no desfile da Saint Laurent
    NADIA LEE COHEN: conheça a artista queridinha de Beyoncé e Kim Kardashian
    O caso Chiara Ferragni e por que o mercado de influenciadores exige novas regras
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Cristóbal Balenciaga: de A a Z, conheça a história do “arquiteto da moda”
    O que é o bracketing e os problemas que ele esconde
    Verena Figueiredo: sobre criação de conteúdo, carreira e autenticidade
    Rener Oliveira, o criador de conteúdo nordestino que vem furando a bolha da moda