FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Trabalho
    Trabalho
    POR Redação

    Tania Otranto, da Mkt Mix ©Felipe Abe/FFW

    Por trás do glamour das passarelas, existe um mundo fascinante de profissionais que, mesmo meio escondidos, fazem a moda acontecer em sua plenitude. Já acompanhamos a rotina – ou falta dela – das camareiras e passadeiras, fotojornalistas, seguranças e até de pipoqueiras que trabalham com frequência no SPFW e Fashion Rio; agora fomos conversar com Tania Otranto, assessora de imprensa e sócia da Mkt Mix, agência responsável pela comunicação do SPFW e de marcas como Tufi Duek, Triton e Alexandre Herchcovitch.

    Para um assessor de imprensa que lida com clientes de moda, o SPFW e o Fashion Rio representam a efetivação, realmente na prática, do trabalho desenvolvido em quase todo o restante do ano; mas, apesar de extremamente gratificante, os eventos exigem preparo físico e mental. Em entrevista para o FFW, no backstage da Tufi Duek, Tania contou um pouco sobre a loucura durante os dias de SPFW e sobre a importância de organizar-se; confira abaixo:

    “A Mkt Mix é a assessoria do evento e de 11 marcas que desfilam neste SPFW, então a gente divide super bem a equipe que só cuida do evento e uma equipe que só cuida das marcas para não haver conflito entre um e outro. Vou dizer que há três ou quatro anos minha vida era uma loucura porque não tinha tempo nem de respirar direito, mas com o tempo você vai aprendendo, se profissionalizando e, o que é mais importante: ter uma boa equipe”.

    “Estamos no mercado há 15 anos e com o tempo nós conseguimos formar pessoas que são nossos braços direitos e que hoje nós só supervisionamos. Então, os meus coordenadores do SPFW, entre eles a Carol Bertoni e o Luis Dolci, e o meu sócio, Roberto Ethel, que tocam o SPFW comigo e com a Bruna Gama e minha outra sócia, a Balia Lebeis. Hoje em dia, é mais tranquilo, eu consigo, por exemplo, fazer as unhas, porque a gente precisa ter o mínimo de vaidade, né? [Risos] Em uma semana de moda, você praticamente deleta tudo o que tem na sua vida, daí você tem que se programar. Eu tenho duas filhas, de oito e 10 anos, e adoro levá-las na escola, então eu programei motorista, horários, etc. E durante o SPFW só chego em casa quando elas já estão na cama”.

    Tania Otranto, da Mkt Mix ©Felipe Abe/FFW

    “Eu tenho um acordo com o meu marido: esses dias que eu estou fora ele tem que chegar cedo em casa, colocar as meninas na cama, fazer lição com elas, ou seja, suprir minha presença para que elas não fiquem tão órfãs de pai e mãe. Então tem que se organizar; na realidade, a gente se prepara um mês antes para um evento desse tamanho, tem que fazer as pautas, conversar com os jornalistas, fazer mapeamentos, é uma loucura. Para ter qualidade de vida mesmo em um evento como esse é preciso ser organizado. […] A maior arte é saber preparar as pessoas, saber delegar e confiar em quem trabalha com você; não somos uma assessoria pequena, temos 104 clientes, então temos que nos organizar”.

    “Passo o dia aqui. Hoje, por exemplo, cheguei aqui [no Parque Villa-Lobos] às 14h, deu tempo de almoçar em casa, mas fico até o último desfile e depois ainda geralmente tem festa e a gente precisa prestigiar o pessoal, então procuro sempre comer uma maçã. Uma coisa que eu faço e adoro é esporte, e acordo bem cedo e, nos dias de evento, acordo mais cedo ainda porque não deixo de ir à ginástica ou correr, até porque é um jeito de desestressar. Isso é meio que sine qua non, eu vou fazer o meu exercício, aí depois me apronto, organizo a vida das minhas filhas e venho para cá. Hoje tem celular e toda a tecnologia que ajuda, e tenho uma excelente pessoa que cuida das minhas filhas e me ajuda muito, então isso é outro segredo: estar muito bem aparada de profissionais seja na sua vida profissional ou pessoal. E tem que ter um marido compreensivo também, né?”. [Risos]

    Tania Otranto, da Mkt Mix ©Felipe Abe/FFW

    “Todo mundo acha que moda é glamour, mas de glamour não tem nada. Acham que moda é estar linda, tomar champanhes, não suar, só que não é nada disso porque a gente tem que fazer essa engrenagem funcionar para que quem estejam lindas sejam as modelos na passarela, ou para que o estilista tenha todo o apoio para a roupa estar maravilhosa. A gente [por trás] está sempre correndo contra o tempo, correndo de um lado para o outro sem ar-condicionado para ir para os backstage, então de glamour não tem nada, mas você tem que saber que faz parte e que é a base disso: as pessoas dependem do seu trabalho. Para a minha equipe eu sempre falo que a gente é boi para toda obra, se tiver que carregar caixas tem que carregar e se tiver que suar vai suar”.

    “A nossa vida é lidar com egos, e tem egos de todos os tipos e jeitos, então sempre digo para a minha equipe que temos que ter o máximo de paciência possível, porque nesses momentos de stress se encontra pessoas de todos os jeitos, pessoas educadas, pessoas mal-educadas, pessoas histéricas e pessoas super histéricas, e nós não podemos perder o controle. Temos também que engolir alguns sapos porque a gente escolheu essa profissão, que é estar por trás de grandes eventos e grandes clientes e a nossa função é fazer com que tudo dê certo”.

    Não deixe de ver
    Kanye West não é o responsável pelas roupas de Bianca Censori
    Morre, aos 84 anos, o designer italiano Gaetano Pesce
    Felix, do Stray Kids: quem é o artista mais fashionista do KPOP atual
    Lisa e Marina Ruy Barbosa marcam presença em evento da Bulgari
    Estilo não tem idade: conheça os velhinhos mais estilosos do mundo
    Bruna Marquezine brilha no desfile da Saint Laurent
    NADIA LEE COHEN: conheça a artista queridinha de Beyoncé e Kim Kardashian
    O caso Chiara Ferragni e por que o mercado de influenciadores exige novas regras
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Cristóbal Balenciaga: de A a Z, conheça a história do “arquiteto da moda”