FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Retrospectiva 2016: as mudanças, as despedidas e os fatos que marcaram o ano
    David Bowie canta no Hammersmith Odeon, em Londres, durante a turnê Ziggy Stardust ©Reprodução
    Retrospectiva 2016: as mudanças, as despedidas e os fatos que marcaram o ano
    POR Redação

     Janeiro

    Morre André Courrèges dia 7, aos 92 anos, após uma luta de 30 anos contra o mal de Parkinson. Courrèges foi um dos protagonistas da moda dos anos 60 e figura icônica da era Space Age.

    Poucos dias mais tarde, morre um dos maiores artistas contemporâneos: David Bowie faleceu dia 10 por vítima de câncer.

    + 10 legados de David Bowie que permanecem entre nós

    Após apenas quatro temporadas desfilando em Paris, a Vetements, marca que se tornou sensação, lança seu primeiro livro em parceria com a editora britânica Idea Books. “Vetements” reúne em suas 304 páginas fotos de backstage, provas de roupa e o desfile da coleção de Verão 2016.

    Pedro Lourenço é nomeado novo diretor criativo da marca italiana de lingerie La Perla. A ideia é que ele ficasse também responsável pela criação das linhas de moda masculina, acessórios, moda praia, loungewear, sleepwear e da coleção Atelier, linha premium da grife.

    Fevereiro

    Demna estreia na Balenciaga na temporada de Inverni 16 ©Agência Fotosite

    Demna estreia na Balenciaga na temporada de Inverni 16 ©Agência Fotosite

    Com desfile na semana de moda de Paris, Demna Gvasalia, da Vetements, estreia como diretor criativo da Balenciaga, substituindo Alexander Wang.

    + Sucesso e polêmica na estreia de Demna na Balenciaga

    O Grupo Ermenegildo Zegna anuncia a saída de Stefano Pilati da direção criativa da Zegna, onde esteve por três anos. Antes da Zegna, ele passou por Yves Saint Laurent, Giorgio Armani, Prada e Miu Miu.

    Alexandre Herchcovitch deixa o cargo de diretor criativo da marca que fundou há 23 anos. Em 2014 ele celebrou 20 anos de carreira com uma coleção cápsula com peças representativas de sua história e em 2015 lançou o livro “1:1”, sobre sua trajetória de duas décadas na moda. O estilista vendeu sua marca ao grupo Inbrands em 2008, mas continuou no direcionamento criativo. Seu contrato terminou no final de 2015 e não foi renovado.

    Hedi Slimane pára Los Angeles com um super desfile-show para comemorar 50 anos da linha Rive Gauche reunindo diversas bandas e uma plateia repleta de músicos, celebridades e artistas, como Lady Gaga, Gary Oldman, Courtney Love, Justin Bieber, Jessica Alba, Elle e Dakota Fanning, Lenny Krawitz, Sam Smith, Ellen degeneres, Miranda Kerr e a eterna Baywatch girl Pamela Anderson.

    + Tudo sobre o desfile da Saint Laurent em Los Angeles

    Março

    Um dos looks mais marcantes do último desfile de Slimane para a Saint Laurent no Inverno 16 ©Reprodução

    Um dos looks mais marcantes do último desfile de Slimane para a Saint Laurent no Inverno 16 ©Reprodução

    Slimane apresenta seu último desfile para a Saint Laurent com uma bela homenagem ao ateliê de Alta-Costura da marca. A coleção ganhou o nome de “La Collection de Paris” e também foi dedicada ao studio de Slimane e aos ateliês de Alta-Costura. O desfile traz a extravagância da alta moda, materiais luxuosos, o exagero dos 70’s e 80’s ao mesmo tempo em que é doce e pop.

    + A homenagem de Hedi a Yves na despedida de Slimane

    Jeremy Scott vem ao Brasil para lançar uma linha em parceria com a Melissa, com direito a festa em torno do estilista.

    + Jeremy Scott fala ao FFW sobre política, moda, Melissa e Katy Perry

    Cerca de cinco meses depois da saída de Alber Elbaz da Lanvin, a grife francesa anunciou a estilista de alta-costura Bouchra Jarrar como nova diretora criativa da maison. Sua primeira coleção foi apresentada na temporada de Verão 2017. “Quero trazer para a Lanvin a harmonia e a consistência de uma moda feita para a mulher, uma moda para o nosso tempo”, declarou na época.

    Abril

    Desfile de estreia da À La Garçonne no SPFW N41 ©Agência Fotosite

    Desfile de estreia da À La Garçonne no SPFW N41 ©Agência Fotosite

    Morre Prince, aos 57 anos, no dia 21. O cantor foi encontrado inconsciente em um elevador em sua casa em Minnesota por conta de uma overdose acidental.

    A Riachuelo lança sua linha com assinatura de Karl Lagerfeld com um desfile no SPFW. Ao final da apresentação, as modelos liberam a passarela e dão a lugar a dezenas de araras com roupas e acessórios para serem consumidos imediatamente.

    O SPFW anuncia a entrada de novas marcas em seu calendário. Passam a fazer parte do evento a A.Brand, a Cotton Project e a nova marca À La Garçonne, com Alexandre Herchcovitch na direção criativa.

    Após quatro anos, Slimane deixa a direçãoo criativa da Saint Laurent; entra Anthony Vaccarello, que fecha sua marca homônima para focar no novo cargo.

    O amFAR promove seu gala anual em São Paulo com a presença de Riccardo Tisci, Marc Jacobs, Mert & Marcus, Dean & Dan, da Dsquared, Kate Moss e Naomi Campbell.

    + Leia as entrevistas com Riccardo Tisci e Dsquared

    Stefanno Gabbana e Domenico Dolce chegam a SP para evento em sua loja no shopping JK Iguatemi e festa em torno de Anna Dello Russo, também no JK.

    Ronaldo Fraga faz uma das apresentações do ano no SPFW com um desfile que trata sobre o tema dos refugiados e inclusive traz sete deles para desfilar.

    + Quem são os refugiados que desfilaram para Fraga

    A Calvin Klein anuncia a saída de Francisco Costa do posto de diretor de criação da Calvin Klein Collection. Brasileiro, Costa ocupava o cargo desde 2002, tornando-se um dos principais nomes do mundo da moda. Na ocasião, Italo Zucchelli, responsável pela linha masculina também saiu por conta de uma nova estratégia global da Calvin Klein que vai unificar a visão criativa de todos os negócios da empresa.

    SPFW anuncia mudança do calendário para 2017 voltada para o varejo, passando a parte parte do movimento see now buy now

    Maio

    Final do desfile da Louis Vuitton no Rio ©Agência Fotosite

    Final do desfile da Louis Vuitton no Rio ©Agência Fotosite

    A Louis Vuitton, com Nicolas Ghesquière, realiza seu desfile Cruise 17 no MAC, de Niterói, no Rio de Janeiro. Catherine Deneuve, Jaden Smith e Alicia Vikander estavam entre os convidados, além de editores como Grace Coddington e Tim Blanks.

    Tudo o que você precisa saber sobre o desfile da Vuitton no Brasil

    Eduardo Pombal e Karen Fuke deixam seus cargos como diretores criativos da Tufi Duek e Triton respectivamente.

    A Tod’s anuncia o desligamento da estilista Alessandra Facchinetti da direção criativa da marca após três anos de trabalho. Facchinetti fez uma transição importante para a Tod’s, famosa por seus acessórios. Com ela, a marca passou a desfilar na semana de moda de Milão com um prêt-à-porter bem pensado e desejável.

    O escocês Jonathan Saunders é anunciado Chief Creative Officer da Diane Von Furstenberg.

    Paulo Borges, fundador e diretor do SPFW, percorre parte do circuito com a Tocha Olímpica em Salvador. A tocha saiu do Pelourinho e fez um trajeto que passou por pontos importantes da história da capital baiana, até chegar ao Largo do Bonfim.

    Junho

    Grace Wales Bonner ©Reprodução

    Grace Wales Bonner ©Reprodução

    A jovem estilista britânica Grace Wales Bonner, 25, vence a terceira edição do prêmio Louis Vuitton. O painel formado por Nicolas Ghesquière, Jonathan Anderson, Marc Jacobs e Karl Lagerfeld, selecionou Grace para receber o prêmio de €300,000 e mais um ano de orientação. Grace tem a marca Wales Bonner, que desfila na semana masculina de Londres e explora especialmente a questão da sexualidade e identidade do homem negro, integrando sua noção de luxo em um encontro entre as culturas europeia e africana.

    A Zoomp lança livro contando os momentos mais importantes da sua história de 42 anos até então. “Uns Jeans, uns não”, mescla tópicos como lavagem, denim e acabamentos, com outros como alma, desejo e humor. Muitas fotos e lindas campanhas que fizeram pare da trajetória da Zoomp podem ser revistas na publicação.

    Julho

    Gisele desfila na abertura dos Jogos Olímpicos ©Reprodução

    Gisele desfila na abertura dos Jogos Olímpicos ©Reprodução

    Os Jogos Olímpicos acontecem no Rio com a moda brasileira representada por Lenny, que assina os uniformes do Time Brasil, e Gisele, que tem um dos momentos mais aplaudidos da cerimônia de abertura, desfilando ao som de Garota de Ipanema.

    A estilista italiana Maria Grazia Chiuri deixa a Valentino, onde cuidava da direção criativa ao lado de Pierpaolo Piccioli para ocupar o lugar de Raf Simons na Dior. Seu primeiro desfile para a marca foi em outubro e recebeu críticas muito positivas.

    A marca Vetements desfila como convidada na semana de Alta Costura, dentro da Galeries Lafayette.

    Agosto

    Sonia Rykiel ©Reprodução

    Sonia Rykiel ©Reprodução

    Morre Sonia Rykiel, aos 86 anos, de mal de Parkinson. Rainha do tricô à francesa, foi Rykiel, já em 1968, quando lançou sua marca em Saint-Germain, quem elevou os vestidos, blusas e malhas que ela mesma tricotava à outra categoria de moda.

    Após boatos e especulações, o belga Raf Simons é confirmado como diretor criativo global da Calvin Klein, estreando também uma nova estratégia da marca, que quer unificar a visão criativa de suas marcas. Seu primeiro desfile acontece em fevereiro 2017, em Nova York.

    Após poucos meses, a La Perla anuncia o desligamento de Pedro Lourenço da direção criativa da grife. Seu contrato não foi renovado e o posto foi entregue a Julia Haart, designer que esteve à frente das últimas coleções de acessórios em parceria com Pedro.

    Setembro

    Estreia de Vaccarello na Saint Laurent no Verão 17 ©Agência Fotosite

    Estreia de Vaccarello na Saint Laurent no Verão 17 ©Agência Fotosite

    Anthony Vaccarello mostra seu primeiro desfile à frente da Saint Laurent no Verão 17. O show aconteceu em um grande espaço em reformas, onde será o novo HQ da marca. As críticas foram mornas e a coleção foi recebida como cautelosa e comercial. Mas Vaccarello é conhecido por focar em uma visão apenas, como uma edição mais restrita, como fez em sua marca. Um dos pontos fortes do desfile, os seios apareceram sob transparências, rendas ou apenas com um adesivo colado nos mamilos.

    As marcas Burberry, Tommy Hilfiger e Tom Ford estreiam no formato see now buy now, com desfiles cujas peças podem ser compradas logo após ao desfile.

    Outubro

    Final do desfile da marca LAB no SPFW 42 ©Agência Fotosite

    Final do desfile da marca LAB no SPFW 42 ©Agência Fotosite

    SPFW faz edição de transição para o see now by now, que inicia em 2017.

    No SPFW vemos as estreias das marcas Lab, dos irmãos Emicida e Evandro Fióti, da Just Kids, reunião das estilistas Karen Fuke e Ju Jabour, Memo, de Patricia Arezzo, e Experimento Nhoda, um desfile colaborativo feito a seis mãos com Patricia Bonaldi, Luiz Claudio (Apartamento 03) e Lucas Magalhães.

    Consuelo Castiglioni deixa a Marni, marca que fundou em 1994.

    Peter Dundas sai da Cavalli, onde ficou como diretor criativo por apenas um ano. A mudança faz parte de uma reestruturação anunciada por Gian Giacomo Ferrari, CEO da grife, que inclui fechamento de lojas e demissão de equipe.

    A Luminosidade anuncia o Projeto Estufa em parceria com a C&A. Trata-se de uma plataforma criada para revelar novas formas de criar, distribuir e produzir, além de provocar diálogos e reflexões, inspirar e influenciar comportamentos. O Projeto Estufa acontece em 2017, começando com a apresentação de iniciativas e marcas que estão inovando dentro dos pilares do projeto. Os lançamentos ocuparão o Espaço Estufa no SPFW, onde também acontecerão encontros e seminários que vão fomentar a discussão e gerar novas conexões.

    Para comemorar 50 anos, o shopping Iguatemi São Paulo realiza o Fio da Meada, duas semanas de palestras e workshops abertos ao público. Suzy Menkes, Li Edelkoort e Hamish Bowles participaram com bate-papos e apresentações.

    Dezembro

    Looks da linha da FFWMAG com a Cotton Project ©Cortesia

    Looks da linha da FFWMAG com a Cotton Project ©Cortesia

    A FFWMAG e a Cotton Project lançam uma linha de roupas com imagens de três fotógrafos brasileiros e colaboradores da publicação: Eudes de Santana, Hick Duarte e Marcelo Gomes. A linha tem camisetas, jaquetas jeans, parkas e tote bags e está sendo vendida na loja da Cotton e em seu e-commerce.

    O SPFW anuncia a entrada de mais três marcas ao seu calendário: A. Niemeyer, Fabiana Milazzo e Tig (ex-Tigresse).

    A Victoria’s Secret faz seu mega desfile anual, desta vez em Paris. Com as brasileiras Adriana Lima, Alessandra Ambrosio, Izabel Goulart, Laís Ribeiro, Flavia Lucini.

    Franca Sozzani, diretora da Vogue italiana e uma das pessoas mais influentes da moda no mundo, morre vítima de câncer.

    O astro pop George Michael falece na Inglaterra aos 57 anos.

    A marca Zoomp anuncia sua volta ao mercado, marcada para março de 2017.

     

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar