FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Com Items: Is Fashion Modern?, MoMA de NY apresenta sua primeira exposição de moda em 73 anos
    Com Items: Is Fashion Modern?, MoMA de NY apresenta sua primeira exposição de moda em 73 anos
    POR Redação

    O Museu de Arte Moderna de Nova York presenteia os fashionistas da cidade com uma mostra para lá de inesperada. Com fama de relutante quando o assunto é dar espaço a exposições de moda, o museu abre em outubro a segunda mostra em toda sua história a incorporar tal temática.

    Curiosamente, esta será uma espécie de extensão de Are Clothes Modern?, a primeira que fizeram sobre o tema, em 1944. Nomeada Items: Is Fashion Modern?, a nova expo aborda o passado, o presente e, possivelmente, o futuro da moda ao observar o impacto de determinadas peças do vestuário que tornaram-se indispensáveis durante os séculos 20 e 21. A jaqueta de couro, a camisa Breton, o jeans 501 da Levi’s, o curinga little black dress. São 111 tipos de peças que serão agrupados sete categorias, entre elas: mudanças no corpo, ideias de rebelião, emancipação e modéstia, poder e novas tecnologias.

    Com abertura marcada para 01.10, a expo tem curadoria de Paola Antonelli, chefe do departamento de arquitetura e design do museu. “A moda é uma forma criativa de expressão pessoal e uma inquestionável forma de design, com suas negociações entre forma e função, meios e fins, tecnologias automatizadas, universalidade e autoexpressão”, afirma ela. O que destaca a exposição é justamente o foco dela. Em vez de focar em estilistas ou na evolução da moda per se, os curadores estão, de fato, dirigido pelos objetos e por essas relações mencionadas por Antonelli entre moda, funcionalidade, cultura, estética, política, trabalho, identidade e economia.

    Ainda que eles não sejam o foco, é claro que podemos contar com nomes importantes da moda representados nesses itens. Chanel, Hermés, Yves Saint Laurent, Vivienne Westwood, Helmut Lang, Givenchy, Martin Margiela e mais um monte de designers e marcas de moda estarão representados nos 350 itens expostos. A mostra vai contar ainda com a colaboração de alguns estilistas, engenheiros e confecções que foram convidados a interagir ou reagir a essas peças.

    Confira na galeria uma prévia do que estará em exposição até o final de janeiro de 2018.

    Items: Is Fashion Modern? fica em cartaz no Museum Of Modern Art, em Nova York, entre 01 de outubro de 2017 e 28 de janeiro de 2018. O valor da entrada é U$25 para adultos e U$14 estudantes em tempo integral.

     

    Não deixe de ver
    GAP se juntou a Palace Skateboards em coleção de estética nostálgica
    Phoebe Philo dá sua primeira entrevista em 10 anos
    Jean Paul Gaultier escolhe o novo nome para seu desfile de alta costura
    Brasil na final de concurso de moda da Shein, Riachuelo como a marca oficial do Lollapalooza 24, a primeira linha de maquiagem da Celine e muito mais
    Clássico e atemporal, o trench coat é favorito para dominar a nova estação
    Gentle Monster: um olhar nada óbvio
    Karl Lagerfeld: série que conta trajetória do estilista ganha data de estreia
    Damyller celebra 45 anos com coleção-cápsula e campanha com o ator Leandro Lima e Marcelia Freesz
    Ye, Charli XCX e Mia Khalifa estrelam novo lookbook de Y/PROJECT
    Vermelho: a cor de 2024