15.02.2017 / Moda / por

Novo curso na FAAP aborda moda, arte e filosofia; saiba como se inscrever

Campus da FAAP em São Paulo ©Fernando Silveira/Reprodução
Campus da FAAP em São Paulo ©Fernando Silveira/Reprodução

Entre os dias 21 de março a 04 de abril, acontece na FAAP, em São Paulo, o curso Moda, Arte e Filosofia: Relações e Diálogos para Criação, cujo objetivo é provocar a leitura da contemporaneidade pautando-se na relação entre moda, arte e filosofia.  Sob este prisma, os criadores de moda poderão compreender o passado com metodologias arqueológicas, para então realizar prospecções ao futuro baseando-se nas metodologias cartográficas.

“O arqueólogo é aquele que procura o que não somos mais, em termos de cultura, economia, política, arte e pensamento”, explica o pesquisador Brunno Almeida Maia, quem ministra o curso. “O cartográfo, por seu turno, é aquele que, ouvindo os sinais das ruas, percebe e antecipa o que está em vias de se produzir numa sociedade e numa determinada época”.

Brunno Almeida Maia ©Guilherme Alonso
Brunno Almeida Maia ©Guilherme Alonso

Cada aula terá um tema baseado nas relações da moda (Moda e a Arte, o Corpo, a História, a Narrativa, a Imagem e a Memória), a fim de transformar o olhar do criador, que à vezes pode ser intuitivo sem embasamento metodológico, numa abertura ao pensamento por meio da filosofia e as histórias da arte, fotografia, cinema e literatura, observando, assim, que o ato de se vestir vai muito além de uma escolha estética e engloba questões que dizem respeito ao contemporâneo, nosso tempo e cultura.

Brunno Almeida Maia é pesquisador em filosofia pela UNIFESP. Desde 2012, pesquisa as relações da moda, sobretudo com a literatura.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site ou diretamente na FAAP.

Serviço
Fundação Armando Álvares Penteado
Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo
Data: 21 de março a 04 de abril, às terças e quintas-feiras
Horário: 19h às 22h
Mais informações: www.cursos.faap.br


Relacionadas


Veja Também