FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    #Consumo: conheça os principais sites de e-commerce de moda no Brasil
    #Consumo: conheça os principais sites de e-commerce de moda no Brasil
    POR Redação

    Se alguém ainda tinha dúvidas da força do mercado de moda na internet, dados recentes da Empresa de Inteligência e Comércio Eletrônico (e-bit) confirmam o potencial do segmento: enquanto há apenas quatro anos os produtos de moda ocupavam a 26ª posição no ranking de mais vendidos no Brasil por meio de e-commerce, em 2011, eles saltaram para o 6º lugar. Para quem quiser conhecer mais do universo do e-commerce de moda, o FFW preparou um guia prático com cinco dos principais sites multi-marcas que operam no Brasil, com ficha técnica e comentários de seus diretores; confira as informações abaixo e boas compras!

    E-CLOSET

    Página inicial do e-closet ©Reprodução

    Quando foi criado? Em junho de 2008.

    Quem faz? Giovanna Lemes Motta e Camila Espinosa Diniz.

    O que vende? Mais de 60 marcas no e-closet e outras 60 no e-closet kids. Entre os destaques, estão Cris Barros, Talie NK, Issa, 7 for all Mankind, Alexandre Birman, Thelure e Butler & Wilson.

    Quais os principais serviços? O próprio site destaca “o atendimento personalizado e a rapidez. Temos a entrega mais rápida do mercado de e-commerces de moda, com pedidos aprovados até as 13h enviados no mesmo dia (em SP capital a entrega é expressa no mesmo dia; demais cidades atendidas de acordo com o prazo do Sedex e Sedex 10”.

    Observações: A ideia para o e-closet surgiu quando Giovanna Lemes Motta morava em Londres e era cliente assídua do Net-a-Porter. “Sempre pensei em ter um e-commerce de moda com o melhor mix de produtos e atender minha cliente da forma que eu gostaria de ser atendida. Todas as expectativas se concretizaram”, afirmou Giovanna em entrevista ao FFW.

    Comportamento do cliente: “Inicialmente imaginávamos que haveria uma maior resistência à compra de roupas – e a consequente maior participação dos acessórios nas vendas. No e-closet, as duas categorias sempre estiveram bastante equilibradas. Até pelo fato de facilitarmos ao máximo a troca, nossa cliente não tem medo de comprar nenhum tipo de peça”, declarou Alessandra Garattoni, diretora de marketing e comunicação da e-closet.

    Faturamento: A e-closet não divulga valores, mas afirma que neste ano foi registrado um crescimento médio de 56% em relação a 2010.

    Planos futuros: Segundo a diretora de marketing e comunicação Alessandra Garattoni, o plano é “aumentar a base de clientes mantendo o mesmo padrão de qualidade, atendimento personalizado e logística sem falhas”.

    FARFETCH BRASIL

    Página inicial da Farfetch Brasil ©Reprodução

    Quando foi criado? Originalmente londrino, opera no Brasil desde 2009.

    Quem faz? Daniel Funis é o diretor da Farfetch Brasil.

    O que vende? Mais de 500 marcas, entre elas Gucci, Alexander McQueen, Balenciaga, Comme des Garçons, Marc Jacobs, Paul Smith, Yves Saint Laurent, Reinaldo Lourenço, Raphael Falci e Emannuelle Junqueira.

    Quais os principais serviços? A empresa adota o conceito de marketplace, operando como um shopping online que cria uma ponte entre os consumidores e as marcas. Os mais de 25 mil itens de moda de luxo têm os preços apresentados em real, já com as taxas de importação e possibilidade de pagamento em até três vezes sem juros. O prazo médio de entrega de produtos internacionais é de sete dias.

    Observações: Daniel Funis, diretor geral da Farfetch Brasil, afirmou ao FFW que o site, originalmente londrino, teve de ser adaptado ao mercado brasileiro: “Eu destacaria o fato de que adicionamos mais de 60 marcas nacionais ao mix total de marcas, que ultrapassam mil no total. Temos um time editorial que gera conteúdo especifico para o consumidor brasileiro. E finalmente, facilitamos o pagamento em até 3x sem juros, coisa que não é feita em nenhum país do mundo”. Ele declarou também que as expectativas relacionadas à inauguração do site no Brasil foram superadas, “pois o Brasil é o mercado que apresentou o maior crescimento em 2011 dentre os mercados em que a Farfetch atua. Esta é uma das razões pelas quais a empresa definiu que o Brasil será a prioridade de investimento em 2012”.

    Comportamento do cliente: “Houve uma grande surpresa em relação à receptividade do brasileiro em relação aos produtos que vendemos. Vimos que o brasileiro está interessado em comprar os produtos que são novidade na Europa, e que não tem receio de comprar vestuário online. Apesar de ainda ser a sexta categoria em vendas no e-commerce, a venda de vestuário online no Brasil é uma das categorias que mais cresce. E estamos vendo isto nos nossos resultados”, afirmou o diretor Daniel Funis.

    Faturamento: A Farfetch não divulga valores por país, mas declarou que no mundo está faturando mais de 28 milhões de dólares e que a expectativa é dobrar este faturamento para 2012.

    Planos futuros: De acordo com Daniel Funis, é “gerar cada vez mais conteúdo nacional, reforçar o time de atendimento ao consumidor e formar mais parcerias com empresas de moda e luxo”.

    OQVESTIR

    Página inicial da OQVestir ©Reprodução

    Quando foi criado? Em 2009.

    Quem faz? As advogadas Mariana Medeiros e Isabel Humberg e a ex-editora de moda Rosana Sperandeo.

    O que vende? Mais de 70 marcas, entre elas Gloria Coelho, Jo de Mer, Studio TMLS, Adriana Degreas, Hector Albertazzi, Andrea Marques, Fernanda Kujaswski, 7 for all Mankind, além das fast-fashions Pop Up Store e 284, vendidas com exclusividade online.

    Quais os principais serviços? De acordo com as informações oficiais, as sócias “se dedicam integralmente a um serviço de qualidade que preza pela excelência desde a seleção das peças, logística e estoque próprio, até a entrega que é feita em 48hs para Grande Sã Paulo, até três dias para o Sul e Sudeste e até cinco dias para demais regiões do Brasil. Hoje, além do portfólio de marcas, oferece diferenciais como a troca em domicílio (para valores acima de R$ 200), revista online, blog e vitrines divididas por temas (Noite, Deluxe, Casual etc.) que facilitam a navegação, chat online para dicas de estilo e modelagem, compatibilidade total para iPads e tablets, editoria de moda na composição de looks up to date e super inspiradores e mantém um blog repleto de novidades”.

    Observações: Mariana Medeiros, CEO da OQVestir, afirmou que sentia “falta de um serviço que agregasse conceito fashion e moda para o dia-a-dia na internet. Em 2009, fiz muitas compras online, não encontrei opções no segmento fashion e percebi a oportunidade de negócio, um e-commerce de moda. Desde então, conversamos com especialistas de diversas áreas, estudamos muito sobre o assunto e nos dedicamos integralmente ao projeto. Ao longo do primeiro ano, fizemos alguns ajustes, focamos o nosso serviço em moda feminina de luxo e os resultados foram além do esperado”.

    Comportamento do cliente: “O mercado cresceu muito e ainda está só no começo, os brasileiros estão comprando cada vez mais pela internet e diversificando suas compras que antes limitavam-se a livros e eletrônicos. Artigos de moda começaram a fazer parte desse roll de compras online e hoje já está em 6º lugar no ranking de produtos mais vendidos pela internet. Não foi fácil e ainda temos muito trabalho pela frente, mas recebemos aporte de um dos maiores fundos de investimento do mundo e já somos o maior e-commerce de moda do país e referência no setor”, afirmou Isabel Humberg, diretora comercial da OQVestir.

    Faturamento: A OQVestir não divulga dados financeiros.

    Planos futuros: “Temos como meta para os próximos cinco anos ser o maior e-commerce de moda da América Latina”, declarou a diretora comercial Isabel Humberg.

    PRIVALIA BRASIL

    Página inicial da Privalia Brasil ©Reprodução

    Quando foi criado? Foi fundado em 2006 na Espanha, chegou à Itália no ano seguinte, ao Brasil em 2009 e no México em 2010. Em 2011, adquiriu a Dress for Less, na Alemanha.

    Quem faz? José Manuel Villanueva e Lucas Carné.

    O que vende? Roupas, acessórios, utilidades domésticas e mais, com até 70% de desconto. Funciona como um clube de compras e disponibiliza aos seus mais de 3,5 milhões de sócios 500 marcas como Le Lis Blanc, Puma, Carmen Steffens, Reebok, Guess, Tommy Hilfiger e Timberland.

    Quais os principais serviços? A Privalia mantém uma equipe local em todos os mercados em que atua; no Brasil, o site informa que quase 200 funcionários cuidam de toda a operação, desde a negociação com as marcas oficiais no país, campanhas de marketing, todas as etapas do processo logístico e o atendimento aos sócios.

    Observações: “Desde o início, o Brasil se mostrou como um mercado promissor e com grandes chances de crescimento. Os números comprovam isso: em 2010 crescemos 15x em relação ao ano anterior e devemos fechar 2011 em torno de R$ 300 milhões”, afirmou ao FFW André Shinohara, CEO Brasil da empresa.

    Comportamento do cliente: “O brasileiro teve uma receptividade muito boa com nosso modelo de negócios. Culturalmente, gostamos de fazer bons negócios, comprar produtos de qualidade com descontos e isso facilitou a aceitação. A predominância das mulheres também é um ponto de destaque, embora 25% de nossos sócios sejam homens”, afirmou André Shinohara.

    Faturamento: A Privalia vai fechar 2011 com faturamento na casa dos R$ 300 milhões.

    Planos futuros: “Com presença na Espanha, Itália, Brasil, México e Alemanha (com Dress for Less), nosso foco agora é continuar consolidando a liderança em todos os mercados em que atuamos”, declarou o CEO André Shinohara.

    THE BOUTIQUE

    Página inicial da The Boutique ©Reprodução

    Quando foi criado? Em setembro de 2011.

    Quem faz? Maria Beatriz Rezek é a sócia majoritária e CEO da empresa.

    O que vende? Marcas nacionais e importadas voltadas para o mercado de luxo, entre elas Carina Duek, Lilly Sarti, Pedro Lourenço, Adriana Degreas, Amir Slama, Polo Ralph Lauren, M Missoni, Missoni, Juicy Couture e Elizabeth and James.

    Principais serviços: Vende algumas marcas importadas com exclusividade no Brasil, como a Elizabeth and James, e afirma ter uma plataforma de vendas única, desenvolvida internamente.

    Observações: “A inspiração para o The Boutique foi um mix de todos os cases de sucesso mundial, principalmente o Net-a-Porter pelo pioneirismo e lojas de departamento como a Harrods e Saks Fifith Avenue pela tradição e qualidade. As principais adaptações foram as condições de pagamento (parcelamento em até 12x), as ferramentas de busca e do menu que fazem com que o consumidor chegue ao produto com menos cliques. Houve uma grande preocupação com o frete, para que a mercadoria chegasse com rapidez e segurança ao consumidor”, afirmou ao FFW Maria Beatriz Rezek, CEO do The Boutique.

    Comportamento do cliente: “O público brasileiro sabe o que quer comprar e de quem quer comprar. O parcelamento em até 12x também está sendo um sucesso muito maior do que imaginávamos, as pessoas dividem o pagamento de compras de todos os valores”, disse Maria Beatriz Rezek.

    Faturamento: A The Boutique não divulga dados financeiros.

    Planos futuros: De acordo com a CEO Maria Beatriz Rezek, é “se tornar o principal canal de venda das marcas importadas no Brasil, tendo o melhor e mais atual mix de produtos” e, “em um futuro próximo, abrir a primeira loja física que também servirá como ponto de troca para o consumidor online”.

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW