23.02.2018 / Moda / por

Conheça a adolescente Jessica Madavo e seu projeto Afro, que empodera as jovens negras

Negativos do projeto Afro, de Jessica Madavo
Negativos do projeto Afro, de Jessica Madavo

“É importante que o meu trabalho tenha um significado e que um dia possa evocar mudanças”. É com estas palavras que a fotógrafa de 17 anos, Jessica Madavo, define o seu projeto intitulado Afro.

Com o intuito de empoderar e naturalizar o cabelo da mulher negra, a série de fotos apresenta jovens mulheres negras em vários cenários, todas orgulhosas com seus cabelos naturais. Morando atualmente na Inglaterra, Jessica iniciou seu projeto em 2016, após alunas do Pretoria High School for Girls, na África do Sul, protestarem pacificamente contra as políticas da escola que discrimina injustamente estudantes negras por causa do seu cabelo.

Foto de Jessica Madavo
Foto de Jessica Madavo

Em entrevista à revista i-D, Jessica disse que não ficou surpresa com o ocorrido, mas triste. E que, apesar de nunca ter sofrido preconceito direto, as regras para o cabelo nas escolas na África do Sul eram bastante injustas. “Dizer a alguém que seu cabelo natural é inaceitável é um golpe baixo em um ambiente onde eles devem se sentir à vontade. As regras foram criadas por pessoas que não tinham entendimento de cabelo preto e que não tomavam nenhuma iniciativa para entender os cabelos pretos. Como resultado, elas foram criadas em consonância com ideais eurocêntricos de beleza que não permitiram espaço para meninas africanas com cabelos naturais.” completa.

Este é o primeiro projeto de Jessica feito para passar a mensagem de uma causa, mas ela fotografa desde os 15 anos e já lançou diversos fanzines. O mais recente é o Sentimental em que registra seus amigos misturados a colagens e referências musicais. As fotos são em filme, assim como os rtertaos da série Afro, e captam a energia jovem em cada momento.

Veja abaixo alguns retratos da série Afro:


Relacionadas


Veja Também

Assine a Newsletter do FFW

Receba semanalmente no
seu e-mail nossos conteúdos
especiais e exclusivos

×