FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    O street style de Londres no novo livro Street London 1985-1996
    ©Reprodução
    O street style de Londres no novo livro Street London 1985-1996
    POR Redação

    Shoichi Aoki é um dos maiores fotógrafos de street style. Ex-programador, o japonês começou a fotografar o estilo das ruas de Londres na década de 1980, quando se mudou para lá. Seu objetivo era registrar um “pedaço do tempo e do espaço”. Em 1985, voltou para Tóquio e criou a revista STREET, com a qual teve a ideia de compartilhar para seus conterrâneos o estilo ocidental. Posteriormente, além de Londres, os frequentadores das semanas de moda de Paris e Nova York também estampam as páginas da revista.

    01

    ©Reprodução

    “Não é que eu só queira tirar fotos das pessoas – eu quero ver seus pensamentos, e suas personalidades vêm à tona. Isso, pra mim, é moda, e meu objetivo é documentá-la”, explicou Aoki sobre o seu processo criativo numa entrevista ao The New Yorker. “Quando eu fotografo, tento não expressar as minhas intenções e/ou criatividade. Ver alguém na rua vestindo algo sensacional me move emocionalmente, o que me dá uma sensação de prazer”.

    Em meados da década de 1990, Aoki percebeu que um estilo super-irreverente estava emergindo com as jovens que frequentavam, principalmente aos domingos, o Harajuku, local próximo à estação de trem homônima no bairro Shibuya, em Tóquio – como as lolitas e as cyberpunks, por exemplo. Então, em 1997 criou a Fruits, importante revista que registrou o street style das meninas que frequentavam o local – sendo referência do estilo de rua japonês –, e a Tune com o estilo dos meninos.

    20 anos depois, Aoki encerrou, neste mês, as atividades dessas duas revistas porque, segundo ele, “não há mais garotos legais para fotografar”, conforme disse para o site japonês Fashionsnap. Ele chegou a compilar algumas dessas fotos em dois livros publicados anteriormente pela Phaidon.

    No entanto, a STREET continua firme e forte e, agora, Aoki lança em boa hora o STREET London 1985-1996 (IDEA Books), um livro com os looks das ruas de Londres da década de 1980 e 1990, com os quais é possível identificar algumas das tendências que reinaram na época, como as roupas e cabelos volumosos, ombreiras mil, gola alta e estampas coloridas – algumas das quais tanto se fala ainda hoje no ciclo vicioso da moda. É um livro que registra sobretudo “um pedaço do tempo e do espaço” de Londres.

    capa

    Capa do livro ©Reprodução

    STREET London 1985-1996 está disponível no e-commerce da IDEA, que entrega no Brasil, e também nas lojas Dover Street Market de Londres e Nova York.

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW