FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Desfiles icônicos de Galliano, McQueen, Margiela e outros são reunidos no novo livro Runway
    Desfile do Verão 99 de Alexander McQueen, um dos mais icônicos da história ©Reprodução
    Desfiles icônicos de Galliano, McQueen, Margiela e outros são reunidos no novo livro Runway
    POR Redação

    Por Guilherme Meneghetti

    O desfile de moda como conhecemos hoje surgiu em meados do século 19, graças ao costureiro inglês Charles Worth, o primeiro a realizar apresentações com modelos de “carne e osso” vestindo suas roupas. Até hoje, esse é o formato de comunicação mais eficaz para um estilista apresentar suas propostas à temporada seguinte, afinal, embora seja precedido por toda uma pesquisa, produção e organização que leva meses – ou até anos –, geralmente um desfile demora 15 minutos para acontecer, alguns deles com apresentações estonteantes que complementam toda a filosofia da coleção.

    Esse é o mote do livro Runway: The Spectacle of Fashion (Rizzoli), que traz uma compilação com os desfiles mais inovadores, criativos e artísticos dos últimos 20 anos – período no qual os desfiles de moda tornaram-se parte do imaginário coletivo; uns com produções megalomaníacas, outros com performances irreverentes e inesquecíveis.

    Alix Browne, autora do livro e diretora de conteúdo da revista W, vivenciou tudo de perto, principalmente na década de 1990, era de ouro da espetacular teatralidade da moda, sobretudo a de Galliano e McQueen. Ela pesquisou imagens e polaroides – algumas perdidas, outras nunca publicadas antes – e as organizou com os testemunhos das pessoas que presenciaram esses momentos preciosos.

    “O desfile de moda é a realização final da visão de um estilista”, escreveu Browne. “É um ato coerente de criatividade que separa aqueles que têm algo interessante para transmitir – sobre mulheres, sobre homens, sobre o mundo – daqueles que fazem boas peças para as pessoas vestirem. É um momento de verdade”.

    Com foco nos estilistas que são transgressores de seu tempo, cuja moda e a forma com que a apresentam são igualmente significantes, o livro traça uma linha que vai desde os espetáculos de arte mostrados nas primeiras coleções de Alexander McQueen, em meados da década de 1990, passando pelo conceito de alta arte abordado por Hussein Chalayan, no final desta década, chegando à coleção de alta costura da Chanel, de 2012. Entre outros, o livro também cita os desfiles de John Galliano, Martin Margiela, Viktor & Rolf, Marc Jacobs, Raf Simons e Thom Browne.

    Livro obrigatório para os aficionados em moda e cultura, Runway: The Spectacle of Fashion está disponível na Amazon e no e-commerce da Rizzoli – ambos entregam no Brasil.

    Não deixe de ver
    GAP se juntou a Palace Skateboards em coleção de estética nostálgica
    Phoebe Philo dá sua primeira entrevista em 10 anos
    Jean Paul Gaultier escolhe o novo nome para seu desfile de alta costura
    Brasil na final de concurso de moda da Shein, Riachuelo como a marca oficial do Lollapalooza 24, a primeira linha de maquiagem da Celine e muito mais
    Clássico e atemporal, o trench coat é favorito para dominar a nova estação
    Gentle Monster: um olhar nada óbvio
    Karl Lagerfeld: série que conta trajetória do estilista ganha data de estreia
    Damyller celebra 45 anos com coleção-cápsula e campanha com o ator Leandro Lima e Marcelia Freesz
    Ye, Charli XCX e Mia Khalifa estrelam novo lookbook de Y/PROJECT
    Vermelho: a cor de 2024