FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Revistas brasileiras apostam no iPad como plataforma de interatividade
    Revistas brasileiras apostam no iPad como plataforma de interatividade
    POR Redação

    Até que não demorou muito! 8 meses depois do lançamento mundial do iPad e da “Interview” se tornar a primeira revista de moda convertida para o tablet, as publicações brasileiras apertaram o passo e já estão lançando seus aplicativos para o aparelho, bem a tempo de pegar a onda do lançamento oficial do iPad no Brasil (dia 03/12).

    A “Elle Brasil”, da Editora Abril, foi a pioneira no ramo das revistas de moda e lançou, no mesmo dia da chegada do gadget por aqui, seu aplicativo para iPad junto com a nova publicação da mesma editora, “Lola”, voltada para o público feminino. E em janeiro é a vez da “MAG!” se aventurar nesta novíssima seara da tecnologia.

    Para a editora de moda da “Elle Brasil”, Susana Barbosa, “criar esse aplicativo foi importante, pois sabe-se que o público de moda de hoje está muito voltado para o novo em todos os sentidos”. Paulo Martinez, editor de moda da “MAG!” acrescenta que “o iPad proporciona uma interatividade muito maior do leitor com a revista”.

    Graziela Peres, diretora de arte da “MAG!”, também frisou que iPad é uma espécie de revolução nas revistas, e na maneira que elas são entendidas.

    elle_ipad

    Para trazer mais essa possibilidade ao leitor, o trabalho _pelo menos na “Elle Brasil”_ aumentou. “Quando a decisão de ingressar no iPad foi tomada, já estávamos com metade da edição quase pronta, e isso exigiu um trabalho intenso da equipe de arte”. Susana disse também que a preocupação em ir além do conteúdo integral da revista foi constante e que, para isso, foram criados diversos pontos de interatividade com o leitor. “O iPad proporciona um espaço criativo ainda maior, onde o céu é o limite. Os editoriais de moda só têm a ganhar, já que, além do conteúdo extra que pode ser acrescentado a eles, como vídeos e entrevistas, podem ter uma coisa mais bacana ainda, que é a imagem em movimento. Esse é o grande desafio”, explicou.

    Na sequência, você pode ver o vídeo disponível na edição exclusiva para iPad da “Elle Brasil” de dezembro. Dirigido por Manuel Nogueira e Luísa Bernardes, e com a modelo Isabel Hickmann, o vídeo foi gravado durante a sessão de fotos do editorial “Vive la Fête”, com uma câmera 5dmkII:

    Susana acrescenta que a responsabilidade dos editores também aumenta, e muito, com a inserção da publicação no tablet da Apple. “De agora em diante, os editores também precisam pensar de forma mais completa, lembrando que aquela imagem pode adquirir movimento e que uma entrevista, muitas vezes, pode ser ampliada”.

    Na “MAG!”, as mudanças não foram tão bruscas, e, segundo Paulo, o raciocínio da editoria de moda não mudou em nada, assim como a rotina de preparação dos editoriais continua a mesma. “O que podemos acrescentar nessa versão para iPad são os novos recursos que ele oferece. Podemos fazer um vídeo, um filme, acrescentar uma música. Usar e abusar das surpresas do brinquedinho!”.

    A versão da “MAG!” para iPad está em testes, pois segundo Graziela, a intenção é testar os caminhos que o aparelho possibilita, trabalhar com calma e não “jogar direto pro público”. Mas ela já adiantou que praticamente tudo na revista será interativo, inclusive os anúncios e as matérias de texto, sem contar os editoriais, que trarão vídeos com insights de backstage. “Abrimos só uma fresta dessa tecnologia, ainda há muito para explorar”, finalizou Graziela.

    A primeira edição para iPad da “Elle Brasil” é gratuita para ser baixada direto no aparelho (basta ter uma conta válida na App Store da Apple), e as demais custarão em torno de US$ 6 (como o aplicativo é vendido pelo iTunes, o preço tem que ser em dólar americano).

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar