FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Saiba tudo sobre o lançamento brasileiro de rede social da Burberry
    Saiba tudo sobre o lançamento brasileiro de rede social da Burberry
    POR Redação

    Cara Delevingne e Sebastian Brice em campanha da Burberry ©Jacob Sutton/Reprodução

    Com a presença de Christopher Bailey, a flagship da Burberry seria inaugurada dia 31 de maio no shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Mas, em virtude do adiamento da abertura do estabelecimento, que faz parte do grupo Jereissati, a vinda do britânico foi cancelada. Agora, com quase dois meses de funcionamento, a loja finalmente recebe um evento comemorativo: nesta quinta-feira (23.08), ocorre o lançamento do projeto “Art of the Trench Brazil”, que é a versão nacional da plataforma virtual “Art of the Trench”, uma espécie de rede social dedicada apenas a proprietários dos clássicos casacos impermeáveis da Burberry. Para a ocasião, quem vem ao Brasil é a modelo Cara Delevingne, garota-propaganda da marca.

    – Christopher Bailey anuncia o o lançamento do “Art of the Trench” no Brazil:

    Para divulgar o site “Art of the Trench” no Brasil, além da versão traduzida para o português, a Burberry convidou o fotógrafo Tiago Petrik, do blog “Rio etc.”, para retratar personalidades influentes no mercado de moda nacional vestindo seus trench coats; Paulo Borges, Costanza Pascolato, Marcelo Rosenbaum, Julia Petit e Donata Meirelles, por exemplo, integram o seleto grupo de nomes escolhidos pela marca britânica. As imagens, produzidas em abril no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília, serão exibidas durante o evento de lançamento na loja do shopping JK Iguatemi, que terminará com uma grande festa também na noite desta quinta-feira (23.08).

    Lívia de Bueno, em fotografia que faz parte do lançamento do “Art of the Trench” no Brasil ©Divulgação

    O projeto “Art of the Trench”, que foi criado em 2009 e já tem versões em cinco línguas (inglês, francês, italiano, alemão e japonês), faz parte da bem-sucedida comunicação digital da Burberry. Em 2011, a marca britânica apareceu em primeiro lugar em um ranking da Luxury Lab (L2), organização ligada à Universidade de Nova York, que listou as 10 empresas mais competentes virtualmente, enquanto em janeiro deste ano a Burberry foi indicada a três prêmios Fashion 2.0 Awards. Extremamente interativa, já são mais de um milhão de seguidores no Twitter e no Google+. No Facebook, no entanto, o número é ainda mais espantoso: são mais de 13 milhões de assinaturas.

    A afinidade da Burberry com a tecnologia é atribuída a Christopher Bailey, que desde maio de 2001 é designer da marca e, em novembro de 2009, assumiu o controle criativo de outras áreas da empresa, não apenas o desenvolvimento de itens do vestuário feminino de masculino, mas também da publicidade e até do projeto arquitetônico das lojas. Bailey, nascido em 1971, revitalizou por completo a imagem da Burberry e tornou-a novamente desejável, sem abdicar da tradição e dos valores britânicos tão inerentes à marca, fundada em 1856. O pioneirismo da Burberry, no entanto, precede em muitas décadas a internet.

    Christopher Bailey e Thomas Burberry (1835-1926) ©Reprodução

    A criação da Burberry – e do icônico trench coat – mistura-se à história do Reino Unido no início do século 20: Thomas Burberry, fundador da marca e inventor da gabardina (aproximadamente em 1879), estabeleceu sua primeira loja na cidade de Basingstoke, localizada no condado de Hampshire, e introduziu o casaco de chuva impermeável, confeccionado na já citada gabardina, em 1901. Apesar das alegações da Aquascutum, que também proclama a concepção do trench coat, foi a Burberry que vestiu Roald Amundsen, primeiro homem a pisar no Polo Sul , em 1911, e Ernest Shackleton, que liderou uma expedição à Antártica, em 1914. No mesmo ano, inclusive, o Departamento de Guerra do governo britânico encarregou a marca de adaptar seus casacos às adversidades da Primeira Guerra Mundial: de uniforme militar a item adorado pela população civil, os trench coats converteram-se em peça clássica e democrática, embelezando consumidores de ambos os sexos em centenas de países.

    Fotografias de Scott Schuman, do “The Sartorialist“, para o projeto “Art of the Trench” ©Divulgação

    A trajetória da Burberry é tão vasta quanto seus 156 anos; hoje a marca abrange em seu portfólio uma diversidade de produtos, que vão de acessórios, como bolsas e sapatos, a cosméticos. A disseminação cultural é também uma missão que a Burberry tomou para si quando, em 2010, fundou o projeto “Burberry Acoustic” para apresentar novos talentos do cenário musical britânico. A plataforma “Art of the Trench” tem tudo para se consagrar no Brasil, afinal, se depender da expertise dos profissionais comissionados pela marca – e do olhar perspicaz de Bailey, – reunirá os elementos que a tornaram um sucesso tanto no “mundo real” quanto no virtual. O FFW estará presente no evento de lançamento nesta quinta-feira (23.08).

    + Veja na galeria abaixo as fotografias produzidas por Tiago Petrik para o “Art of the Trench” no Brasil:

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar