FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    “Time” elege os 100 personagens mais icônicos da moda dos últimos anos
    “Time” elege os 100 personagens mais icônicos da moda dos últimos anos
    POR Camila Yahn

    Algumas das personalidades que constam na lista da “Time” ©Reprodução

    A revista americana “Time” percorreu o mundo da moda e elaborou uma lista dos 100 melhores e mais influentes designers, fotógrafos, modelos e musas desde 1923, ano da sua primeira edição.

    A lista reúne algumas das mais icônicas personagens em várias áreas e de várias épocas que vão desde Valentino e Coco Chanel à cantora pop Lady Gaga. Mas traz também algumas surpresas como as gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen, que apesar de serem personagens recentes no cenário fashion mundial, aparentemente já são consideradas donas de um império influente; e a bilionária Sara Blakely, criadora das Spanx, a “segunda-pele” usada debaixo da roupa para definir a silhueta, que também faz uma inesperada aparição, visto que algumas pessoas têm dificuldades em ver como uma roupa íntima pode entrar na categoria de icônico. Útil, sem dúvida — icônico, talvez.

    Sara Blakely, fundadora da Spanx, com uma de suas criações: uma das surpresas da lista ©Reprodução

    Entre os stylists e editores de moda está Robyn Givhan, a mais recente rival de Karl Lagerfeld — que, sem surpresa alguma, consta também na lista na categoria de designers juntamente com nomes como Cristóbal Balenciaga, John Galliano, Alexander McQueen e Jeanne Lanvin. As editoras de revistas “Vogue” Franca Sozzani, Anna Wintour e a sua parceira Grace Coddington e Carine Roitfeld representam bem a publicação. Na área de modelos, Gisele Bündchen divide os holofotes com grandes antecessoras como Kate Moss, Heidi Klum, Linda Evangelista e Twiggy; e nos cliques, a “Time” destaca fotógrafos como Annie Leibovitz, Richard Avedon, Mario Testino e Helmut Newton.

    Os Beatles e David Bowie entram na lista na categoria de musas – musos, neste caso –  juntamente com Andy Warhol, Audrey Hepburn, Brigitte Bardot, Jacqueline Onassis e as divas do pop Madonna e Lady Gaga. Nesta categoria aparece também a primeira-dama norte-americana Michelle Obama.

    Embora a lista pareça bastante completa, tem quem discorde da seleção da revista. O site Models.com, por exemplo, ficou surpreso de ter as irmãs Olsen na mesma lista de Schiaparelli e Prada e elaborou a lista das 20 personalidades que deveriam constar da contagem da Time.

    Cathy Horyn e Suzy Menkes, que não constam na lista da “Time”, crítica do site Models.com ©Reprodução

    Entre eles estão nomes como os designers Yohji Yamamoto e Thierry Mugler, a maquiadora Pat McGrath e o cabeleireiro Vidal Sassoon. Só o fato de a lista da “Time” não distinguir personalidades do universo da beleza foi um choque para o site. Na categoria de modelo foram deixadas de fora Christy Turlington e Brooke Shields, e na fotografia, Bill Cuningham e a dupla Alas & Piggott. No mundo editorial, o Models.com destacou o erro de a “Time” não ter colocado Suzy Menkes e Cathy Horyn, duas das mais influentes jornalistas e críticas de moda; nas musas, o destaque foi para Marilyn Monroe e Iris Apfel.

    + Veja aqui as listas completas da “Time” e do Models.com.

    Não deixe de ver
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal