FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    1° dia da Casa de Criadores Inverno 2014 tem de Art Nouveau a histórias de terror
    1° dia da Casa de Criadores Inverno 2014 tem de Art Nouveau a histórias de terror
    POR Redação

    Desfile de Tarcísio Brandão como parte do Projeto Lab da Casa de Criadores Inverno 2014 ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    O primeiro dia da Casa de Criadores Inverno 2014 começou na segunda-feira (14.10), no Memorial da América Latina, em São Paulo, com as apresentações dos participantes do Projeto Lab: Gefferson Vila Nova, Kauê Bueno, Tarcísio Brandão e Rafael Caetano. Destaque para o desfile do brasiliense radicado no Rio de Janeiro Tarcísio Brandão, que, tendo como tema a busca pelo autoconhecimento e pela identidade brasileira, passou um tempo vivendo com a tribo Asurini, sediada na reserva do Xingu, e no litoral do Ceará, acompanhando o trabalho das rendeiras locais. Em seguida, foi a vez dos membros do line-up oficial da Casa de Criadores apresentarem suas propostas para a temporada; veja o resumo abaixo:

    Virgílio Couture

    Virgílio Couture na Casa de Criadores Inverno 2014 ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    Izabela Starling, que agora assina a direção criativa da marca ao lado de Virgílio Andrade, conversou com o FFW pouco antes do desfile e explicou que o ponto de partida para esta coleção foram as ilustrações de Alphonse Mucha, ilustrador checo que foi um dos expoentes da Art Nouveau. Os estilistas trabalharam a ideia de “street festa”, como os próprios denominam, utilizando elementos como renda, bordados e brilhos de uma forma informal e jovem, com o uso de estampas e a combinação com parkas e botinhas de cano baixo com spikes – estas, criadas pelo parceiro Jorge Alex. Izabela destaca como chave da coleção “o clash de estampas”.

    Felipe Fanaia

    Felipe Fanaia na Casa de Criadores Inverno 2014 ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    A inspiração para a primeira coleção do estilista no line-up oficial da Casa de Criadores é a segunda temporada da série “American Horror Story”, pela qual ele se diz aficionado. “Gosto de buscar coisas do cotidiano pra transformar em desfile”, ele contou ao FFW pouco antes de sua apresentação. “No seriado eles tratam de temas como religião, sexo, fetiche, mutação genética – que fizemos no tule com látex, como se tivéssemos exposto os corações, as veias. Abordamos várias temáticas, por isso deixamos a cartela de cores bem reduzida pra amarrar bem a coleção”. Os chapéus são de Eduardo Laurino, e acessórios que remetem a respiradores hospitalares são da Cryptanthus.

    2/Dois

    2/Dois na Casa de Criadores Inverno 2014 ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    Weider Silveiro e Jadson Raniere, que já faziam parte do line-up da Casa de Criadores, juntaram forças para montar o projeto colaborativo 2/Dois, que busca ser, segundo os estilistas, “um sopro, um respiro no mercado assolado pela mesmice”, com foco em moda masculina, mas que aqui também teve presença feminina na passarela. Com styling de Gabriel Sorribas, a primeira coleção veio com firmeza, apostando em uma modelagem experimental, com a silhueta alongada e uma cartela de cores restrita ao bege, preto, branco e vermelho.

    Trendt

    Trendt na Casa de Criadores Inverno 2014 ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    “O ponto de partida foi a vivência que a gente tem com o consumidor, o que ele está pedindo. E o nosso consumidor está pedindo coisa nova. Existem roupas lindas, mas as pessoas estão ficando todas iguais, massificadas, e estamos buscando fazer coisas únicas, com construção instigante”, explicou Renan Serrano antes do desfile de sua marca. O estilista destaca o trabalho de peças como o blazer branco, que não tem recorte na manga, e a pintura manual com nanquim; “negamos o computador nesta coleção, focamos no sensorial”. “É super difícil de fazer, mas o conceito é: por que colocar uma coisa no mundo se ela não tiver significado?”, ele questiona.

    Ale Brito

    Ale Brito na Casa de Criadores Inverno 2014 ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    O Inverno 2014 do estilista tem foco na parte de cima do corpo, que vem bem ampla, com o volume de jaquetas de couro ecológico matelassadas por dentro, e tricôs – que aparecem pela primeira vez em uma coleção sua. Destaque para o minucioso trabalho de recortes, como no último look a entrar na passarela, um vestido branco com zíperes nas mangas. Como destacou Ale pouco antes da apresentação, tratam-se de peças únicas, já que são construídas “pedacinho por pedacinho”.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!