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    Conheça os 10 finalistas do CFDA/Vogue Fashion Fund 2010
    Conheça os 10 finalistas do CFDA/Vogue Fashion Fund 2010
    POR Redação

    O Council of Fashion Designers of America (CFDA) anunciou os 10 finalistas da 7ª edição do CFDA/Vogue Fashion Fund, que premia o vencedor com US$ 200 mil e outros dois semi-finalistas com até US$ 50 mil. O valor é bancado pela J. Crew e apoiadores incluem “Vogue”, L’Oréal Paris, American Express e Barneys New York.

    “Moda é provavelmente a única indústria no mundo onde se espera que talentos novatos sejam tão criativamente adeptos em tocar um negócio como são em criar designs”, disse Anna Wintour, uma grande incentivadora do projeto, ao WWD.

    Para decidir quem ganha, o comitê de seleção visita os estúdios e se encontra com cada um dos estilistas pra conversar sobre suas coleções recentes. Os indicados também devem criar um look especial para a marca Ann Taylor e participar de um desfile especial montado por Frédéric Fekkai no hotel Chateau Marmont, em Los Angeles.

    O ganhador será anunciado em 15 de novembro _e é vale lembrar que Lazaro Hernandez e Jack McCollough (Proenza Schouler), Alexander Wang e Doo-Ri Chung são alguns dos vencedores anteriores.

    CDFADo alto, em sentido horário: aneis de Pamela Love, Loden Dager, Gregory Parkinson, eyewear de Moss Lipow, pulseira de Eddie Borgo, Prabal Gurung, Billy Reid e, no centro, looks de Joseph Altuzarra e Robert Geller /Colagem Romeuuu/Fotos Reprodução

    >> Billy Reid

    Mais conhecido por seu trabalho com moda masculina, Billy Reid é um veterano na turma. Sua primeira marca, a William Reid, faliu na crise pós-11 de setembro (ele desfilou no dia anterior, aliás), mesmo com um prêmio de Melhor Novo Estilista de menswear.

    Em 2004, ele criou a Billy Reid e manteve o espírito sulista dos EUA, cheio de alfaiataria e barras dobradas, que havia feito sucesso anos antes. Agora, com a moda masculina flertando abertamente com tal estilo, não é de se surpreender seu retorno os holofotes da moda.

    >> Christian Cota

    Vencedor do prêmio Rising Star do The Fashion Group International em 2009, o mexicano começou estudando pintura em Paris e mudou-se para Nova York para estudar na famosa Parsons, onde se especializou em bordados manuais.

    Trabalhou como assistente de Angel Sanchez, veterano criador de vestidos de baile e de noivas, antes de arriscar sua marca própria, lançada na temporada de Verão 2008. A socialite Lauren Santo Domingo, que também trabalha na “Vogue”, é sua stylist.

    >> Eddie Borgo

    Um dos poucos indicados que faz jóias e não roupas, Eddie Borgo diz misturar a cultura de rua de Nova York com as ideologias do movimento punk. O resultado, que estreou na coleção de Verão 2009 de 3.1 Phillip Lim, foi chamado de “punk chic” – uma de suas criações, uma pulseira de espinhos, virou febre.

    >> Gregory Parkinson

    O inglês que adotou Los Angeles em 1989 começou trabalhando em uma grande marca de sportswear enquanto colaborava livremente com vários stylists. Entre clipes e comerciais, surgiu uma coleção de 15 vestidos feitos manualmente, e o sucesso foi tanto que Parkinson abriu uma loja em 1994, na Beverly Boulevard.

    Dois anos depois de criações sob medida, ele produziu sua primeira coleção ready-to-wear. Parkinson não é um grande fã das divisões em temporadas, e costuma apresentar suas peças de maneiras inusitadas, como em galerias de arte.

    >> Joseph Altuzarra, da Altuzarra

    O francês estudava história da arte quando mandou seu currículo para Marc Jacobs, onde estagiou por seis meses. De lá, passou para a Proenza Schouler, onde foi assistente de design freelancer e, em seguida, para o ateliê do modelista Nicolas Caito, de quem também foi assistente.

    Na temporada de Verão 2009, decidiu criar uma marca homônima. A pequena apresentação ganhou a atenção dos fashionistas e um grande incentivo quando surgiu o convite para desfilar na semana de moda em Nova York, o que faz desde a edição de Outono/Inverno 2009. Na última temporada (inverno 2010) suas roupas à la tough-chic foram uma das mais elogiadas pela imprensa especializada.

    >> Moss Lipow

    Provavelmente o mais curioso da lista é este ex-estudante de cinema na New York University (NYU). Lipow é considera um dos maiores colecionadores de óculos do século 20 (são mais de 3000) e um dos criadores de eyewear mais caros do mundo.

    Um time de artesãos pode trabalhar até 20 horas em cada par, e os modelos são vendidos em lojas de departamente de luxo com etiquetas de US$ 3 800, por exemplo (caso de uma moldura de couro de jacaré e ostrich).

    >> Pamela Love, da Pamela Love Jewelry

    O nome em inglês já entrega: Pamela Love cria jóias. Há três anos, o estilo neogótico de suas criações conquista fãs no mundo todo, o que é ótimo para suas ambições – ela quer uma marca que licencie itens pra casa, papéis de parede, bolsas e sapatos.

    Outra ex-estudante de cinema da NYU, ela foi assistente do pintor Francesco Clemente e stylist antes de se interessar por joias, algo em que ela não tinha experiência. Auto-didata obstinada e cheia de contatos, Pamela teve sua primeira coleção vendida na Colette, a segunda na Opening Ceremony e assim foi indo, até chegar em lojas de luxo como a Barneys.

    >> Prabal Gurung

    Lembra quando falamos do novo favorito de Oprah Winfrey? Olha ele aqui. Nascido em Singapura e criado no Nepal, Gurung tem um diploma de moda de Nova Déli e um trabalho como assistente de Bill Blass no currículo.

    O estilista desfilou em Nova York pela primeira vez em fevereiro de 2009.

    >> Robert Geller

    Nascido e formado na Alemanha, Geller mudou-se para Nova York em 2001, quando começou a trabalhar com Marc Jacobs. Junto com Alexandre Plokhov, criou a marca masculina Cloak, que fez sucesso o suficiente para ganhar o CFDA/Vogue Fashion Fund em 2004, mesmo ano em que Geller deixou a grife.

    Em 2006, criou a Harald, uma marca de roupas femininas que recuperou sua fama e garantiu-lhe investimentos suficientes para criar uma grife homônima para homens, a Robert Geller, que estreou na semana de moda de Nova York na temporada de Outono/Inverno 2007.

    >> Oliver Helden + Paul Marlow, da Loden Dager

    Marc Jacobs é padrinho de muita gente nessa lista: os dois estilistas da marca masculina Loden Dager trabalharam pra ele – Helden ainda é, inclusive, o diretor de design técnico da parte masculina da Marc by Marc Jacobs.

    Fundada em 2006 pelos indicados, a grife ganhou fãs entre aqueles que gostam da estética chamada pela revista “GQ” de “Lower East Side encontra Peru rural”.

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