FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Seminário com pesquisadores e estilistas debate a cultura de moda; veja a programação
    Seminário com pesquisadores e estilistas debate a cultura de moda; veja a programação
    POR Redação

    Exposição de fotografias na Galeria Olido integrou a programação do 9º Circuito de Moda e Arte ©Higor Bastos/Divulgação

    A 9ª edição do Circuito de Moda e Arte, que começou no último dia do São Paulo Fashion Week, vem nesta temporada com foco em debates e palestras. Por isso, nesta edição não haverá o ciclo de cinema. Fernando Zelman, curador e produtor do circuito, destacou a palestra relacionada ao judaísmo, em que Stella Segal, pesquisadora de cultura judaica, falará sobre as regras de recato, como o uso de perucas, comprimentos de peças femininas e o vestuário masculino, dos ortodoxos aos modernos, marcada para esta sexta-feira (23.05).

    O circuito também contou com a exposição “Tributo aos Estilistas Brasileiros”, na Galeria Olido. A mostra foi o resultado dos trabalhos produzidos pelos estudantes de cursos técnicos e de pós-graduação em moda e estilismo do Senac Lapa Faustolo. Inspirados no trabalho de estilistas brasileiros já falecidos, os alunos criaram as roupas, fizeram o styling e produziram a sessão fotográfica. As imagens foram feitas pelos fotógrafos Higor Bastos, do FFW Models, e Josefina Bietti, e estão em um catálogo distribuído a quem visitou a mostra — apenas as fotografias de Higor serão expostas.

    Zelman explicou que o circuito nasceu a partir da necessidade dos estilistas que queriam mostrar seu trabalho fora da passarela e de uma demanda do pessoal da arte que buscava uma aproximação com a moda. “A proposta é levar a moda para os espaços das artes visuais, como galerias e museus.” O Circuito Moda e Arte é promovido pela Galeria Central e acontece duas vezes por ano, em paralelo ao São Paulo Fashion Week. As atividades são gratuitas e acontecem na Galeria Olido, no Senac Lapa Fautolo, na OAB-SP e na Livraria Cultura do shopping Iguatemi. Os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes do evento. Como não é possível fazer inscrição prévia, programe-se para garantir sua participação:

    Seminário Cultura de Moda (Livraria Cultura do Shopping Iguatemi)

    23/05 – sexta-feira

    14h – Palestra “Moda e Judaísmo”
    Aborda os preceitos religiosos e regras de recato pelo viés do judaísmo. O uso de perucas, comprimentos de peças femininas, a moda para homens, dos ortodoxos aos modernos. A ação pretende desmistificar conceitos e valorizar a moda até mesmo junto aos mais fervorosos religiosos. Palestrante: Stella Segal (pesquisadora de cultura judaica).

    15h – Palestra “Na moda, depois dos 60”
    Análise da mulher contemporânea acima dos 60 anos pelo viés da moda, desmistificando conceitos e derrubando tabus, nos apresentando looks e composições que aliam a maturidade com charme, bom gosto e elegância. Palestrante: Titta Aguiar (personal stylist e consultora de moda autora de livros de moda e estilo).

    16h – Palestra “Dresscode Corporativo/Masculino”
    Ter uma boa imagem pessoal relacionada à moda e ao comportamento no ambiente corporativo tem sido uma das principais exigências do homem contemporâneo. Há pouco tempo, a figura masculina tem revisitado seu “figurino”, tirando de cena o homem sisudo, de ternos sóbrios e cabelos milimetricamente penteados, para dar lugar a um homem mais jovial, moderno, elegante e fluído. Palestrante: Alexandre Taleb (consultor de moda, personal stylist nos shoppings Iguatemi e JK Iguatemi, professor de Consultoria de Imagem e do MBA Gestão de Luxo na FAAP).

    17h – Palestra “O potencial midiático do vestir em Joseph Beuys, Andy Warhol e Yves Klein”
    A ideia deste encontro é prestar atenção em como os três artistas têm uma consciência do vestir, e qual é a intenção de cada artista por trás dessa consciência, de modo que o trabalho sobre a imagem ou a construção de uma persona liga-se à poética latente na plástica de cada um. Apresentará os precedentes históricos (como a figura do dândi) e a influência dos três na contemporaneidade. Palestrante: Lucas Rehnman (foi artista residente na instituição Camac Centre D’Art Marnay-sur-Seine).

    18h – Palestra “Noivas de Rosner”
    Seja na cultura judaica, nas religiões cristãs, ou até mesmo junto às culturas tidas como “primitivas”, a vestimenta que celebra a união entre casais vem exercendo fascínio e encantamento ao longo da história universal, sendo considerada a peça central nesta celebração. No Brasil, o estilista Rodrigo Rosner, criador da marca R.Rosner, se destaca ao revitalizar o conceito de vestir noivas, desenhando e produzindo vestidos cinematográficos que contribuem para tornar o matrimônio um dia inesquecível para a mulher. Rosner apresenta os conceitos que orientam suas criações e revela o processo criativo pessoal ao desenvolver um traje tão especial. Palestrante: Rodrigo Rosner (estilista que já apresentou suas coleções em diversas edições do SPFW).

    19h – Palestra “O processo criativo e a relação da moda com o figurino de dança contemporânea”
    Esta ação visa abordar, entre outras questões, o processo criativo, as necessidades e especificidades do figurino de dança, a moda inserida no contexto da dança contemporânea e o cenário atual na rotina de um figurinista. Palestrante: Bruna Fernandes (coordenadora de figurinos do Balé da Cidade de São Paulo, formada em Têxtil e Moda pela USP, realizou intercâmbio em Design e Marketing de Moda na UMinho, em Portugal, cursando especialização em “Estética e Gestão de Moda” na ECA-USP com pesquisa em design têxtil).

    24/05 – sábado

    14h – Palestra “Moda e identidade: Tupy or not Tupy?”
    Ao colocar questões sobre a criação do imagético brasileiro, criado a partir de referências europeias em sua cultura e no vestir, busca-se entender o cenário atual globalizado e sem fronteiras, onde se busca um DNA para a moda brasileira, longe de clichês e visões folclóricas. Palestrante: Manon Sales (historiadora de moda e professora, pesquisadora da conservação de tecidos e preservação e difusão de acervos).

    15h – Palestra “G+: Plus Size na Moda para Todos”
    O Brasil começa a despertar para a moda inclusiva, não só como parte de um processo de inclusão, mas também como boa oportunidade de negócio. Palestrante: Sylvia Braune (diretora de comunicação da G+ Models, atua na área de inclusão na moda, profissionalizando modelos plus size).

    16h – Desfile “Talentos Senac Lapa Faustolo”
    Aberto ao público, o Senac apresenta três desfiles com a participação de Fernanda Sousa e Denise Emy, Anne Galante e Evandro Guerreiro.

    17h – Palestra “Der Metropol/Por Mário Francisco”
    Considerada uma das marcas autorais de maior inovação no segmento masculino, a Der Metropol figura entre as principais grifes da moda brasileira, criada pelo estilista Mário Francisco, que irá abordar seu processo criativo, suas coleções de sucesso, os desafios e o futuro da marca que irá desfilar na próxima edição do São Paulo Fashion Week. Palestrante: Mário Francisco (formado pela Faculdade de Moda do Senac, estudou na Esmod, escola de moda de Paris, atuou em diversas grifes).

    18h – Palestra “Fashion Law/Direito de Moda”
    Direcionada a profissionais da moda e do Direito, esta ação, que conta com apoio da OAB, visa apresentar os conceitos do segmento do Fashion Law e como os profissionais da moda podem utilizar as leis já existentes. Palestrantes: Valquíria M. Saboia (pesquisadora da área de Fashion Law do Centro de Estudos Avançados em Direito e Justiça e integrante da Comissão de Estudos em Direito, Literatura e Filosofia da OAB/SP), Carlos Alberto da Silva Leite (membro das Comissões de Estudos de Direito, Literatura e Filosofia e de Direito Administrativo da OAB/SP) e João Ibaixe Jr. (advogado criminalista e ex-delegado de Polícia, é pesquisador do Núcleo Direito e Modernidade da USP e preside a Comissão de Estudos em Direito, Literatura e Filosofia da OAB/SP).

    19h – Palestra “Hollywood: os principais figurinistas de moda do século 21”
    O estilo de trabalho dos principais figurinistas de cinema (os mais premiados com o Oscar) em atividade nos anos 2000. Palestrante: Christian Petermann (jornalista e crítico de cinema há 28 anos, sócio-fundador da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema).

    Endereço
    Livraria Cultura do shopping Iguatemi
    Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, Jardim Paulistano
    (11) 3030-3310

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!