30.08.2017 / Moda / por

A artista russa Jahnkoy parou tudo no SPFW; saiba como foi

um dos poderosos looks da apresentação de Jahnkoy no SPFW N44 / agencia fotosite
um dos poderosos looks da apresentação de Jahnkoy no SPFW N44 / agencia fotosite

A artista Jahnkoy fez sua aguardada apresentação durante o São Paulo Fashion Week. A Bienal parou para ver os modelos descerem das sinuosas rampas desenhadas por Oscar Niemeyer e performarem em frente a um grupo de capoeiristas que tocavam para aquecer a apresentação.

+ Conheça mais sobre o impactante trabalho de Jahnkoy

Os modelos negros desciam lentamente e entravam no meio de um círculo de pessoas que se aglomeravam para ver a performance. Em silêncio, o público apreciava cada detalhes das roupas elaboradas e poderosas, que levantam questões sobre a sustentabilidade do sistema atual e buscam trazer consciência aos consumidores sobre outros modos mais viáveis de produção, distribuição e consumo.

Um dos looks trazia como estampa “1,99” em referência aos baixíssimos preços praticados pelas redes de fast fashion, sistema que Jahnkoy critica. Em outra peça lemos “don´t bring your shit to Africa”, uma mensagem para as grandes empresas que despejam seus restos no continente africano. O resultado final é uma série de looks fortes e uma apresentação impactante que vai muito além da roupa. Suas coleções são absolutamente contemporâneas e originais, uma mistura de África, artesanal, sportswear associados ao lifestyle da Rússia de tradição e cultura.

A Jahnkoy é a artista para se prestar atenção. Quem viu, viu! E quem não assistiu, pode conferir abaixo todos os looks – e aguardar nossa entrevista com a artista. Russa radicada em Nova York, ela foi uma das finalistas do Prêmio Louis Vuitton deste ano por conta do seu trabalho com imagens e mensagens igualmente poderosas.

O Projeto Estufa e o Centro-br foram os responsáveis pela vinda da estilista ao Brasil com o apoio da Puma e Sebrae.


Relacionadas


Veja Também