FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Top 10: os vídeos de música mais fashionistas de 2016
    Top 10: os vídeos de música mais fashionistas de 2016
    POR Augusto Mariotti

    2016 foi um ano definitivamente importante para a música pop, principalmente para os artistas negros. De Beyoncé a Frank Ocean, essa turma produziu os maiores hits do ano não somente em termos de música, mas também em termos estéticos. E a moda tem papel importante nesse contexto. Foi pensando nisso que o FFW elegeu os 10 vídeos de música mais fashionistas do ano, que você vê a seguir.

    10. Grimes – Kill v. Maim

    Claire Boucher, ou Grimes, queridinha de Nicolas Ghesquière, diretor criativo da Louis Vuitton, recrutou uma turma de freaks de Montreal, todos vestidos em looks de forte pegada street e maximalista para o vídeo de “Kill v. Main”. Uma overdose de estilos, cores de cabelo, dança, carros e sangue onde nada e tudo parece fazer sentido.

    9. Céu – Perfume do Invisível

    No vídeo todo em preto e branco, Céu dança vestindo uma blusa prateada e legging com tecido brilhante, como uma diva disco tropical. A cantora paulista lançou este ano o elogiadíssimo álbum “Tropix”. O figurino leva a assinatura da estilista Emanuelle Junqueira.

    8. Jamie xx – Gosh

    Romain Gravas, diretor francês por trás de outros vídeos perturbadores, juntou um exército de jovens chineses que marcham e dançam uma coreografia que faz referências as aberturas dos Jogos Olímpicos, numa Paris cenográfica. Mas a figura central do vídeo é a do jovem Hassan Kone, albino de 17 anos que o diretor descobriu na periferia de Paris. A forte e estranha imagem de Hassan é reforçada pelo seu look total branco, com jaqueta sobreposta à camiseta longa, o grande hit da moda masculina em 2016.

    7. Radiohead – Daydreaming

    Na deliciosa viagem de Thom Yorke, no video de “Daydreaming”, dirigido por Paul Thomas Anderson (de “Boogie Nights”, entre outros), Thom Yorke faz uma estranha e linda viagem onde, a cada porta aberta, surge um novo lugar, saindo de uma garagem e entrando numa montanha de neve.

    Mas o que chama atenção dos amantes de moda aqui (além da belíssima música) é o look “angsty-boy” de Thom. O estilo dominou as ruas de Nova Iorque à Berlim neste ano e tem como maior referência o trabalho do estilista Rick Owens e suas jaquetas de couro estonadas, camisetas em tons de preto e cinza ultra longas, as calças folgadas e os famosos tênis “Ramones” de cano alto, preto com solado branco e pesado, também usados por Thom Yorke no vídeo.

    5. Frank Ocean – Nikes

    Após uma longa espera e vários falsos teasers, o álbum “Blondes” marcou a volta de Frank Ocean. O vídeo de “Nikes” (sim, a marca americana) teve direção do fotógrafo de moda Tyrone Lebon, o mesmo que fotografou Frank para a atual campanha da Calvin Klein. E não há como não lembrar da icônica foto de Gisele Bundchen por Irving Penn para a Vogue americana no final dos anos 90, na cena em que uma garota aparece nua sobre um cavalo branco.

    4. Anitta – Bang

    O vídeo de “Bang” é assinado pelo cultuado diretor de arte Giovanni Bianco, que trabalha para marcas como Miu Miu e Versace e para Madonna. O vídeo tem ainda styling da talentosa Renata Correa, colaboradora frequente da FFWMAG.

    3. Solange – Cranes in the Sky

    Solange e seu marido Alan Ferguson criaram juntos o vídeo, em que as composições em delicados tableus de mulheres negras casam perfeitamente com as cores de cada peça de roupa, que mudam a cada take, indo de tops brancos ou tons de pele ao vestido lilás de laços. Ao final, Solange aparece com o corpo todo pintado de dourado em meio às montanhas em referência ao trabalho do duo de fotógrafos Synchrodogs.

    2. Beyoncé – Sorry

    A cantora pop vem usando toda sua influência para dar voz às questões negras, e no vídeo de “Sorry” ela encarna uma rainha africana moderna, com referências a Nefertiti, e dança ao lado de um time de negras altamente empoderadas.

    O figurino, que ajuda a construir essa rainha moderna e libertária, é composto por peças em estampas de padronagens clássicas africanas e para a nossa (ótima) surpresa, na cena em que Beyoncé está no vagão de um trem, veste um look em tricô com estampa de ondas da marca mineira GIG Couture, da coleção do Verão 16 desfilada no SPFW.

    1. Anohni – Drone Bomb Me

    A supermodelo Naomi Campbell, em lágrimas, faz lipsync da voz perturbada de Anthony Hegarty. Naomi parece angustiada e enfrenta a câmera com movimentos lânguidos e elegantes. O styling é do diretor criativo da Givenchy, Riccardo Tisci, que é amigo pessoal da cantora e da modelo. Com essa trinca, esse com certeza é o vídeo mais fashionista do ano.

    Não deixe de ver
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar
    Lançamento: ‘‘ADORO DJS’’ celebra aniversário de 20 anos do Noporn
    Lollapalooza anuncia line-up para a edição de 2024
    Taylor Swift e suas diferentes fases de estilo
    Mark Ronson e Sabato de Sarno se unem para remix de canção que já está disponível
    Stray Kids: conheça um dos maiores fenômenos da 4a geração do KPOP
    Favorite Band T-shirt Project inaugura amanhã (26) na Galeria BG27