FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Especial multimarcas: com curadoria inspirada, Dona Coisa reúne moda, design e papelaria em loja no Rio de Janeiro
    Dona Coisa/Cortesia
    Especial multimarcas: com curadoria inspirada, Dona Coisa reúne moda, design e papelaria em loja no Rio de Janeiro
    POR Redação

    Para a empresária Roberta Damasceno, sua multimarcas Dona Coisa, no Rio de Janeiro, é um desdobramento dos seus próprios desejos. Depois de anos trabalhando no mercado financeiro como operadora de open e bolsa de valores, ela fundou a loja no Jardim Botânico em 2005 e, desde então, lá cultiva tudo o que lhe apraz.

    Embora a loja tenha foco em moda feminina e masculina, oferecendo peças de marcas como Gloria Coelho, Egrey, Handred, Lino Villaventura e A.Niemeyer, há espaço para joias, acessórios, objetos, artigos de casa e arte, com direito à store in store da Osklen e Phebo. “Brinco que vendo de pãozinho de queijo a um objeto de design caríssimo passando por flores, livros, papelaria, arte… E tudo mais que me encanta, me motiva e me traz felicidade. Quando percebo que algo me emociona, procuro ter isso na loja. Penso que a Dona Coisa pode causar as mesmas emoções para quem a frequenta”, diz.

    Além de ter introduzido uma linha própria à Dona Coisa há pouco tempo, chamada Nº Dez, Roberta recentemente criou um blog e tem viabilizado vendas via Facebook e Instagram, mas investe mesmo seus esforços na loja física. Afinal, para essa carioca inquieta a experiência presencial é algo insubstituível.

    Quando a Dona Coisa foi inaugurada?

    Em dezembro de 2005.

    Qual era o tamanho da primeira casa?

    Em torno de 100 metros quadrados.

    Como e onde ela começou? O que impulsionou o surgimento dela? 

    Começamos na Rua Lopes Quintas,no Jardim Botânico, no mesmo lugar em que estamos hoje. Por sempre morar no bairro, o meu desejo era de ter a loja perto de casa. O impulso se deu pela minha paixão pela moda.

    Qual era a sua relação com a moda antes de abrir a loja?

    Minha relação com a moda é antiga, vem desde os meus tempos no mercado financeiro em que gostava muito de roupas . Minhas escolhas sempre deram prioridade a produtos de qualidade com estilo atemporal. Daí o desejo de ter uma loja que reunisse os estilistas brasileiros que sempre admirei. Atualmente diria que continuo seguindo a mesma linha, agora com uma proximidade afetiva a muitos deles.

    Roberta Damasceno ©Cortesia

    Roberta Damasceno ©Cortesia

     

    Qual a filosofia da loja?

    Adorei a pergunta! A filosofia é a de inclusão ao abranger mulheres normais: altas, baixas, gordas, magras, mais velhas, mais novas. E a segurança de sempre estarmos bem em nossos corpos.

    Com quais marcas vocês começaram?

    Gloria Coelho, Lino Villaventura, Huis Clos, Marisa Ribeiro, Gilda Midani, além dos joalheiros que estão comigo desde o início da loja, como Andre Lasmar, Lygia Durand, Alfredo Grosso, Virgilio Bahde.

    Quantas marcas existem no portfólio hoje?

    Possuímos em torno de 200 fornecedores.

    E qual o tamanho atual da loja?

    Se contarmos o café, a papelaria, produtos de casa, roupas e acessórios, o espaço tem 350 metros quadrados.

    Qual a importância das multimarcas para a moda brasileira?

    Acredito que na Dona Coisa estão reunidos os melhores estilistas brasileiros, consagrados ou iniciantes. Procuramos representá-los como se estivessem em seus próprios espaços.

    O espaço DC Lá em Cima ©Cortesia

    O espaço DC Lá em Cima ©Cortesia

    Como você enxerga o varejo atualmente?

    Como não podia deixar de ser, o varejo está sofrendo os efeitos da crise. Por isso, temos de trabalhar mais e exercitar ao máximo a nossa criatividade. Tento reinventar a Dona Coisa o tempo todo.

    Como é a operação de e-commerce da Dona Coisa?

    Hoje a Dona Coisa não tem e-commerce, embora eu reconheça a sua importância. Acredito termos produtos que requerem uma experiência a ser vivida. E para isso, só mesmo visitando a loja.

    Nesse caso, como você busca atrair o consumidor que compra em e-commerce, para a experiência de compra na loja? Há alguma preocupação quanto a isso?

    A preocupação existe sim. Estamos nas principais mídias sociais, inclusive já operamos uma demanda através do Instagram e Facebook.

    Quais os próximos passos de vocês para levar a Dona Coisa adiante?

    Recentemente, criei um blog (www.robertadamasceno.com.br), onde aproveito para contar muito da loja, da nossa filosofia e de nossas descobertas e pensamentos. Espero com isso provocar a curiosidade de pessoas que não costumam nos frequentar e que sintam vontade de nos visitar e viver a experiência na loja conosco.

    Dona Coisa
    Rua Lopes Quintas, 157 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro
    +55 21 2249-2336
    www.donacoisa.com.br

    + Especial Multimarcas:
    Cristina Zaiden
    Magrella 
    Dona Santa

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar