FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Casa de Criadores chega à 37ª edição com reformulação total
    Casa de Criadores chega à 37ª edição com reformulação total
    POR Redação
    Felipe Fanaia

    Desfile de Felipe Fanaia na edição passada da Casa de Criadores ©Reprodução

    A 37ª edição da Casa de Criadores começa nesta quarta-feira (22.04) e vai até sexta apostando em uma novidade — e não se trata de um novo estilista. O evento reduziu o número de desfiles e passa a abrir espaço para outras formas de apresentação, como vídeos e happenings (desfiles compactos em que os modelos entram juntos). A programação também acontece em um novo e inusitado local: o Ginásio Esportivo do Pacaembu, em São Paulo. As apresentações dos estilistas se concentram à noite e, durante o dia, haverá uma programação de palestras no Memorial da América Latina, intitulada Lições da Casa.

    “As pessoas achavam que era muito desfile, e nós também”, disse André Hidalgo, diretor da Casa de Criadores, explicando as mudanças. “Por isso, sentimos a necessidade de repensar o formato das apresentações.” Com isso, os organizadores entraram em contato com as marcas que fazem parte do line-up e debateram quem realmente tinha a necessidade de fazer desfile, e foi quando perceberam que seria melhor para marcas mais conceituais apostar em novos formatos, como a apresentação em vídeo.

    A integração de moda com formas contemporâneas de arte, como o vídeo e a performance, é uma forte tendência mundial. Na temporada internacional de setembro de 2014, o estilista Gareth Pugh trocou a semana de moda de Paris por Nova York, onde fez uma performance que mesclava vídeo e dança ao vivo. “O vídeo é uma tendência muito forte. Hoje em dia, todas as marcas fazem os seus fashion films, o que pode acabar sendo muito mais interessante dependendo da marca, porque ela realmente consegue expressar o conceito por trás”, disse Hidalgo. Marcas mais comerciais ou que têm compromisso de apresentar na passarela suas criações para os compradores continuam com o desfile tradicional. Um dos destaques da programação é a apresentação de Jadson Raniere, na noite desta quarta, que contará com a participação ao vivo de bailarinos do Grupo Divinadança.

    Paralelamente à programação, o grupo Lunelli lança o portal Fashion Films, plataforma online especializada na divulgação de curtas-metragens de moda. Com curadoria do estilista Dudu Bertholini, diretor criativo da marca Lunender (que pertence ao grupo), o projeto busca dar visibilidade para a produção de vídeos de moda, como making of de campanhas e editoriais e filmes produzidos especialmente por marcas e videomakers.

    A alteração no perfil do evento também é reflexo da mudança dos patrocinadores. Na edição passada, a Casa de Criadores já teve a participação, por exemplo, da marca de calçados Cravo & Canela, que fez coleções assinadas por estilistas do line-up. Nesta temporada, o evento tem patrocínio máster do grupo Lunelli (que vem investindo fortemente para criar uma imagem de moda e contratou Dudu Bertholini e Juliana Jabour para duas de suas marcas). A Cravo & Canela, a Lectra e a Hangar 33 entram como patrocinadores. Isso faz com que as duas pontas ganhem com isso, segundo Hidalgo: as marcas, porque conseguem renovar sua imagem, e os estilistas, que têm como incentivo a possibilidade de assinar coleções com as patrocinadoras.

    Um dos destaques desta temporada é o retorno de Fabia Bercsek ao line-up. Longe das passarelas desde 2010, ela apresenta uma coleção exclusiva e lança o High Lace Tennis Boot (veja fotos na galeria), modelo assinado em parceria com a Cravo & Canela, onde é diretora criativa desde o início do ano.

    A programação das noites será aberta pelo projeto LAB, em que a Casa de Criadores reserva dois minutos para performance de novos estilistas. Questionado sobre o baixo percentual de renovação dos participantes, Hidalgo comentou que o evento segue lançando novos nomes, mas tem uma preocupação de dar suporte para os que já foram apresentados. “É um paradoxo que só resolveríamos com mais marcas e mais dias, mas isso é o que não queremos.”

    Confira o line-up do evento:

    Quarta-feira, 22 de abril
    Projeto LAB: Diego Fávaro
    Desfiles
    Rober Dognani
    Weider Silveiro
    Igor Dadona
    Happening: Martins Paulo
    Vídeo: Jadson Raniere

    Quinta-feira, 23 de abril
    Projeto LAB: Raphael Debei
    Desfiles
    Felipe Fanaia
    Fernando Cozendey
    Fabia Bercsek
    Happening: Isaac Silva
    Vídeo: Arnaldo Ventura

    Sexta-feira, 24 de abril
    Projeto LAB: Också
    Desfiles
    Karin Feller
    Martins
    Ale Brito
    Happening: Gralias
    Vídeos: Danilo Costa e MayWho

    Lições de Casa (inscrições encerradas)

    Quarta-feira, 22 de abril
    14h: Modelos de negócios de sucesso — cases internacionais e nacionais, com Daniella Ambrogi (Lectra)
    15h: Mesa redonda — Cenário econômico e perspectivas da moda, com Dênis Luiz Lunelli (Grupo Lunelli), Geni Rodio (Abit), Patrícia Souza (Usefashion), Rafael Cervone (Abit) e Rafael Schefer (Grupo Priority)
    16h: Coleções colaborativas — Criação + Indústria, com João Pimenta (estilista e diretor criativo da West Coast) e Fábia Bercsek (estilista e diretora criativa da Cravo & Canela)
    17h: Moda inclusiva — Os prazeres do belo e do conforto, com Daniela Auler (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Mariana Roncoletta (Universidade Anhembi Morumbi) e Simone Mina (Faculdade Santa Marcelina)

    Quinta-feira, 23 de abril
    14h: História da moda, com Dudu Bertholini (estilista)
    15h: Mesa redonda — Mídia de moda, com André Lima (estilista), Eduardo Viveiros (site Chic), Lilian Pacce (GNT Fashion) e Pedro Diniz (“Folha de S.Paulo”)
    16h: Mesa redonda — Construção de marca e processo criativo, com Ana Lucia Zambon Firmino (Zamboninc), Karin Feller (estilista), Marcelo Sebá (agência Blush) e Roberto Davidowicz (Abest)

    Casa de Criadores @ São Paulo
    De 22 a 24 de abril
    Ginásio Esportivo do Pacaembu (Praça Charles Miller, s/nº, Pacaembu)
    + evento.casadecriadores.com.br

    Clique na galeria e veja croquis dos estilistas que participam da Casa de Criadores, além do tênis que será apresentado por Fabia Bercsek.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!