13.03.2017 / Moda / por

Conheça o Projeto Estufa, iniciativa do SPFW para apresentar novas formas de criar, distribuir e produzir moda

©Agência Fotosite
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Novidade no SPFW N43, o Projeto Estufa foi pensado como uma plataforma que, por meio de desfiles e apresentações de moda, encontros e conversas, busca provocar diálogos e reflexões de olho no desenvolvimento de iniciativas que vão pautar o futuro dos negócios criativos. Um ambiente que se abre para a experimentação e projeção de expressões criativas transformadoras – novas ideias e nomes, gravitando em torno de pilares como sustentabilidade, tecnologia, design, responsabilidade social, consumo, novos materiais e identidade.

Cada marca selecionada para apresentar um desfile ou cada speaker convidado para os encontros no Projeto Estufa ilustram a diversidade da produção e pensamento criativo emergente no mercado de moda, design e tecnologia do Brasil, mostrando uma visão bem particular a partir de novas possibilidades estéticas (e questionamentos estéticos) facilitadas por inovações nas tecnologias de comunicação e produção. Ao exemplo disso, estão no line-up dos desfiles do Projeto Estufa, marcas como a gaúcha Helen Rödel, que ressignifica técnicas artesanais tradicionais como o crochê com intervenções modernas de design; e a Beira, que foca simplesmente no vestir, para além dos limites de gênero e estações do ano.

As conversas do Projeto Estufa serão abertas ao público. A programação acontece de 15 a 17 de março, na Fundação Bienal, no Parque do Ibirapuera.

Confira a programação:

15.03 (quarta-feira)

9:00 –  Novos comportamentos, novos mercados

Renato Meirelles, Instituto Locomotiva

Renato Meirelles é presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva. Comunicólogo, escritor e professor honorário do Ibmec, foi fundador e presidente do Data Favela e do Data Popular, onde conduziu centenas de estudos sobre o comportamento do consumidor brasileiro. Em 2012, Renato fez parte da comissão que estudou a nova Classe Média Brasileira, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República – SAE. Considerado um dos maiores especialistas em consumo e opinião pública do país, Renato também é colunista da revista Brasileiros e da Exame.com.

10:00 – Disrupção: futuro é transformar o presente

Marcelo Rosenbaum, A Gente Transforma: economia afetiva

Marcelo Rosenbaum está à frente da Rosenbaum, escritório de design, arquitetura e inovação que gera valores a partir de ideias originais, inserindo a identidade cultural em tudo o que faz. Desde 2010 desenvolve a metodologia do Design Essencial, que se traduz na capacidade de olhar para uma cultura, descobrir, despertar e potencializar os seus valores e saberes essenciais através do design. Com esta metodologia aplicada integralmente, o A Gente Transforma é um projeto que atua em comunidades do Brasil profundo e desde 2015 no Peru.

Flavia Aranha, Processos e ciclos sustentáveis para além da moda

Flavia Aranha cresceu num ambiente de mulheres fortes e estabeleceu uma conexão profunda com a natureza e a arte. Seu olhar sempre se ateve às dualidades cotidianas. A delicadeza e a brutalidade em tudo o que existe sempre conduziram seu processo criativo e seu caminho empreendedor. Em 2009, abriu seu primeiro ateliê-loja na Vila Madalena, São Paulo. Desde então, passa seu tempo entre experimentos, viagens e estudos, traduzindo todas as suas descobertas em cor, textura e forma. Com a intenção de fomentar uma cadeia mais justa e humanizada, Flavia Aranha é uma marca brasileira preocupada com o desenvolvimento sustentável da moda e do meio em que está inserida.

Wolfgang Menke, House of All: economia compartilhada

Designer na prática e sem formação universitária, Wolfgang Menke está dando um nó na cabeça do mercado brasileiro. Há anos ele está transformando uma rua no bairro paulistano de Pinheiros em um endereço único e diferente. Lá é possível compartilhar a vida e experimentar com exemplos práticos o que é Sharing Economy. Depois de mais de 20 anos no mercado de comunicação, com passagem e projetos para grandes empresas como Natura, Sony, Heineken e Coca Cola, ele aposta em uma nova forma de consumo e uma nova relação das pessoas.

11:00 –  Estratégias holísticas de sustentabilidade

 Jeffrey Hogue, Diretor-chefe de Sustentabilidade, C&A Global

Mais de duas décadas de experiência internacional no Sustainability & Corporate Social Responsibility (CSR) em comida, produtos de consumo e roupas para reforçar o crescimento dos negócios e reputação corporativa. Hoje faz parte do time da C&A com uma estratégia holística para liderar o desenvolvimento, a execução e a conexão com o consumidor.

14:00 – Desfiles

 Helen Rödel

Vale da Seda por Enéas Neto

 

16.03 (quinta-feira)

9:00 –  Criação e tecnologia inspirando um mundo novo

Felipe Savone, Sênior Brand Manager Adidas Brasil

Formado em publicidade e pós-graduado em Ciências do Consumo pela ESPM, está na Adidas desde 2013 quando assumiu o cargo de Brand Manager de adidas Originals. Na empresa participou de importantes projetos como a collab com a Farm e ativações em grandes eventos como Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016. Possui 10 anos de experiência anterior no mercado publicitário.

Glicínia Setenaresk, Pitaco Sustentável

Crescida entre ramas de amoreiras (o ciclo da seda ),  tecelões, fiandeiros, Alquimistas, Arquitetos,  Estilistas, Artistas de diversas areas e estilos que já teciam uma história  naturalista ( reduzir , reutilizar , reciclar ) que hoje é chamado de sustentabilidade, Glicínia estudou Design, Artes e Paisagismo e tem vasta experiência no desenvolvimento, critérios, avaliações e marketing  sobre a cadeia têxtil socioambiental.

Juliana Pirani, eFitFashion

Cofundadora e CEO da eFitFashion, startup que cria soluções tecnológicas e sociais voltadas para o mundo da moda com enfoque no mercado de roupas sob medida. Pesquisadora de tendências de consumo e demandas contemporâneas relacionadas à criação e modelagem de produtos de moda. Professora em instituições de ensino como Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Senac São Paulo e Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Mestre em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo, onde também se formou bacharela  

Nina Braga, fabrics, Instituto-E

Graduada em Ciências Sociais e Políticas e em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC- Rio), Mestre em Ciências (Saúde da Criança e da Mulher) pela FioCruz e pós-graduada em Antropologia Social (Museu Nacional – UFRJ), Nina Braga é diretora do Instituto-E, de Sustentabilidade desde 2007.

Autora e organizadora de coletâneas e artigos científicos, sobretudo na área de psicologia neonatal e saúde coletiva, Nina também realizou dois documentários ambientais: “Vento Contra” e “Bocaina: Caminhos do Alto”. Foi consultora do Ministério da Saúde, no programa de atendimento humanizado ao recém-nascido de baixo peso – Método Canguru, e também atuou profissionalmente na política, como assessora da ex-deputada Heloneida Studart, na Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Atualmente, Nina Braga coordena vários projetos do Instituto-E, entre eles, a Recuperação da Costa Brasileira (com replantio de vegetação de restinga em várias praias do Rio de Janeiro), e -ayiti em parceria com o Ethical Fashion Initiative/ ONU, e-fabrics e o Traces e Water Traces, desenvolvidos em parceria com o MInisterio do Meio Ambiente da Italia.

12:15 –  Moda, design, Inovação: Impactos Exponenciais

Matthew Napoli, Made in Space, Singularity University

VP de In-Space Operations – Made In Space, Inc.

Depois de tornar-se mestre em Engenharia Aeroespacial, Napoli tem pesquisado e desenvolvido tecnologias complementares de manufatura para uso em ambientes espaciais e de microgravidade, como impressoras 3D.  Ele foi membro da equipe que construiu e operou a primeira impressora 3D apta a funcionar em gravidade zero, em 2014, como parte do Experimento Impressão Zero-G, da NASA, e atualmente gerencia a equipe e os estudos da segunda geração de sistemas de impressão em 3D na Estação Espacial Internacional. Napoli está conduzindo o caminho pioneiro para a criação de itens no espaço para profissionais da NASA e das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (nos EUA conhecidas como STEM).

Claudia Cappra, Plástico Verde, Braskem

Como Diretora Comercial de Químicos Renováveis na Ásia e América Latina da Braskem, Claudia é responsável por identificar oportunidades comerciais para polímeros bio-baseados e lidera o gerenciamento de contas globais, incluindo projetos de desenvolvimento de cadeias de estoque e criando a base comercial para produtos feitos a partir de materiais renováveis.

Alexandre Herchcovitch, À La Garçonne

Alexandre Herchcovitch, nascido em São Paulo, é um dos mais reconhecidos estilistas brasileiros, tanto nacionalmente como internacionalmente. Herchcovitch se formou em design de moda na prestigiada Universidade Santa Marcelina, mas mesmo antes de concluir sua graduação já era um designer muito engenhoso, trabalhando em casa com padrões intrincados e recortes para criar a marca que leva seu próprio nome. Uma intensa pesquisa sobre novos materiais e a construção de roupas, acabamentos e alfaiataria ainda eram seus principais interesses e marcas registradas. Em 2016, o estilista assumiu o estilo da marca À La Garçonne, que traz o espírito vintage em seu DNA.

Alexandre foi o designer responsável por trazer a moda de volta ao centro das atenções em meados dos anos 90, com desfiles provocantes que desconstruíram figuras de gênero e clichês brasileiros, misturando streetwear, clubculture e alta moda, trabalhando para criar uma identidade própria. O principal mercado em que se concentrou foram as criações femininas e masculinas ready-to-wear, bem como os jeans. A ampla linha de colaborações também foi um importante proveito para a sua criatividade, tendo em sua trajetória linhas de cama e banho, móveis, louças, óculos, relógios, sapatos, entre outros.

14:00 – Desfiles

Llas

Ca.Ce.Te

 

17.03 (sexta-feira)

9:00 –  Emergências Criativas: A importância do Design na relação entre tecnologia e cotidiano

 Olivia Merquior, Dacri Deviati

Olivia Merquior é diretora da Dacri Deviati, empresa de curadoria de informação sobre mercados criativos. É coordenadora de moda na América Latina do Première Vision Paris e realiza trabalhos de consultoria da diversas empresas nacionais e internacionais. É formada em Fashion Design pela Central Saint Martin’s de Londres e pesquisadora em Cultura e Imagem na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10:00 – Novas narrativas e realidades

 Caio Tulio Costa, Torabit

Jornalistaprofessordoutor em Comunicação pela USP (São Paulo), Visiting Research Fellow (2013) na Columbia University (Nova York), executivo na área de comunicação digital e fundador do Torabit, sistema de monitoramento digital. Publicou quatro livros, “Ética, jornalismo e nova mídia – uma moral provisória” (Zahar, 2009), “O que é Anarquismo” (Brasiliense, 1981), “Cale-se” (A Girafa, 2003) e “Ombudsman – O Relógio de Pascal” (Geração Editorial, 2006). Também ministrou aulas de jornalismo da PUC-SP, na pós-graduação da ECA-USP, na graduação e na pós-graduação da Cásper Líbero e atualmente dá aula de jornalismo digital na ESPM-SP.

Fabio Scopetta, Microsoft

Fábio Scopeta é graduado em Administração pela Universidade de São Paulo e estudou tecnologia na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC). Além disso, possui MBA pela Universidade da Califórnia e a Fundação Getúlio Vargas.

Hoje é diretor de Transformação Digital, Nuvem e Inteligência Artificial da Microsoft. O setor é chave na empresa por ser dedicado a ajudar profissionais de TI, desenvolvedores, estudantes, empresários e fornecedores de software a criar aplicativos inovadores para as plataformas da Microsoft.

A carreira de Fábio Scopeta no setor de tecnologia fez dele um profissional com foco na propagação de conhecimento sobre temas especializados, como inteligência artificial, aprendizado de máquina, computação cognitiva e na nuvem e tecnologia aplicada à saúde.

Roberto Martini, fundador da FLAGCX

Como fundador da FLAGCX, uma rede crescente de companhias disruptivas concebidas para prover os gatilhos para a mudança em um mundo comoditizado, parte da Interpublic/IPG, Martini é aclamado como um dos profissionais mais inovadores na indústria da comunicação no Brasil (Revista Proxxima) e um dos CEOs mais inspiradores do país (GQ).

Usando seu background em programação, arte e finanças, Martini combina lógica matemática com ideias agressivas de empreendedorismo e execução incrível para entregar resultados excepcionais em projetos de comunicação e trazer impacto real nos negócios de clientes como C&A, Unilever, Google, Netfix, Spotify entre outros.

11:00 –  Viabilizar futuros a partir das novas economias

Lala Deheinzelin, Fluxonomia 4D

Futurista, pioneira em Economia Criativa e Colaborativa, trabalhou e palestrou em quatro continentes. Indicada como uma das futuristas top no mundo, destacando-se entre três na América Latina e Central. É considerada uma das 100 mulheres no mundo que estão cocriando a nova sociedade e economia. Criadora do movimento Crie Futuros, autora do livro Desejável Mundo Novo.

14:00 – Desfiles

Era

Beira

 


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