FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    EXCLUSIVO: Casa de Criadores. Antecipamos as criações de cinco estilistas que desfilam na edição de inverno 2010 do evento; confira!
    EXCLUSIVO: Casa de Criadores. Antecipamos as criações de cinco estilistas que desfilam na edição de inverno 2010 do evento; confira!
    POR Redação

    IANIRE SORALUZE

    1Listras, espinhas de peixe e xadrezes são os pontos altos da nova coleção de Ianire Soraluze ©Reprodução

    “Uma flor solitária em meio a uma paisagem de neve”. Foi com essa imagem romântica que Ianire Soraluze deu o ponto de partida à criação da coleção do inverno 2010, que vai ser exibida na 26ª edição da Casa de Criadores, no dia 26 de novembro. “Os looks vão trazer a delicadeza de uma flor”, explica a estilista. As estampas têm lugar de destaque na linha, cuja principal aposta é oferecer peças aconchegantes. “Estou usando tecidos estampados com listras, espinha de peixe e xadrez”, conta.

    A designer pretende dar um toque natural às peças femininas e, para isso, buscou trabalhar com tecidos que conferem este aspecto. “Vou usar o brim chamado Bari, que compõe a Linha NAT da Vicunha”, diz Ianire. Esse brim é composto por fibras naturais do algodão e surge na tonalidade cru por dispensar processos de tingimento.

    De acordo com a criadora, uma das vedetes da coleção é a saia formada por retalhos de tecido. “Índigo e brim são uma direção natural para mim”.

    GUSTAVO SILVESTRE

    2Depois de quatro temporadas sem usar jeans em suas coleções, Gustavo Silvestre redescobre o material em seu desfile de inverno 2010 ©Reprodução

    A versatilidade do jeans será comprovada na coleção inverno 2010 de Gustavo Silvestre, que desfila no dia 27/11. Depois de quatro temporadas sem trabalhar com o material, o estilista coloca o denim na sua passarela novamente e com um diferencial: o jeans possui uma estampa desenvolvida exclusivamente para o estilista. “A Vicunha desenvolveu uma estampa só para mim em jeans que lembra respingos de tinta”, conta o criador. “Esse jeans manchado ainda passou por processos de lavagens para ficar mais claro”, completa.

    Partindo de um mix de referências do color jeanswear e de estampas, o designer usa o índigo para complementar os trajes para a noite. “A primeira parte do desfile trará jeans para noite com muito bordado e combinado a peças transparentes”, antecipa.

    ARNALDO VENTURA

    3Arnaldo Ventura vai apresentar uma coleção de formas futuristas, amplas e acinturadas ©Reprodução

    Arnaldo inspirou-se na melancólica história do pássaro Assum Preto para compor a coleção inverno 2010, que apresenta no dia 26/11. É costume no sertão nordestino cegarem essa ave, pois acredita-se que o canto fica ainda mais bonito após o trauma. “Essa história de sofrimento e de dor será usada para dar o tema da apresentação na passarela”, conta o estilista. A paleta contempla tons sóbrios de preto e chumbo, mas recebe pinceladas do amarelo vibrante.

    A alfaiataria é o ponto-chave da criação do designer, que aposta no brim como ponto de partida: “O tecido permite formas futuristas, amplas e acinturadas”.

    MARCELU FERRAZ

    4Marcelu Ferraz tem o poncho como peça-chave do seu inverno 2010 ©Reprodução

    Se depender de Marcelu Ferraz, o poncho será look obrigatório para estar na moda no inverno 2010. Essa é a peça-chave da coleção, que desfila no dia 26/11.

    O maxi casaco foi inspirado no figurino do filme “O Nome da Rosa” e ganhou modelagem ampla e confortável ao ser confeccionado com brins e índigo.

    Para colocar as ideias em prática, o designer usou como matérias-primas os brins Vicunha, a exemplo do Bari Plus, Charleston Plus, Cruise, Foster, Lohan, Matisse e Mondrian; o jeans Rex também deu forma a algumas de suas criações.

    TONY JR

    5

    Tony Jr. decidiu que o inverno 2010 seria a temporada apropriada para dedicar-se com afinco à alfaiataria no seu desfile que acontece dia 26/11.

    O resultado do trabalho pode ser visto nos clássicos revisitados em releituras de smokings para os homens e blazers para as mulheres. “Minha inspiração são as dançarinas burlescas das décadas de 40 e 50”, conta o designer. Segundo ele, a linha feminina tem uma boa pitada de sensualidade. Já as peças masculinas são marcadas pela sofisticação e também pelo estilo casual. “As roupas masculinas representam os homens admiradores dessas burlescas, por isso, possuem elegância, mas também casualidade inspirada em trajes de marinheiros e mecânicos”, fala.

    Na visão dele, mais do que nunca o hi-lo estará em alta na estação. “Misturar peças despojadas com artigos de festa traduzem bem esse universo hi-lo”.

    + leia mais sobre a edição de inverno 2010 da Casa de Criadores

    Confira a programação completa:

    22/11 (domingo)
    Fashion Mob – Largo do Arouche (concentração) – das 13h às 14h
    Desfile Gêmeas – Parque da Luz (pendente confirmação) – 17h
    Festival de Música Casa de Criadores – Parque da Luz – 18h

    23/11 (segunda-feira)
    Desfile Walério Araújo – Museu da Língua Portuguesa – 21h

    25/11 (terça-feira)
    Lição da Casa – Palestra Macro Tendências de Consumo – Pinacoteca – 14h30
    Lição da Casa – Debate “Crítica da Crítica – Pinacoteca – 16h
    Desfiles – Shopping Frei Caneca – 21h
    João Pimenta | Milena Hamani | Ronaldo Sivestre | No Hay Banda | R. Rosner | Urussai

    26/11 (quarta-feira)
    Lições da Casa – Palestra “Crise: Material Reciclado?” – Pinacoteca – 14h30
    Lições da Casa – Debate “Do Casebre ao Casarão” – Pinacoteca – 16h
    Desfiles – Shopping Frei Caneca – 21h
    LAB
    (Karin Feller, Danilo Costa, Projeto Box, Jadson Raniere e Arnaldo
    Ventura) | Ianire Soraluze | Der Metropol | Marcelu Ferraz | Tony Jr. |
    Rober Dognani

    27/11 (quinta-feira)
    Desfiles – Shopping Frei Caneca – 21h
    Ponto
    Zero (Leandro Gabionette, Ana Paula Becker, Bruno Campos, Alice Sinzato
    e Helena Kussik, Cynthia Hayashi, Cristiane Soares, Ana Beatriz Leme e
    Claudia Ysumura | Geraldo Couto | André Phergom | Diva | Print I Like |
    Purpure | Gustavo Silvestre.

    Agradecimentos: Vicunha Têxtil (www.vicunha.com.br)

    Não deixe de ver
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    FFW