16.10.2017 / Moda / por

Fernanda Yamamoto recebe estilista japonês para workshop em São Paulo

Kisaburo / Cortesia
Kisaburo / Cortesia

No próximo sábado (21.10), Fernanda Yamamoto recebe em seu ateliê em São Paulo, o estilista japonês Kisaburo. A dupla discute em workshop a construção de quimonos com os participantes.

Com o tema “Quimono sem Gênero”, a oficina ensina desde a estrutura até os detalhes das peças, que poderão ser feitos por cada participante, com estampados, bordados ou simples. Apesar de haver uma diferença clara entre quimonos masculinos e femininos na cultura japonesa, a dupla rompe a fronteira de gênero e incentiva os alunos a seguir os mesmos passos.

O quimono pode ser inteiramente desmontado e remontado, possibilitando ajustes e reajustes a partir da mesma matriz. Para que se entenda a estrutura da peça, a escala de montagem será de 1/10, o que será ensinado na oficina. Para valorizar ao máximo o material, o corte é realizado somente em linha reta, e nenhum pedaço é desperdiçado.

Ao final da oficina, Kisaburo deseja produzir peças que incorporem ao mesmo tempo os costumes de seu país e a teoria do biishiki (do que é belo).

Fernanda Yamamoto / Tavinho Costa
Fernanda Yamamoto / Tavinho Costa

Chamado de “o inovador dos quimonos”, Kisaburo estudou arte e pertence à quarta geração de alfaitaria dos tradicionais quimonos japoneses “Iwamoto Wasai”. O jovem designer acredita que sua missão é quebrar as fronteiras entre o vestuário japonês e ocidental bem como entre roupas masculinas e femininas.

Serviço

Workshop de quimonos com Fernanda Yamamoto e Kisaburo
Data: 21.10, das 14h às 17h
Local: Ateliê Fernanda Yamamoto (rua Apicuelta, 441, Vila Madalena)
Valor: R$ 200
Reservas: Através do e-mail ou tel (11)3032-7979


Relacionadas


Veja Também