13.07.2017 / Moda / por

Chefe de design da IKEA comenta exposição da marca na moda

Head of Design da IKEA, Marcus Engman ©Reprodução
Head of Design da IKEA, Marcus Engman ©Reprodução

Algumas mentes criativas parecem transformar tudo aquilo que fazem em ouro: foi assim quando Demna Gvasalia “pegou emprestado” o desenho da tradicionalíssima sacola de fibra da sueca IKEA na sua coleção para a Balenciaga. Pronto: as vendas dispararam, a loja de artigos para casa voltou aos holofotes e pegou carona na superexposição que ganhou. Fez uma campanha enaltecendo o seu produto como o original e mil vezes mais barato – ela custa menos de um dólar enquanto a versão da Balenciaga sai por US$ 2 mil.

Assim como na música, a técnica de sampling é bem difundida na moda. Acompanhando as referências da Ikea que tem aparecido das passarelas ao streetstyle, Marcus Engman, o chefe de design da rede, revelou em entrevista à revista Vogue suas impressões sobre a recente escalada à fama da marca.

Ao contrário do que se imaginou, Marcus adotou uma posição um tanto branda quanto às inspirações, por vezes literais, que a turma da moda tem pego da IKEA desde então. Com o hype, hoje existem até perfis no instragram – como o @ikeaclothes – que ensinam a incorporar o famoso logo nas produções do dia-a-dia.

As bolsas da Balenciaga e da Ikea
As bolsas da Balenciaga e da Ikea

Para algumas marcas, principalmente na moda, isso significaria anos a fio de processos judiciais, medida que não parece preocupar Engman. Pelo contrário, ele apenas observa se a identidade da marca está sendo usada de maneira correta: “Somos sempre muito democráticos com nossos designs e queremos que atinjam quanto mais pessoas possível”, afirma.

Agora, a IKEA aproveita o hype em torno de si para continuar a lançar coleções especiais assinadas em parceria com estilistas. Já foi o caso de Katie Eary, Walter Van Beirendonck e Virgil Abloh. Sobre as parcerias futuras, desconversa: “Você deveria esperar o inesperado sobre a IKEA no futuro”.

Confira na galeria algumas imagens de looks inspirados na marca sueca:


Relacionadas


Veja Também