07.06.2017 / Moda / por

Raf Simons e Demna Gvasalia entre os principais vencedores do CFDA 18

Grande vencedor da noite, Raf Simons discursa e emociona estudantes presentes ©Reprodução
Grande vencedor da noite, Raf Simons discursa e emociona estudantes presentes ©Reprodução

Aconteceu na última segunda-feira (06.06), a premiação do CFDA (Council of Fashion Designers of America), maior do setor nos Estados Unidos.

Tradicionalmente apresentado por Diane Von Furstenberg, embaixadora do CFDA, as premiações acompanharam a compaixão da moda pelos imigrantes: no último NYFW, em fevereiro, diversas apresentações focaram no tema, como Calvin Klein, primeira sob a direção de Raf Simons, onde a passarela estava recheada de ícones americanos e modelos de fora do país.

Co-apresentador do evento, o comediante Seth Meyers garantiu a relação: “Neste ano, foi ainda mais difícil separar a moda da política”, disse. Com viés feminista, a cerimônia homenageou Cecile Richards, da organização Planned Parenthood, a cantora Janelle Monae e a jornalista Gloria Steinem pelo seu trabalho na marcha das mulheres, importante movimento pós-eleição que aconteceu em março na capital Washington.

Gloria Steinem, Cecile Richards e Janelle Monae ©Reprodução
Gloria Steinem, Cecile Richards e Janelle Monae ©Reprodução

Antes de anunciar os vencedores, DVF pediu para que todos os imigrantes presentes levantassem suas mãos: esmagadora maioria. Entre eles, a maquiadora britânica Pat McGrath, que levou para casa prêmio de honra. Raf Simons venceu nas categorias de melhor designer de roupas masculina e feminina.

Falecida em dezembro do ano passado, a icônica diretora da Vogue Italia foi homenageada como ícone do ano, prêmio anteriormente conquistado por nomes como Beyoncé e Johnny Depp. Fernando Garcia e Laura Kim, ambos imigrantes, venceram o prêmio Swarovski pelo trabalho à frente da Oscar de La Renta.

O discurso final ficou por conta de Raf, grande vencedor da noite. À plateia, lotada de estudantes de moda convidados pelo CFDA, o designer deu palavras de conforto e confiança: “Se nós como criadores podemos ser uma inspiração sobre como o mundo deveria ser, então isso é algo que devemos levar como uma tarefa muito importante em nossa existência”, disse, sob intensos aplausos.

Confira abaixo a lista de vencedores do CFDA 2017:

Moda Masculina – Raf Simons para Calvin Klein

Moda Feminina – Raf Simons para Calvin Klein

Acessórios – Stuart Vevers para Coach

Prêmio Swarovski para talentos emergentes – Laura Vassar e Kristopher Brock por Brock Collection e Gabriela Hearst

Prêmio Swarovski para mudança positiva – Kenneth Cole

Prêmio Internacional – Demna Gvasalia por Balenciaga e Vetements

Prêmio de Honra – Pat McGrath

Homenagem pela Women’s March – Cecile Richards, Gloria Steinem e Janelle Monáe

Fashion Icon – Franca Sozzani


Relacionadas


Veja Também