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    Diretora do site Vogue.com vem ao SPFW e fala com a gente!
    Diretora do site Vogue.com vem ao SPFW e fala com a gente!
    POR Camila Yahn

    Candy Pratts Price©Mario Testino/cortesia Candy Pratts Price

    Considerada por Anna Wintour a “rainha da internet”, Candy Pratts Price _atual diretora criativa do site Vogue.com e ex-diretora executiva do portal Style.com_ vai estar em São Paulo a convite do FFW para uma palestra no dia 31 de janeiro, às 11h, no auditório do MAM.

    As inscrições serão abertas aos internautas do FFW a partir do dia 24 de janeiro, fiquem ligados!

    Num bate-papo exclusivo com o FFW, Candy afirma: “Na internet, ganha quem publica melhor, e não mais rápido”.

    Confira:

    Como surgiu o seu interesse pela moda?
    Desde sempre, desde criança, vendo as roupas da minha mãe. Acho que como toda menina, eu cresci interessada em moda. Mas diferente de toda menina, eu decidi trabalhar com isso.

    E como foi a sua entrada no mercado?
    Estudei no FIT, fiz algumas fotos e também um estágio na Bergdorf Goodman. Depois disso trabalhei na Bloomingdale’s onde tive a oportunidade de refazer diversas vitrines. Então fui para a “Harper’s Bazaar”, recebi um convite da Anna Wintour pra trabalhar na “Vogue US” e fiquei lá mais uns cinco anos como diretora de acessórios. Depois teve Ralph Lauren.

    O que foi mais marcante nos primeiros anos trabalhando com moda?
    Tudo! O universo da moda é absolutamente fascinante em todos os seus aspectos.

    Você ainda é apaixonada por moda?
    Existe tanta coisa a ser explorada nesse segmento, é tudo sempre novo, tudo sempre se inova. É impossível não manter a paixão acesa.

    Como foi a sua transição para uma plataforma online?
    Fui convidada pela Anna Wintour, ela precisava de alguém de sua confiança para tocar os projetos online da editora. Eu estava trabalhando na VH1 eu recebi o convite, era o começo da internet, alguns sites estavam dando errado, outros estavam dando certo. O Style.com estava bem, então aceitei.

    Como você conseguiu transformar o Style.com no endereço número 1 das pessoas que buscam informação de moda online?
    Éramos a equipe da Vogue, então era muito natural chegar a um desfile e estávamos sentados na fila A, já sabíamos como fazer a melhor cobertura de desfiles, já tínhamos os melhores editores, os melhores fotógrafos. Sendo assim, não tivemos dificuldade. As pessoas, os profissionais, o público _todos_ sabiam o que esperar da gente, então foi natural estabelecer a liderança.

    Será que é por isso que a Anna Wintour uma vez te chamou de “a rainha da internet”?
    Hahaha! Isso é o que os outros dizem, eu não sei se posso confirmar.

    Em média, quantas visitas mensais tem um site do porte do Style.com ou da Vogue.com?
    Sou uma editora de conteúdo, não sei _nem devo_ falar de números.

    Como a internet tem alterado os mecanismos da indústria da moda?
    A maior revolução são as redes sociais. Tudo está ao alcance de todos numa questão de segundos. A indústria precisa fazer parte disso, precisa aceitar que os tempos mudaram, precisa ter presença online do jeito certo, dialogar com seu público-alvo. O erro está em querer se fechar para o mundo. Quem pensa que pode ocultar as coisas, torná-las exclusivas, vai ficar de fora dessa revolução. Se você deixa de publicar algo, alguém vai encontrar um jeito de publicar. E você vai ter ficado pra trás.

    O que você pensa da cobertura de moda de outros sites e blogs?
    Sinceramente, não acompanho. Além do Vogue.com, eu não acesso outros sites de moda. É sério isso. Sei que estamos fazendo o melhor trabalho, que somos os líderes desse mercado, então não preciso olhar para o vizinho pra entender o que eu quero ou o que eu não quero. Prefiro investir meu tempo online fuçando em sites de tecnologias, notícias, games _sou apaixonada pelo Xbox Kinect.

    Xbox Kinect? Porque você não tem um PlayStation Move?
    Hahaha! Prefiro o Xbox Kinect. Você já jogou? É a coisa mais espetacular do mundo. E eu acho que essa plataforma indica muito sobre os futuros caminhos que as tecnologias domésticas vão tomar. E isso me interessa muito.

    Você acredita na convergência do impresso com o online?
    No caso da Vogue, sim. Em outros casos, não sei. Funciona perfeitamente pra gente porque temos a melhor revista de moda, e conseguimos desdobrar o conteúdo da revista, o olhar da revista, no site através de notícias diárias.

    Faz algum sentido termos revistas de coleções sendo lançadas hoje em dia, com a internet disseminando as fotos de desfiles numa velocidade irrefreável?
    Depende. No nosso caso, de novo, faz sentido. Porque se a gente lança uma revista de coleções, estamos oferecendo um conteúdo diferenciado. São as roupas que já foram vistas na passarela e na internet, mas temos a maior top model, o melhor fotógrafo, temos o olhar dos editores que mostram alternativas para compor seu look, ou indicam caminhos alternativos para usar a roupa na vida real. Esse tipo de revista de coleções é totalmente válido. O outro tipo, aquele que simplesmente reproduz as fotos de passarela, do jeito que elas já foram exibidas, não sei se tem validade.

    O que você pensa sobre editores de moda que se tornaram ícones de estilo através a internet?
    Eles não se tornaram ícones de estilo, eles sempre foram ícones de estilo. Pegue o exemplo da Anna Dello Russo. Ela nunca foi anônima. Eu a conheço há muitos anos, a Anna sempre teve um estilo absurdamente marcante e reconhecido. A internet apenas levou isso para o grande público. A web não transforma ninguém num ícone, ela apenas divulga algo que já existe. É somente uma ferramenta de publicação para as massas.

    Com tanto conteúdo na rede, o que é mais importante: qualidade ou quantidade?
    Qualidade, é claro! Qualquer um pode sair postando mil notícias num único dia. Mas só alguns possuem o olhar especial que vai tornar essas notícias relevantes para o seu público.

    Então quem publica primeiro, na internet, não é importante?
    Absolutamente não. Ganha quem publica melhor, e não mais rápido. Você pode ser o mais veloz, e ter uma absorção mínima do seu conteúdo porque ele é irrelevante. Se você publica algo que todo mundo está publicando, sem dar o seu olhar, o internauta vai simplesmente fechar a página.

    Qual é o ingrediente secreto para o sucesso de um site?
    Paixão. Paixão é verdade.

    Candy: Antes de desligar, como está o clima no Brasil?
    André (FFW): Quente e úmido.
    CPP: Isso é ótimo!
    André (FFW): Ah, é?
    CPP: Me procure quando eu estiver por aí.
    André (FFW): Vou procurar, você me deve uma partida de Kinect.
    CPP: Esteja preparado, sou viciada!
    André (FFW): Estarei!

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