FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Coleção esportiva de Beyoncé para Topshop é investigada por baixos salários de trabalhadores
    Coleção esportiva de Beyoncé para Topshop é investigada por baixos salários de trabalhadores
    POR Redação

    A velocidade da produção e o baixo preço são dois fatores que sempre geram desconfiança sobre a mão-de-obra utilizadas pelas grandes redes de fast fashion. A polêmica, desta vez, bate na porta da Topshop, que lançou este ano uma coleção de peças esportivas assinadas pela marca Ivy Park, co-fundada por Beyoncé. O tabloide britânico The Sun publicou uma matéria no começo do mês investigando as suspeitas de trabalhadores estarem sendo submetidos à condições muito parecidas com trabalho escravo durante a produção das peças. Segundo a reportagem, as roupas são feitas no Sri Lanka, desenvolvidas por na maioria mulheres jovens vindas de regiões rurais pobres, que têm uma jornada de trabalho intensa – mais de 60 horas por semana – e ganham aproximadamente R$ 20 por dia. Em declaração, a Ivy Park nega que a produção da coleção tenha violado as leis de trabalho.

    A Topshop, além das suspeitas levantadas pelo jornal britânico, foi alvo de críticas também por funcionários que exigem aumento dos salários e melhores condições. A imagem de “empoderar as mulheres pelo esporte” era a imagem que a marca tentava passar nos anúncios. Na matéria do The Sun, uma das trabalhadoras entrevistadas diz: “quando eles falam sobre mulher e empoderamento, isso só funciona para estrangeiros”. Para se ter uma ideia, uma legging da coleção Ivy Park é vendida nas lojas por £100 – cerca de R$ 500.

    “Nós estamos orgulhosos dos nossos esforços em termos de inspeções nas fábricas e os balanços, e nosso time no mundo inteiro trabalha muito perto dos nossos fornecedores e das suas fábricas para garantir conformidade”, comenta a marca Ivy Park em resposta, negando as suspeitas. “Nós esperamos que nossso fornecedores conheçam nosso código de conduta e nós os oferecemos suporte para atingirem estes requisitos”, continua o time. A cantora, que é co-fundadora da Ivy Park, ainda não se pronunciou sobre o caso.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!