FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Estreantes no SPFW N43, os estilistas da Sissa e Alexandrine by Batista Dinho contam sobre suas coleções
    Sissa Verão 17 ©Reprodução
    Estreantes no SPFW N43, os estilistas da Sissa e Alexandrine by Batista Dinho contam sobre suas coleções
    POR Redação

    Na edição N43, seis marcas debutam nas passarelas da SPFW. Os estilistas de duas delas nos contam aqui o que impulsionou a criação de suas coleções de Inverno 17.

    Alexandrine by Batista Dinho

    Dinho Batista nasceu em Recife, onde cresceu ao redor de mulheres fortes. Para a sua estreia como estilista, à frente da linha de prêt-à-porter da Maison Alexandrine, ele tomou como referência mulheres guerreiras do dia-a-dia que exalam sensualidade nas atitudes para criar 30 looks em tons de preto, branco, cinza, off-white e oliva.

    “A coleção é muito feminina, mas com corte masculino em algumas peças. Trabalhei com seda pura e tule com transparência para remeter à sensualidade. […] A mulher contemporânea é forte e decidida a desempenhar muitos papeis na sociedade”, conta o estilista, que deu às peças nomes de mulheres.

    Vestido Geralda e casaco Fernanda ©Cortesia Maison Alexandrine

    Vestido Geralda e casaco Fernanda ©Cortesia Maison Alexandrine

    Amigo da empresária Alexandra Fructuoso, que encabeça a marca, Dinho mudou-se de Recife para São Paulo em 1999 para fazer moda, mas ao longo do caminho acabou tornando-se assessor pessoal de tops como Isabeli Fontana e Michelle Alves e instrutor de passarela de new faces. Em sua primeira empreitada como estilista, entretanto, ele apresenta a técnica autoral e artesanal que já fazia 17 anos atrás. “O handmade de tressê com fitas de cetim e gorgurão é o diferencial desse trabalho. Trago para a passarela um aprimoramento na alfaiataria, que representa 80% da coleção – nas formas, tecidos e acabamento”, completa Dinho.

    Alexandra Fructuoso e Dinho Batista ©Lucas Fonseca/Cortesia Maison Alexandrine

    Alexandra Fructuoso e Dinho Batista ©Lucas Fonseca/Cortesia Maison Alexandrine

    Sissa

    Com a Sissa, a estilista Alessandra Affonso Ferreira mescla uma visão global de moda com o que há de mais particular em seu próprio universo. Para o seu debut na SPFW, ela criou uma coleção inspirada nas lembranças fotográficas do casamento de seus pais, que aconteceu em 1977 na praia de Mombaça, no Quênia, e em referências da arquitetura e dos jardins do Irã, onde eles se conheceram. “Para cobrir as mesas da festa, minha mãe pediu emprestadas as cangas das amigas. Tudo em tons terrosos, com muita madeira, bem natural”, relembra Alessandra.

    A Mombaça Dendê, nome da coleção que também alude às raízes baianas da estilista, dá continuidade à primeira coleção com modelagens leves e femininas, referências à natureza e muita estamparia. Flores, folhas, animais e paisagens dão vida às roupas, que incluem peças de moda praia e festa. Na ausência dos motivos de aquarela, camisas, macacões e vestidos lisos ganham detalhes bem trabalhados como amarrações nos ombros e pulsos, recortes ou botões de madeiras. “Quis criar roupas elegantes com estampas atemporais”.

    Alessandra Affonso Ferreira ©Cortesia

    Alessandra Affonso Ferreira ©Cortesia

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar