14.06.2017 / Moda / por

Em comemoração aos 70 anos da fundação, o museu da FAAP apresenta mostra com novo acervo de moda

Looks da mostra de 2009 "Christian Lacroix: Trajes de Cena", que agora podem ser vistos novamente no MAB-FAAP ©Divulgação
Looks da mostra de 2009 "Christian Lacroix: Trajes de Cena", que agora podem ser vistos novamente no MAB-FAAP ©Divulgação

O Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP), em São Paulo, já foi palco para grandes mostras de moda, como o desfile e exposição de Pierre Cardin em 1994, os figurinos do Centre National du Costume de Scène assinados por Christian Lacroix expostos em 2009, além das exposições de grandes fotógrafos da cena de moda nacional  –  J.R. Duran e Bob Wolfenson entre eles. Ainda faltava para o museu, entretanto, uma coleção de moda para chamar de sua.

Há algum tempo vinham planejando enriquecer o acervo com moda, porém somente ano passado o plano tornou-se real com a doação de peças exclusivas de alguns dos principais nomes da moda nacional. “Essa coleção nasceu com um perfil muito bem definido, focado nos estilistas brasileiros contemporâneos cuja produção é consolidada no circuito nacional da moda”, explica José Luis Hernández, diretor técnico do MAB-FAAP referindo-se a André Lima, Fause Haten, Jum Nakao, Lino Villaventura e Reinaldo Lourenço.

Em comemoração aos 70 anos da FAAP, a partir deste mês até 13 de agosto a recém-formada coleção pode ser apreciada gratuitamente na mostra Moda no MAB: uma nova coleção no acervo, com curadoria de Hernández e que também inclui as marionetes criadas pelo artista plástico Guilherme Pires para o desfile O mundo maravilhoso de Dr. F, Verão 14 de Fause Haten, apresentado no Teatro FAAP durante o SPFW. Performático, Fause substituiu modelos de “carne e osso” por bonecas inspiradas na inglesa Karen Elson e na brasileira Paola Ludtke.

André Lima, Verão 11 ©Divulgação
André Lima, Verão 11 ©Divulgação

Por falar em bonecas, Jum Nakao também produziu as suas para homenagear os irmãos americanos Stephen e Timothy Quay, que, no fim do século 19, produziram filmes de animação com bonecos e técnicas usadas por ingleses e tchecos. As bonecas de Jum, que estiveram em exibição no MAB em 2013, na instalação Tributo a Brothers Quay, agora poderão ser vistas novamente. Além disso, integram a nova mostra imagens de algumas das principais exposições de moda da história da FAAP, como a de Pierre Cardin, Christian Lacroix, Os anos de Grace Kelly – Princesa de Mônaco, de 2011, o Festival des Mètiers – Hermès, de 2015, entre outras.

“A excelência dos legados acadêmico e cultural dos setores da FAAP conexos à moda, assim como a pujança, a constância e as propriedades de suas atividades e programas atuais, justificam, em grande medida, que o MAB incremente seu acervo com uma nova coleção”, continua Hernández.

E tem mais: no próximo dia 19, como parte do Conversas no MAB, a mostra ainda inclui um encontro com João Braga, principal historiador de moda do Brasil e que também leciona na FAAP.

Serviço

Onde: MAB-FAAP
Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, SP
Quando: De 07.06 a 13.08. Segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
Mais informações: (11) 3662-7198


Relacionadas


Veja Também