FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Sexo em troca de editorial? Terry Richardson sofre novas acusações de assédio sexual
    Sexo em troca de editorial? Terry Richardson sofre novas acusações de assédio sexual
    POR Augusto Mariotti

    A modelo britânica Emma Appleton, que postou imagem de uma mensagem supostamente de Terry Richardson em que ele teria oferecido um editorial da Vogue em troca de sexo ©Reprodução/Instagram

    Update (28.04.14): O “NY Post” divulgou, no último sábado (26.04), que a conta do Facebook pela qual Terry Richardson teria enviado a mensagem de assédio para a modelo Emma Appleton é falsa. O expert em perícia online Theo Yedinsky afirmou à publicação que a rede social já removeu o perfil ilegítimo, criado há duas semanas por “uma conta de Gmail aleatória”. A modelo já havia deletado seu perfil no Twitter. Nenhuma acusação formal foi feita até o momento.

    A modelo britânica Emma Appleton tuitou na noite de domingo uma imagem de uma mensagem supostamente enviada pelo fotógrafo Terry Richardson via Messenger oferecendo a oportunidade de aparecer em um ensaio da “Vogue” americana em troca de sexo. O tuíte de Emma é mais um episódio na conturbada história de assédio sexual que marca a carreira do fotógrafo, um dos mais respeitados e irreverentes do mercado.

    Imagem tuitada por Emma Appleton no domingo ©Reprodução/BuzzFeed

    Imediatamente, Candice Marks, porta-voz de Terry, respondeu ao BuzzFeed: “Isto é obviamente uma farsa. Terry não enviou este texto”, disse ela.

    Depois da avalanche de comentários e matérias em sites de hardnews do mundo todo (a história foi publicada em sites como The Independent, Daily News, The Huffington Post e Mail Online), Emma apagou sua conta no Twitter, mas usou o Instagram para se manifestar. “Deixe-me esclarecer algo — eu não quero essa atenção, não tenho desejo de me tornar conhecida. Se a conta é falsa, então ela precisa ser removida; se é real, então ele é um humano hediondo”, afirma a modelo no Instagram.

    Apesar de não haver provas de que a mensagem é realmente de Terry, o diretor de comunicações da Vogue US, Hildy Kuryk, enviou um comunicado para a US Weekly: “O último trabalho de Terry Richardson para a Vogue US foi publicado na edição de julho de 2010 e não temos planos de trabalhar com ele no futuro”.

    Terry Richardson em foto postada em seu perfil no Instagram em 25 de março de 2013 ©Reprodução/Instagram

    A denúncia vem na esteira de outras alegações amplamente divulgadas de assédio sexual. Em um post no Reddit em março (que foi removido), a ex-modelo Charlotte Waters descreveu um shooting que fez com Terry, que começou normalmente, mas que rapidamente teria se passado para atos sexuais indesejados, que incluiriam o fotógrafo pedindo que ela fizesse sexo oral nele. O texto foi publicado de forma anônima, mas logo a modelo se identificou como autora. Outras modelos, como Jamie Peck, Liskula Cohen e Rie Rasmussen, vieram a público contar que passaram por situações semelhantes.

    Logo depois, Terry se defendeu contra o “ciclo de fofocas e falsas acusações da internet” em uma coluna chamada “Corrigindo os rumores“, publicada no The Huffington Post. “Infelizmente, na busca contínua de page views gerados por polêmicas, o jornalismo desleixado alimentado por relatos sensacionalistas, maliciosos e manipuladores deste trabalho deu origem a uma cruzada raivosa na internet”, escreveu. “Bem-intencionados ou não, são baseados em mentiras.”

    Terry Richardson é um fotógrafo brilhante, com um olhar único (e quase sempre com conotação sexual), mas seu comportamento nos sets tem sido repetidamente denunciado por modelos nos últimos anos. A top Coco Rocha afirmou que já fotografou com ele, mas que “não vai fazer isso de novo”. Mesmo assim, Terry segue como um dos fotógrafos de moda mais importantes do mundo, fotografando personalidades como Obama, Kate Upton, Beyoncé, Rihanna, Kim Kardashian e Lady Gaga. Ele é o autor das fotos quase nuas de Miley Cyrus, que se tornaram viral no ano passado. Sua ex-namorada Audrey Gelman tuitou em dezembro que ela e sua amiga Lena Dunham, que já foi fotografada por Terry, “se arrependem”.

    Por outro lado, inúmeras modelos nunca reclamaram. Quando uma declaração vem de uma top como Coco Rocha, que há anos fotografa com os melhores do mundo, a história fica mais crível. Também não se pode ignorar os comentários de modelos não famosas e correr o risco de ser injusto com meninas que precisam decolar a carreira, mas que obviamente não estão dispostas a subir os degraus com sexo. Vamos aguardar os desdobramentos e torcer para que seja esclarecida e nunca mais repetida. O FFW respeita e admira o trabalho do fotógrafo, mas repudia essas declarações, caso sejam verdadeiras.

    Não deixe de ver
    Kanye West não é o responsável pelas roupas de Bianca Censori
    Morre, aos 84 anos, o designer italiano Gaetano Pesce
    Felix, do Stray Kids: quem é o artista mais fashionista do KPOP atual
    Lisa e Marina Ruy Barbosa marcam presença em evento da Bulgari
    Estilo não tem idade: conheça os velhinhos mais estilosos do mundo
    Bruna Marquezine brilha no desfile da Saint Laurent
    NADIA LEE COHEN: conheça a artista queridinha de Beyoncé e Kim Kardashian
    O caso Chiara Ferragni e por que o mercado de influenciadores exige novas regras
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Cristóbal Balenciaga: de A a Z, conheça a história do “arquiteto da moda”