FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Para inglês ver: saiba quem são os brasileiros que participam da London Fashion Week
    Para inglês ver: saiba quem são os brasileiros que participam da London Fashion Week
    POR Augusto Mariotti

    Desfile de Lucas Nascimento na temporada Inverno 2014/15 da London Fashion Week ©Matteo Volta/ImaxTree

    Nem só de marcas britânicas se faz a London Fashion Week. Três brasileiros participam da temporada Inverno 2014/15, que começou no dia 14 e vai até amanhã (18.02): Lucas Nascimento, Barbara Casasola e a estreante Mariana Jungmann.

    Look do backstage do desfile de Mariana Jungmann ©Felix Cooper/Reprodução

    A goiana Mariana está entre os dez formandos do mestrado da London College of Fashion (LCF) escolhidos para apresentarem suas criações. Antes de se mudar para Londres, ela estudou na universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Em entrevista para o site da LCF, Mariana contou que a coleção apresentada na sexta-feira (14.02) foi inspirada em suas memórias de infância. O plano dela é ficar em Londres, onde pretende lançar sua própria marca.

    O já veterano Lucas Nascimento, do Mato Grosso do Sul, apresentou sua coleção no sábado (15.02), desta vez na tenda principal do evento. Em entrevista ao Terra, ele contou que a coleção foi inspirada na vida noturna dos anos 1970 em Nova York, mas também faz referência à modelo alemã Veruschka von Lehndorff. Na passarela, o que se viu foi uma coleção mais madura e com uma gama maior de texturas, unindo materiais como o couro ao tricô, principal marca de Lucas.

    Desfile Pre-Fall de Barbara Casasola em Florença ©Reprodução

    A gaúcha Barbara Casasola participa do evento pela segunda vez consecutiva. O desfile está marcado para esta terça-feira (18.02). Também ao Terra, ela contou que vai mostrar na passarela um pouco de sua terra natal. Mas não deve haver grandes surpresas, pois o desfile será uma continuação do que foi apresentado em Florença, na temporada Pre-Fall 2014, em janeiro, que foi marcado por referências à alfaiataria masculina.

    Durante a London Fashion Week, também acontecem exposições do trabalho de jovens estilistas de diversas parte do mundo. O projeto, chamado International Fashion Showcase, conta com uma mostra brasileira, intitulada Penta: o nome é uma referência aos cinco estilistas participantes, mas também à Copa do Mundo. A ação, promovida pela Associação Brasileira de Estilistas (Abest) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) na embaixada brasileira em Londres, apresenta os trabalhos de Guilherme Vieira, Fernando Jorge e Vitorino Campos, além de Barbara Casasola e Lucas Nascimento. “São designers com olhar sutil e contemporâneo, de um Brasil além dos clichês. Acredito muito nessa combinação de talentos, por possuírem identidades muito distintas e ao mesmo tempo apontarem em direção a uma estética universal, do nosso tempo”, disse Valdemar Iódice, estilista e presidente da Abest.

    Exposição Penta, na embaixada brasileira em Londres ©Divulgação

    No total, participam do International Fashion Showcase 128 marcas de países como Áustria, China, Estônia, Japão, Coreia, Filipinas e Canadá. O objetivo da exposição, promovida pelo British Fashion Council, é revelar os jovens estilistas mais interessantes do mundo. O evento também conta com uma premiação. Nesta edição, a Estônia foi a grande vencedora, com menção especial para Paraguai, Portugal e Qatar. O prêmio de melhor designer foi para Hyein Seo, da Coreia, com menção especial para Sopho Gongliashvili (Geórgia), Lucian Broscatean (Romênia) e Matthias Winkler (Áustria). A distinção por melhor curadoria ficou com Yoshikazu Yamagata, do Japão, e menção especial para Yanina Aubrey (Paraguai), Miguel Flor (Portugal) e Gemma Williams (Vietnã).

    + Veja mais imagens da exposição Penta:

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!