FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Fotógrafo brasileiro radicado em Paris lança projeto com Polaroid
    Fotógrafo brasileiro radicado em Paris lança projeto com Polaroid
    POR

    small_pharrellPharrell Williams ©Antonio Barros (todas as fotos)

    Faz parte da linha editorial do FFW projetar novos talentos. Esta semana recebemos o material do fotógrafo Antonio Barros, 32, que criou o projeto The Singular, uma série de imagens em Polaroid. As fotos trazem a urgência das imagens publicadas pelos sites de street style, mas com a textura e o astral deliciosos da Polaroid. Em 2006 Antonio terminou a faculdade de Administração na Puc, arrumou as malas e se mandou para Paris porque achava que no Brasil não havia espaço para o estilo que queria desenvolver como fotógrafo. “Desde criança sonhava com uma câmera Polaroid, mas nunca consegui comprar. Em 2009 eu li no jornal uma matéria que contava que a Polaroid tinha fechado a fábrica e parado de produzir o filme. Fui correndo comprar uma usada em uma lojinha perto da Bastille, pois era minha última chance de usar uma câmera dessas. Achei uma Polaroid 600 azul e acabei com o estoque de filme em diversas lojas”.

    fotografo Antonio Barros ©Alessandro Somma

    Na França ele foi trabalhar para a Getty / WireImage, fotografando desfiles e backstages durante as semanas de moda de Paris, Londres, Milão e Nova York. Assim ele teve acesso a eventos e lugares normalmente restritos. Fora das temporadas, ele se mantém fotografando catálogos, lookbooks e books para modelos new faces. Quem começou assim também foi o peruano Mariano Vivanco, que hoje trabalha para revistas como “V” e “i-D” e, recentemente, fez as fotos e o filme da campanha da Mugler. “Comecei a fotografar street style, famosos e modelos com a nova câmera, mas decidi que tiraria apenas uma foto por pessoa por causa da escassez de filme. A maioria das polaroids eu faço durante a temporada de desfiles, nos desfiles, nos backstages ou nas ruas. Mas também levo minha máquina quando saio à noite, em viagens ou durante os meus trabalhos”.

    celebs_13Anna Wintour

    Após cinco anos morando em Paris, Antonio construiu uma rede de contatos bacana, mas o início, como qualquer nova experiência em terras estrangeiras, não foi fácil. “No começo foi muito difícil ganhar dinheiro, viver sozinho sem muitas amizades e ser um completo desconhecido no mercado. Muitas vezes me desanimei e achei que estava na profissão errada”.

    Hoje ele tem um site onde expõe o seu trabalho e o blog do The Singular, muito gostoso de xeretar. Algumas fotos desse projeto você vê na galeria abaixo. O site é dividido em categorias, como backstage, celebridades, exposições, pessoas e testes, com modelos new faces. “Quando fotografo gosto de capturar emoções e um certo drama. Por isso evito ao máximo o uso de photoshop nos meus trabalhos. Pele plastificada ou borrada distorce toda a emoção da foto. Gosto de retratar a beleza da forma mais natural possível”.

    Não deixe de ver
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar
    Maxi bags: as bolsas grandes estão de volta