FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Jonathan Anderson e Virgil Abloh, da Off-White, são os estilistas convidados para a próxima edição da Pitti Uomo
    Jonathan Anderson e Virgil Abloh ©Reprodução
    Jonathan Anderson e Virgil Abloh, da Off-White, são os estilistas convidados para a próxima edição da Pitti Uomo
    POR Redação

    Na próxima temporada das semanas de moda do circuito internacional, Jonathan Anderson e Virgil Abloh, da Off-White, substituem, respectivamente, as semanas de Londres e Paris e apresentam suas coleções masculinas de Verão 18 em Florença, na Itália. Isso porque ambos são os estilistas convidados da próxima edição da Pitti Uomo, a maior plataforma de moda masculina atual, que acontece entre os dias 13 e 16 de junho, na Fortezza de Basso. A lista de estilistas convidados das edições mais recentes do evento inclui Tim Coppens (janeiro/17), Raf Simons e Gosha Rubchinskiy (junho/16).

    J. W. Anderson, que inaugurou sua primeira mostra como curador de arte semana passada, mantém a semana de Londres para apresentar a próxima coleção feminina. Em comunicado oficial, o irlandês, que faz seu debut na Pitti Uomo em 14.06, disse que se sentiu honrado com o convite e confessou admirar a cultura da cidade. “A estética de Florença é linda, será o cenário perfeito para a coleção”, aponta.

    Lapo Cianchi, diretor de comunicação e eventos da Pitti Uomo, afirma que a organização da feira de moda masculina tem observado cuidadosamente a carreira de JWA por várias temporadas. Segundo Cianchi, os desfiles do irlandês são sempre espetáculos surpreendentes com grande força comunicativa. “A maneira como ele re-interpreta elementos da cena artística contemporânea e da cultura jovem, alternando o impacto emocional (como os volumes oversized) e a transgressão que são projetados para antecipar o futuro deixando um pequeno espaço para a nostalgia, é muito interessante”, explica.

    Baseada em Milão, a Off-White também debuta em solo florentino. O desfile da marca será no dia seguinte (15.06), onde também serão apresentadas algumas peças do Resort 18 feminino. Com a presença no evento, Virgil Abloh pretende exercitar outros vieses criativos além de seu costumeiro streetwear conceitual, focando especialmente numa alfaiataria para as ruas, jovem e fresca.

    + Tudo o que você precisa saber sobre as marcas mais desejadas do streetwear

    “Dentro do universo do streetwear, é importante evoluir e não permanecer na zona de conforto por muito tempo. Mostrar a coleção na Pitti Uomo será uma mão na roda para levar a Off-White numa direção que eu já estava planejando”, disse Abloh ao BoF. “Permite-me ter uma conversa mais aprofundada com a alfaiataria e como essas peças podem ser usadas nas ruas por uma geração mais jovem”, arremata. Engenheiro e arquiteto, suas principais referências é o pintor renascentista Caravaggio, os arquitetos Mies van der Rohe e Rem Koolhaas, além de se basear nos princípios da escola Bauhaus.

    “Numa temporada que está misturando as hierarquias tradicionais entre moda, streetwear e a distinção de papeis, Virgil transformou seu próprio estilo de vida em uma marca de sucesso”, analisa Cianchi. “Ele conduziu a Off-White à plena maturidade estilística sem, no entanto, perder a sua própria, às vezes de forma muito imediata e impetuosa, o que fez o seu nome desde o início”, conclui.

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar