FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Direto de Paris
    Direto de Paris
    POR Camila Yahn

    A última fila da Chanel, no desfile apresentado no Palácio de Versalhes ©Camila Yahn

    “Live fast, die young
    Bad girls do it well

    Live fast, die young
    Bad girls do it well”

    A música “Bad Girls”, de M.I.A., serviu de trilha para o desfile Cruise Collection da Chanel, que aconteceu nesta segunda (14.05) nos jardins do Palácio de Versalhes, a meia hora de Paris. O FFW e a revista “Mag!” estavam entre os convidados que presenciaram esse momento especial: um desfile leve e fresco em um cenário deslumbrante e com um final de tarde de céu azul, sem nuvens. Na Chanel não há espaço para erros e até o clima que até então estava instável resolveu colaborar.

    A atriz Tilda Swinton, na after-party da Chanel ©Camila Yahn

    Os convidados foram acomodados em tendas espalhadas por um corredor de fontes. Entre eles estavam Tilda Swinton, Ines de la Fressange e Vanessa Paradis, mas foi a atriz britânica que concentrou todo o foco de atenção dos fotógrafos e fashionistas, escoltada pelo estilista Haider Ackermann, protegido de Karl Lagerfeld.

    Assim que o desfile começa, logo entedemos o cruzamento entre Chanel, Versalhes e M.I.A. Bom, Chanel e Versalhes, como disse o editor de moda da “Vogue”, Giovanni Frasson, fazem parte da bandeira francesa.

    Karl recebe Tilda e Ackermann após o desfile ©Camila Yahn

    Maria Antonieta viveu no século 18, período que foi marcado pelo estilo rococó, que traduzia os excessos e a busca pelo prazer pessoal da sociedade na época. Na moda, ele é representado por cores delicadas, excessos nos enfeites, formas extravagantes, com laterais armadas, e ornamentos, como fitas, babados, amarrações e flores artificiais. Tudo, claro, feito com materiais dos mais preciosos e, ainda assim, as roupas comunicavam juventude, leveza e riqueza.

    Looks do desfile ©Olivier Saillant/Divulgação

    Looks do desfile ©Olivier Saillant/Divulgação

    Pois tudo isso está na coleção: nos tons clarinhos (rosa, azul e verde entre eles), nos adornos (bordados, aplicações, flores, dourados, laços) e nas armações laterais que vimos em diversas peças e em volumes diferentes. Assim como era a proposta do rococó, as roupas da Chanel também são agradáveis aos olhos e muitas delas podem literalmente sair das passarelas direto para as ruas. O desfile parece acompanhar a trajetória de Maria Antonieta e termina com os vestidos inspirados no “chemise à la reine” (algo como camisa à moda da rainha), as vestimentas brancas de algodão, mais simples, que ela passou a usar para escapar da vida rigorosa da corte.

    Final da apresentação da Cruise Collection da Chanel ©Camila Yahn

    Jovens rainhas ou bad girls, elas transitam com acesso livre por passarelas, ruas e festas misteriosas na calada da noite. Lindsey Wixon, Carmen Pedaru e Saskia de Braun, uma das modelos do momento de Karl, estão entre as modelos que deram asas a mais um sonho da Chanel. O desfile termina e o sol continua até as 21h, embalando os últimos convidados da after-party, que teve como atração a banda de Alice Dellal, que mostrou seu rock cru com um pocket show de três músicas. O engraçado é que tudo o que acontece em volta parece acompanhar o clima de uma leveza cool ditado pela coleção. Um desfile adorável para uma tarde igualmente adorável.

    A previsão para amanhã? Chuva.

    Gerais do desfile da Chanel ©Divulgação 

    Gerais do desfile da Chanel ©Divulgação

    Gerais do desfile da Chanel ©Divulgação

    + Veja aqui as fotos com super-zoom do desfile da Chanel Cruise 2013

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW