FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    DIRETO DE MILÃO: Gisele na paisagem, aplausinhos na Armani e muito mais!
    DIRETO DE MILÃO: Gisele na paisagem, aplausinhos na Armani e muito mais!
    POR Redação

    Por Juliana Lopes, de Milão para o FFW

    Quantas coisas são a moda, além de roupa? Quantas coisas são um desfile, além de uma apresentação de coleção? Aposto que um crítico de moda conseguiria ser mais frio para analisar objetivamente uma coleção se recebesse um look-book em casa. Ou mesmo fotos de agência: porque não vêm com música, a Megan Fox na primeira fila, a Anna Wintour fugindo depois que acaba, o ambiente da sala de desfile. Imagens de agência ou look-books são como “Identikits”: esquema de foto ou desenho para construir um rosto, usados pela polícia. São fichas. Sem barulho.

    giseleGisele Bündchen invade a paisagem de Milão, no outdoor comemorativo de Roberto Cavalli ©Juliana Lopes

    O que fica de uma semana de moda não é mesmo só a roupa. Existem outras memórias que também representam escolhas: a música que o estilista aprovou, o casting, a luz. Em alguns desfiles existem elementos frequentes, quase padrões. A sala de desfiles de Armani tem o maravilhoso mega projetor que exibe fotos editoriais (nada Identikits!) dos looks, enquanto eles são desfilados, na parede altíssima da sala.

    armani IMG_2941Telão com projeções no desfile da Armani ©Juliana Lopes

    – Outro acontecimento característico dos desfiles de Armani: os aplausinhos. É difícil entender o porquê, e talvez seja algum amigo italiano que puxe as primeiras palmas, mas quase sempre nos desfiles da Armani o público aplaude determinados looks, como num programa de auditório. É além do cafona: é italiano , é autêntico e muito divertido. Armani também gosta de dar mimos aos seus convidados. Algumas grifes parecem ter desencanado de deixar presentinhos nas cadeiras, o que gera uma situação triste de ver: gente pegando o jabá da cadeira do outro, ou briguinhas de jabás no final. No desfile do Armani, as lembrancinhas continuam e dessa vez uma deliciosa caixa de chocolates assinadas.

    famigliaA família Missoni ©Juliana Lopes

    – Os desfiles da Missoni têm uma característica que reflete absolutamente o espírito familiar da marca. A família Missoni inteira, dos menores aos mais velhos, comparece. Todos vestindo Missoni, com seus ziguezagues coloridos. A herdeira Margherita também leva seus amigos, vão todos de Missoni. E a cunhada, a tia, os avós… Não à tôa, Angela Missoni já disse ao FFW que a moda é uma festa de família. Não à tôa essa mesma família presente no público do desfile também estrelou a campanha publicitária da marca. As apresentações costumam aproveitar a luz do dia. Não são noturnos como os da Versace, por exemplo.

    street fashionIMG_3042Posso tirar uma foto sua? ©Juliana Lopes

    O ataque dos street-fashion fotógrafos virou um acontecimento social. Os filhotes de Scott Schuman estão se reproduzindo por cissiparidade, como amebas, e saem atacando pessoas com seus flashes. Alguns fotógrafos ainda mantêm o bom gosto e escolhas elegantes como Tamu McPherson, do All The Pretty Birds, que mora em Milão. Outros simplesmente se juntam em grupos que, em qualquer sinal de fashionismo, de alto ou baixo tom, disparam suas câmeras. Ai de quem passar com alguma coisa muito rasgada, moicano (…), ou qualquer pedaço de paetê amarrado no pescoço!

    fotoMagros e deslumbrantes? Fashionistas de Milão vestem camiseta com frase do seriado “Absolutely Fabulous” em festa da marca Salvatore Ferragamo ©Juliana Lopes

    Ir a festa do povo da moda em Milão significa encontrar um outro povo da moda, um povo dos bastidores ou mesmo os que querem ser da moda e orbitam em torno das grandes estrelas. Modelos e estilistas quase não dão as caras. Principalmente numa festa que começa às 22h30, sendo que no dia seguinte os desfiles começam às 9h30 (e tem que maquiar, pentear, armar a passarela…).

    O interessante da festa da Ferragamo no Palazzo Mezza Notte, é ver a mesmíssima sala do desfile se transformar, algumas horas depois, em um outro mundo. Um mundo onde pessoas vestem camisetas escritas: “I’m thin and gorgeous!” (“Eu sou magra e deslumbrante!” Copiado de um texto do seriado americano “Absolutely Fabulous”, 1992).

    + Leia mais sobre Milão Verão 2011

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!