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    #Consumo: as tribos do Tumblr e as novas possibilidades do marketing
    #Consumo: as tribos do Tumblr e as novas possibilidades do marketing
    POR Redação

    “Mapa” do Tumblr, com seus “países” de conteúdo ©Reprodução

    A exploração comercial da blogosfera, com seus prós, contras, condições e consequências, já é discussão recorrente da Web 2.0 — o FFW já falou sobre isso aqui, lembra? Pois pelo que indica um artigo recente do bureau de pesquisa de tendências WGSN, a plataforma Tumblr pode estar seguindo esse mesmo caminho e se tornar a nova meca de publicitários espertos, de olho nas possibilidades de fortalecimento, exposição e promoção de suas marcas.

    Levando-se em conta os impressionantes números da plataforma, a movimentação faz sentido. Fundado em Nova York em 2007, o Tumblr cresceu rapidamente e hoje contabiliza mais de 15 bilhões de page views por mês, vindos de seus cerca de 120 milhões de usuários, segundo dados fornecidos pelo CEO da empresa, David Karp, na conferência Design Life Digital. Ainda de acordo com Karp, existem mais de 16 bilhões de posts no Tumblr sendo publicados e republicados pela dedicada comunidade do site, que cria mais de 14 milhões de novos posts por dia – metade deles constituídos por imagens, com o potencial de comunicar mensagens de maneira mais clara e direta do que textos. “Uma imagem vale mais do que mil palavras” é o mantra aqui.

    + Visite o Tumblr do FFW: ffw-radar.tumblr.com

    Muito além do escandaloso número de usuários, porém, o que tem feito o mercado abrir os olhos para as possibilidades do Tumblr é o seu modelo de funcionamento. Nele, usuários seguem outros usuários de acordo com seus interesses e referências (e não necessariamente por “quem conhece quem”), ou seja, o processo de compartilhamento é o que move o site. O próprio Karp já definiu o Tumblr como uma “rede social acidental”, e explicou o seu funcionamento como “10% de criação de conteúdo e 90% de curadoria – outras pessoas compartilhando e agrupando coisas que elas gostam”.

    O que acontece é que isso criou uma nova linguagem visual dos jovens de hoje, em que os compartilhamentos, reblogs e “likes” podem ser aproveitados pelas marcas e analistas de tendências, que têm a possibilidade de navegar o cenário digital identificando “tribos” e aprendendo sobre seus gostos visuais e suas referências. Tais informações são valiosas, ainda mais porque o crescente uso das comunidades online só tem a fortalecer as “tribos digitais”, que se manifestam com poder global, livres de limitações geográficas. Agora imagine o potencial disso tudo para uma marca de percepção digital apurada!

    Como exemplo dessa nova dinâmica social – e potencialmente comercial –, o WGSN identificou seis “tribos do Tumblr” por suas principais características, ícones, marcas e referências visuais:

    “OBEY THE SWAG”

    Print screen do tumblr thenewhype ©Reprodução

    Os tumblrs dessa tribo são caracterizados pela estética urbana-esportiva-de-luxo; os rappers Tyler, the Creator (do grupo OFWGKTA) e A$AP Rocky são figurinhas constantes desses blogs. Outros ícones incluem as marcas Jeremy Scott, Adidas, Nike, Stussy, Obey e Supreme. Entre as referências visuais citadas pelo WGSN estão: cigarros, tênis caros, notas de dinheiro, grills (adornos para os dentes) de ouro, estampas de leopardo para os meninos, e nail art com referências a grifes.

    Fontes do WGSN:

    madfuture.com
    thenewhype.tumblr.com
    malditoskinny.tumblr.com
    obey-that-swag.tumblr.com
    caligirlkta.tumblr.com
    makemefat.tumblr.com

    “SUPER KAWAII”

    Print screen do tumblr peach-kitten ©Reprodução

    A tribo mais cor de rosa de todo o tumblr, com forte influência da cultura japonesa. Os personagens My Little Pony, Rilakkuma, Hello Kitty, Sailor Moon e Barbie são alguns dos ícones do estilo. O WGSN cita como referências visuais: sorvetes, estampas florais, coelhos e gatos fofos, macaroons e cupcakes, objetos inanimados com desenhos de sorrisos, nuvens, glitter e diamantes, além dos formatos coração, estrelas e laços.

    Fontes do WGSN:

    watashinochou.tumblr.com
    kittyblush.tumblr.com
    peach-kitten.tumblr.com
    sugary-world.tumblr.com
    sparkly-kawaii.tumblr.com
    hina-lu.tumblr.com
    ferbelle06.tumblr.com

    “90S RENEGADES”

    Print screen do tumblr unplannedplans ©Reprodução

    O amor pela cultura dos anos 1990 é o fio condutor dessa tribo. A estética documental/realista da fotógrafa Corinne Day é marcante; outros ícones incluem a banda Nirvana, a cantora Gwen Stefani, as atrizes Winona Ryder e Drew Barrymore, a personagem de Angelina Jolie em “Garota Interrompida”, o desenho Beavis and Butthead e a marca Dr Martens. As referências visuais citadas pelo WGSN incluem: óculos psicodélicos, estética grunge, camisetas podres, jean com lavagem gasta, gargantilhas, garrafas vazias de bebidas alcoólicas, e hematomas.

    Fontes do WGSN:

    unplannedplans.tumblr.com
    jadenlmaier.tumblr.com

    “HERITAGE FANBOYS”

    Print screen do tumblr lifeonsundays ©Reprodução

    Uma tribo que preza por grifes clássicas e design de qualidade, e que tem como ícones Steve McQueen e Dustin Hoffman por volta dos anos 1970. A estética da natureza selvagem se reflete na escolha do vestuário, com o uso no dia a dia de marcas de roupas para a prática de esportes ao ar livre. O WGSN cita como referências visuais o Tour de France, canivetes de bolso, propagandas vintage, motocicletas clássicas, botas de escaladas, e camisas listradas, entre outras.

    Fontes do WGSN:

    lifeonsundays.com
    monopolist.tumblr.com
    ivancap.tumblr.com
    fieldphotos.tumblr.com

    “INDIE POSTER GIRLS”

    Print screen do tumblr lusttforlifeblog ©Reprodução

    Essa tribo é formada por blogueiras de auto-promoção, que registram imagens de seus próprios looks e as compartilham na rede, reblogando também outras garotas do mundo todo. Elas têm como ícones de estilo Brigitte Bardot, Marianne Faithfull, Chloë Sevigny e Alexa Chung, entre outras, gostam de Chanel vintage e da Topshop, e leem a “Teen Vogue” e a “Nylon”. As principais referências visuais, de acordo com o WGSN, são as fotografias desfocadas, o nascer e o pôr do sol, cristais e dream catchers (“filtro dos sonhos”), cultura nativo-americana, os anos 1970, penas, vestidos de renda e chapéus de aba larga.

    Fontes do WGSN:

    lusttforlifeblog.tumblr.com
    misswallflower.tumblr.com
    ethereal-rose.tumblr.com
    simplicitemily.tumblr.com
    jamiesantiago.tumblr.com

    “RAINBOW RIOT GRRLS”

    Print screen do tumblr in-dy ©Reprodução

    Com um visual que pode ser definido como “gótico-pastel”, esta tribo tem um visual ao mesmo tempo ousado e fofo, com uma mistura do gótico, punk, dark e grunge com tons pastel, arco-íris e muito cor de rosa. Courtney Love, a personagem Tank Girl, a banda Bikini Kill e a marca britânica Meadham Kirchhoff são ícones de estilo. O WGSN cita como referências visuais os cabelos em tons pastel ou de arco-íris, o símbolo de yin-yang, coturnos coloridos, couro tingido, jeans de lavagem clara e malhas de trama aberta.

    Fontes do WGSN:

    mylittleponyhair.tumblr.com
    iwantyourhair.tumblr.com
    in-dy.tumblr.com
    0800pink.tumblr.com
    llykke.tumblr.com

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