FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Por trás das referências múltiplas do desfile Verão 18 da Gucci
    Por trás das referências múltiplas do desfile Verão 18 da Gucci
    POR Redação

    Por Luísa Graça

    “Resista à aceleração e ao seu arfar obsessivo que ameaça devastar a vida. Resista ao mantra da velocidade que violentamente leva à perda de si mesmo. Resista à ilusão de algo novo a qualquer custo”. 

    A criação como um ato de resistência foi o que catapultou o Verão 18 da Gucci, apresentada hoje em Milão com 107 looks das coleções feminina e masculina. Em seu segundo ano no comando da direção criativa da marca, Alessandro Michele resiste a rótulos e classificações ao evocar um ecletismo superlativo por meio de uma variedade enciclopédica de referências. E assim continua a criar um universo bastante peculiar, no qual qualquer um pode habitar, se encontrar. Segundo as notas da grife, cada peça da coleção vibra com uma tensão intelectual que resiste à homologação – em nome do direito à diferença e a um viver inerentemente criativo, amém. É a moda como ponte para tribos diferentes. As ideias de Heidegger sobre autenticidade, glam oitentista, bordado chinês, fluidez de gênero, stagewear dos anos 1970, códigos talismânicos, terno galês, o cartoon Pernalonga, as irmãs Mitford, cultura asteca, paetês e cristais, baseball, música trance e a trilha dramática de Réquiem Para Um Sonho… tudo pode coexistir.

    “Há quem pense que eu quero destruir as tradições da moda. Tudo que tenho feito é questionar a maneira que a moda faz as coisas”, explicou o estilista ao The Guardian.

    Roma não foi construída em um dia

    E qual configuração melhor para resistir à monotonia da convenção do que um cenário que justapõe diferentes culturas e períodos na história? Michele fez da passarela azul no Gucci Hub seu aceno ao Rio Tibre, que atravessa Roma, e baseou o percurso num mapa antigo da casa de campo do poeta romano Horácio. Como totens no caminho, esculturas, pórticos e pilares refletem referências diversas com um tom razoavelmente kitsch: as ruínas do Foro Imperial, um buda chinês, um pórtico medieval, arcos tipo indiano e asteca e até mesmo uma múmia egípcia. Os bancos angulares e a sinalização coloridíssima no chão deram ao set um contexto mais urbano, cortesia de uma outra inspiração cartográfica: a do metrô milanês. O cenário levou três semanas para ser construído e passará por um processo de desmontagem com duração de 10 dias.

    ©Cortesia Gucci

    ©Cortesia Gucci

    Rocket Men

    Não bastassem as várias referências já citadas (e tantas outras não-citadas), dois dissidentes, rebeldes criativos cada um à sua maneira, foram reverenciados na coleção: Elton John e Bob Mackie. Um splash de glam rock sobreveio muitas das peças como os tracksuits brilhantes, macacões de cintura alta, paleta em tons de rosa, roxo, verde e laranja, blazers bordados com ombros extravagantemente largos e as iniciais EHJ nas costas (Elton Hercules John). E pra quem tiver dúvida, Michele desenha: há bolsas estampadas com uma capa de um vinil de 1971 do cantor. Alguns dos looks são, inclusive, uma recriação dos arquivos de Sir Elton e fazem parte de uma coleção-cápsula da marca, em colaboração com o próprio. É uma homenagem do estilista ao artista e também à Bob Mackie, figurinista e estilista que desenhou muitas dessas peças originais de John e cujo autógrafo está cravado em uma das camisetas da coleção.

    ©Cortesia Gucci

    ©Cortesia Gucci

    Desejo imediato

    Os acessórios têm ajudado a impulsionar a Gucci com vendas recorde na história da marca, virando desejo imediato logo que os modelos pisam na passarela, como a bolsa Dyonisius e o mocassim Prince. Nesta temporada, óculos de armação grossa à la Sir Elton, as bolsas “Guccy” (uma brincadeira espirituosa com a falsificação de peças da marca), bolsas tote estruturadas em couro e colares de múltiplas camadas com GGs giga pipocaram na passarela. Mas o item da vez, que já vem aparecendo nos desfiles da Gucci há algumas coleções, é a pochete/cinto que ganhou versões derivadas de vários modelos de bolsas da grife, como a Marmont e a mini-messenger com monograma.gettyimages-850078064-1505923108

    Não deixe de ver
    GAP se juntou a Palace Skateboards em coleção de estética nostálgica
    Phoebe Philo dá sua primeira entrevista em 10 anos
    Jean Paul Gaultier escolhe o novo nome para seu desfile de alta costura
    Brasil na final de concurso de moda da Shein, Riachuelo como a marca oficial do Lollapalooza 24, a primeira linha de maquiagem da Celine e muito mais
    Clássico e atemporal, o trench coat é favorito para dominar a nova estação
    Gentle Monster: um olhar nada óbvio
    Karl Lagerfeld: série que conta trajetória do estilista ganha data de estreia
    Damyller celebra 45 anos com coleção-cápsula e campanha com o ator Leandro Lima e Marcelia Freesz
    Ye, Charli XCX e Mia Khalifa estrelam novo lookbook de Y/PROJECT
    Vermelho: a cor de 2024