FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Os Assistentes: conheça a assessora de imprensa Samantha Simon, braço direito de Tânia Otranto
    A assessora de imprensa Samantha Simon ©Cortesia
    Os Assistentes: conheça a assessora de imprensa Samantha Simon, braço direito de Tânia Otranto
    POR Camila Yahn

    Samantha Simon, 36, é assessora de imprensa da MktMix, uma das principais assessorias na área de moda, atendendo clientes como Tommy Hilfiger, Arezzo, Guerlain, Cris Barros, Calvin Klein, Colcci, entre muitos outros. Formada em Relações Públicas pela Cásper Líbero, em São Paulo, Samantha hoje é coordenadora de equipe e braço direito da Tânia Otranto, fundadora e sócia do escritório e uma das assessoras mais respeitadas do meio.

    O trabalho de assessoria não é fácil. Tem que lidar com egos e desejos dos dois lados – o dos clientes e o dos jornalistas -, traçar estratégias para emplacar todos os seus clientes nos veículos certos e, eventualmente, lidar com negativas de um lado e cobranças do outro. Samantha é um exemplo de assessora que trabalha direito e tem credibilidade no meio. Conheça mais sobre ela e sua função.

    O que você fazia antes de entrar como assessora da MktMix?

    Era gerente de contas na RP1, agência de comunicação com foco mais institucional.

    Como e quando você conseguiu a vaga na MktMix?

    Na verdade rolou um longo namoro entre nós… Cheguei a fazer quatro entrevistas em épocas diferentes para vagas diferentes até que surgiu uma oportunidade de coordenação de moda. E depois de um mês de conversas com a Tânia Otranto, diretora e sócia da agência, resolvi que era hora de aceitar a oportunidade de ir para lá.

    O que você tinha que fazer no início?

    Cheguei com a missão de ajudar na organização da equipe, nos procedimentos de relatórios e planejamentos estratégicos. Mas desde o início minha função foi coordenar o time de moda, um dos maiores da agência, e trazer os melhores resultados de imprensa e RP.

    Descreva a sua função e a sua rotina hoje.

    Hoje minha função é coordenar o time de moda – além de mim, temos duas sub coordenadoras, sete atendimentos e assistentes (só de jornalistas, fora o time de produção). Tenho que garantir que todos os planejamentos saiam do papel da melhor forma possível, que todos os prazos sejam cumpridos, ajudo ainda em prospecção de novos clientes e mídias sociais da MktMix.

    Quando você descreve sua rotina, o que implica nessa coordenação de uma forma mais prática? Ainda faz parte do seu trabalho ligar pros jornalistas para emplacar matérias?

    ​De forma super explícita, como coordenadora, continuo a ligar pros jornalistas para emplacar pautas importantes. Junto com as revistas, criamos pautas especiais e exclusivas que tenham o perfil de cada publicação, cuido muito de texto junto com os atendimentos, principalmente revisando releases, planejamentos e outros materiais. Faço MUITO follow up, principalmente por conta do número de eventos que tem rolado, como press days e lançamentos de coleção.

    O que você aprendeu com a Tânia?

    Nesses quase quatro anos, a Tânia me ensinou muito. O conhecimento que ela tem do mercado de moda é inestimável e eu, que vim de uma área mais institucional, aprendi muita coisa deste mercado, que tem tantos melindres e regras muito particulares. Com ela, também aprendi a controlar a minha ansiedade em relação à equipes, clientes e resultados, ser mais confiante, numa área que eu conhecia pouco. Aprendi a escolher as brigas que devo comprar e quando ser mais política… Aprendi a lidar melhor com minha equipe, que é grande. Lidar com pessoas não é uma missao fácil, ainda mais quando a maioria é mulher – risos… Ela me ensina TODOS os DIAS como melhorar minha liderança e coordenação de equipe. Aprendi que não adianta sofrer pelo que não tem volta e que, às vezes, volta quando a gente menos espera. A Tânia é uma chefe cuidadosa, que defende sua equipe e que confia em quem trabalha com ela e isso não tem preço.

    Mas admito que ainda tenho muito a aprender e a admiro muito por continuar ensinando a mim e a todo o time todos os dias.

    O que que atraiu para a área de assessoria? Foi algo que sempre te interessou?

    Eu sempre trabalhei com assessoria de imprensa e sempre gostei muito desta área. Comecei como estagiária e hoje coordeno um time incrível. Sempre achei muito interessante poder comunicar estratégias de negócios de marcas para os veículos.  E hoje, com esta mudança da imprensa e o crescimento da internet e a velocidade das mídias sociais, nossa área ficou mais interessante e desafiadora. Sobrevive quem sai do arroz feijão e criativo, quem é interessado, curioso, conectado. Quem não fica sentado esperando as coisas acontecerem.

    Qual foi o trabalho mais desafiador e gratificante que você fez?

    Posso te garantir que o trabalho da MKT Mix é diariamente desafiador e muito dinâmico. Todos os dias temos novas metas, novos desafios. Claro que há alguns momentos muito marcantes, como a minha primeira semana de moda internacional. Mas o momento mais importante, sem dúvida, foi cuidar da vinda de Tommy Hilfiger ao Brasil em 2015. Foi a primeira visita profissional dele por aqui para abrir uma nova loja e ele tinha grandes expectativas em relação a boas entrevistas, novos relacionamentos com a imprensa e influenciadores de todas as áreas. Saiu tudo incrivelmente perfeito e ele e todo o time da marca saíram impressionados com o trabalho de comunicação e assessoria de imprensa no Brasil.  Outro momento muito importante e que não posso deixar de citar foi desfile de despedida da Gisele na Colcci.

    Quais os maiores desafios  de um assessor de imprensa na área de moda?

    Acho que para qualquer área, a assessoria de imprensa pode ser muito desafiadora porque você sempre precisa de algo novo e exclusivo para encantar o jornalista. A briga por uma notícia exclusiva está cada vez maior, principalmente com a velocidade da internet. Mas como disse acima, temos que estar sempre conectados, informados e lendo muito sobre tudo o que acontece no mundo. Assim, podemos ter boas ideias para trazermos soluções cada vez mais inovadoras aos nossos clientes.

    Quais conselhos você daria para as pessoas que estão interessadas em fazer o que você faz?

    Leia muito. Conheça a área que quer atuar. Entenda os desafios de nossa profissão. Entrevisto dezenas de pessoas para áreas de estágio que dizem que amam moda, mas não fazem ideia de quem escreve sobre o assunto, não lêem revistas e jornais. Não é porque estamos em um momento a onde só se fala de internet, blogs e mídias sociais que temos que abandonar as outras mídias tradicionais. Lembre-se que moda não é apenas glamour e primeira fila de desfiles. É muito importante saber como funciona essa indústria, o varejo, a cadeia de consumo, quais seus desafios e dificuldades. E assim como qualquer outra profissão, nós temos metas a cumprir, objetivos e desafios e portanto é natural que tenhamos pressão em nosso dia a dia. É muito importante saber lidar com essa pressão de uma forma saudável e inteligente.

    Quais habilidades essa pessoa precisa ter?

    Precisa gostar de ler, de escrever, ser criativa, curiosa, proativa. Tem que ter boa habilidade de conversa (afinal convencer um jornalista a publicar sua pauta é um desafio e tanto), ter jogo de cintura (isso ainda estou aprendendo também).

     

    E como faz para quem quiser estagiar na Mkt ou tentar uma vaga de trabalho? Vocês trabalham com currículo ou só indicação?

    ​Sempre anunciamos vagas em redes sociais e no boca a boca. Basta ter um mínimo de experiência, muita vontade de trabalhar, não ter medo de fazer acontecer e ser interessado pela nossa área e pelo mercado.​ Trabalhamos com ambos! Não temos nenhum preconceito com recebimento de CV​.

    Leia as outras matérias dessa série:

    Os braços direitos de Alexandre Herchcovitch (estilismo), Bob Wolfenson (fotografia) e Juliana Santos (buyer).

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW