25.07.2017 / Moda / por

Conheça as marcas selecionadas para o projeto Top 5, que desfilam no SPFW

Desfile da Jardin na primeira edição do TOP 5 no SPFW N43 / Agência Fotosite
Desfile da Jardin na primeira edição do TOP 5 no SPFW N43 / Agência Fotosite

Mais uma edição do Top 5 começa a tomar forma. Cinco pequenos negócios da indústria da moda brasileira acabam de ser selecionadas para participarem do projeto, que irá acompanhar, orientar e dar visibilidade durante 12 meses.

São elas: Borana (ES), Kalline (SC), Karine Foury (RJ), Led (MG) e Vankoke (RN). O Top5 é uma das iniciativas realizadas pelo Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD) em parceria com o Sebrae Nacional por meio do convênio “Contextualizar na Moda III” voltado para a construção e fortalecimento de relações sustentáveis na cadeia produtiva da moda.

+ Relembre as marcas que participaram da primeira edição do Top 5

“O Top5 é um amplo processo de aceleração, que tem como principal objetivo transformar estas empresas em cases de inspiração regionais e nacionais e utilizá-las como modelo de sucesso, motivando outros empreendedores a replicarem processos semelhantes para a indústria da moda”, diz Heloisa Menezes, diretora técnica do SEBRAE Nacional.

Nesta edição, os empreendedores receberão consultoria e acompanhamento em gestão empresarial e de branding com a especialista em Marketing, Marcas e Novos Negócios, Márcia Matsuno, bem como consultoria em desenvolvimento de produto com Olivia Merquior, diretora da Dacri Deviati, empresa de interpretação e análise de informações para melhorar os processos criativos do setor.

Além disso, cada marca contará com um showroom em São Paulo para apresentar a coleção a possíveis compradores e auxiliar o direcionamento comercial dos produtos a serem desenvolvidos por meio de relatórios e observações sobre a coleção.

Os cinco escolhidos ainda realizarão um desfile coletivo durante o SPFWN44 e, após o processo de aceleração, duas marcas voltam às passarelas e lançam uma coleção no SPFWN45. “O programa se propõe de forma prática a estruturar coleção, conceito do produto e preço, e melhorar o networking de fornecedores e a participação em plataformas de imagem e comunicação”, complementa Paulo Borges, criador do SPFW e um dos curadores do IN-MOD.

Nesta edição, participaram do juri Augusto Mariotti, Camila Yahn, Graça Cabral, Márcia Matsuno e Olivia Merchior.

Os consultores participantes acreditam que cada uma das empresas selecionadas se sobressaiu em algum elemento diferencial. A Borana tem apelo brasileiro, mas com toque original. É leve, descontraída e jovem. A Kalline é uma empresa consolidada que tem um produto de muita qualidade e que está à frente do desafio de valorização da marca própria. Já a Led mostra vocação para o design e uma vontade de criar uma assinatura atemporal para a marca. A Karine Foury conquistou seu espaço com um caminho particular de coleção com peças de design focadas no potencial de crescimento e desenvolvimento no setor de resort, que tem bastante espaço num país como o Brasil. Completando a lista, a Vankoke é uma marca que tem estrutura e agilidade dentro de um mercado já consolidado de moda feminina e que demonstra vontade de explorar caminhos mais autorais.

Conheça abaixo cada uma delas:

Borana (ES)

Look da nova coleção da Borana
Look da nova coleção da Borana

A Borana nasceu em 2010 quando uma das sócias da marca buscava biquínis com estampas mais expressivas e jovens e que as peças pudessem ser compradas separadamente. Assim, com a experiência da família em confecções, os primeiros biquínis Borana foram produzidos. As peças fizeram sucesso e logo chegaram as primeiras encomendas.

Entre os anos de 2013 e 2014, a marca cresceu com o seu DNA colorido e leve, e começou a produzir roupas. Hoje a Borana já conta com lojas físicas na Praia do Canto e no Shopping Vila Velha, em Vitória, além de e-commerce e revendas em todos os estados do Brasil, além de exportações para Japão e Portugal.

borana.com.br

Kalline (SC)

Um dos modelos de jaqueta de couro da Kalline
Um dos modelos de jaqueta de couro da Kalline

A Kalline surgiu em 1990, em Santa Catarina, com a expectativa de ser referência no mercado de couro. A ideia surgiu quando os criadores Nivaldo Rizzotto e Jaqueline Rizzotto enxergaram um modelo de negócios em meio a um mercado escasso em produtos de couro. Com a persistência dos donos, a empresa cresceu e ao longo de seus 25 anos se transformou em modelo na moda em couro, além de ser sinônimo de qualidade, produção local e tradição de um material durável. A empresa já produz com excelência artigos de couro para diversas marcas, como Animale, e agora vai focar no desenvolvimento de sua própria linha.

kalline.com.br

Karine Fouvry (RJ)

Um dos looks do Verão 18 de Karine Fouvry
Um dos looks do Verão 18 de Karine Fouvry

A marca foi criada no fim de 2014 pela francesa Karine Fouvry, que vive no Rio. Com o desafio de produzir uma alfaiataria de primeira, ela apresentou a sua primeira coleção nômade, lançada em abril de 2015 durante o Minas Trend. As peças da marca têm corte irretocável, além de acabamento primoroso e um cuidado excepcional com tecidos.

Já em seu primeiro ano, a marca conseguiu ser comercializada em multimarcas no Brasil e em Nova York. São três coleções por ano, todas sob encomenda. A flexibilidade do atelier permite atender pedidos personalizados e hoje com mais de seis coleções criadas, é vendida em 13 lojas multimarcas pelo mundo. Aqui no Brasil, ela pode ser encontrada na Choix (SP), Dona Coisa (RJ) e no Kenoa Resort, entre outros pontos.

karinefouvry.com

LED (MG)

Um dos looks da coleção atual da LED
Um dos looks da coleção atual da LED

A LED foi fundada em 2015 pelo designer Célio Dias. Com ideias e conceitos plurais, a LED carrega em sua trajetória um compromisso com a liberdade de escolha, valor embutido em todas as peças de design sem gênero definido. Para desenvolver seus pilotos, a LED busca inspiração nas ruas, nas relações que se dão na cidade e na expressão daqueles que compõem a cena urbana. Além da sua proposta no gender, a marca inova no próprio movimento, dando ao sem gênero um viés leve e alegre.

led.com.br

Vankoke (RN)

Look da nova coleção da Vankoke
Look da nova coleção da Vankoke

Com DNA potiguar, a Vankoke nasceu em 2006 a partir da visão da empresária e estilista Adriana Patrícia. Com agilidade na criação, produção, distribuição e difusão de novas tendências, a marca se coloca como uma fast fashion antenada, atendendo desejos de suas consumidoras com coleções que contemplam vestidos, saias, camisas, tops e calças.

vankoke.com.br


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