FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Novo livro mostra história e ilustrações do estilista Conrado Segreto
    Novo livro mostra história e ilustrações do estilista Conrado Segreto
    POR Camila Yahn

    O estilista Conrado Segreto ©Divulgação

    “Quando Conrado Segreto apareceu pela primeira vez na minha sala e na minha vida, meu olho arregalou, meu coração acelerou, tudo porque… ah, enfim, até que enfim algo emocionante estava me acontecendo: aquele menino topetudo, olho vivo, gesto ansioso, tão ansioso que sem querer deixou que todos os seus desenhos escapassem de sua pasta e fossem parar no chão. Eu, mais ansiosa ainda, acabei de joelhos, na pressa de poder ver logo tudo”.

    São as palavras de Regina Guerreiro que abrem o livro “Moda e Paixão”, que será lançado dia 10 de dezembro pela Luste Editores, e que mostra o talento deste estilista brasileiro, nos 20 anos de sua morte.

    Croquis desenhados por Conrado Segreto que estão no livro “Moda e Paixão” ©Reprodução

    Adjetivos como ousado, provocador, inventivo, inquieto, exigente, curioso e corajoso são normalmente ligados ao nome de Conrado, jovem que conquistou o mundo da moda no Brasil a partir dos anos 80 e que morreu precocemente, vítima da HIV, aos 32 anos, em 1992. Os croquis exibidos nesta página são apenas uma das maneiras de traduzir o espírito do estilista: independente do estilo de moda que mostram, seus traços passeiam entre o universo pop e o glamour, são belos, gostosos de olhar, divertidos, nunca entediantes ou insossos. O que já vale o livro, que tem direção de arte de Graziela Peres, diretora da revista “Mag!”.

    “O seu fascínio pela moda vinha da alta-costura, da elegância, dos grandes bailes dos anos 50, da influência dos grandes criadores internacionais, como Yves Saint Laurent, Christian Dior e Balenciaga”, diz Tufi Duek em texto publicado no livro. “Ele era um jovem criativo, ousado e bastante moderno”. No mesmo texto, Tufi ainda conta: “Lembro-me de uma entrevista em que ele perguntava, indignado, como todo mundo queria usar uma calça jeans com um `F´ na bunda?”, referindo-se à Forum, marca que criou.

    Croquis desenhados por Conrado Segreto que estão no livro “Moda e Paixão” ©Reprodução

    Segreto fez desfiles memoráveis (Casa Rhodia, Faap, Museu do Ipiranga e Casa Manchete), mas também era um ilustrador talentoso, cujos desenhos eram publicados na revista “Vogue”. Como disse João Braga no prefácio, “ele não media suas palavras para e com quer que fosse, sempre fiel a sua visão de mundo, ao seu próprio sonho e a sua vontade de imprimir um bom, refinado e sofisticado gosto à moda no Brasil”.

    Rita Segreto, irmã do estilista e idealizadora do livro junto à jornalista Eva Joory, falou ao FFW sobre o processo.

    Quando surgiu a ideia de fazer o livro?

    Há dois anos a revista “RG” me pediu uns croquis do Conrado para uma matéria e a Eva Joory era a jornalista que escreveria o artigo. A partir disso, a Eva e eu resolvemos fazer o livro e tudo foi se encaixando e acontecendo.

    Como foi o processo de criação do livro? Quanto tempo durou da ideia até a realização?

    Foi tudo muito sincronizado! O material era extenso e precioso; a equipe experiente, madura e talentosa. Fizemos o livro em menos de um ano.

    Pessoalmente, como irmã, como foi mergulhar na história do Conrado para contar essa história?

    Muito familiar. O Conrado está sempre por perto. Já fazem 20 anos? O tempo é brincalhão. Eu olho o trabalho dele e acho que ele fez tudo ontem.

    De seu legado, o que é mais importante para a moda hoje?

    A coragem de bancar o seu desejo, de não se domesticar em relação à estética vigente, e portanto imprimir uma identidade diferenciada e singular. E possível.

    Como você gostaria de apresentar o Conrado para os jovens de hoje, que ainda não são familiares com o trabalho dele?

    Gostaria de apresenta-lo como o “Marc Jacobs” do Brasil. Como disse o Tufi Duek: o Conrado teria tido uma vibrante carreira internacional, sem nenhuma dúvida. E por que não trazer Conrado Segreto de volta ao mercado.

    “Conrado Segreto – Moda e Paixão” (200 páginas; R$ 80)
    Lançamento: 10 de dezembro
    Livraria da Vila no shopping JK Iguatemi, a partir das 19h

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar