FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    O Futuro é Agora: Conheça os destaques da nova edição da FFWMAG
    O Futuro é Agora: Conheça os destaques da nova edição da FFWMAG
    POR Augusto Mariotti

    O mundo está passando por uma transformação peculiar, e nos encontramos em um momento transitório da história, com mudanças fundamentais acontecendo. A revolução digital, com sua velocidade estonteante, faz com que a quantidade de informações produzidas e espalhadas pelas redes ganhem proporções desumanas. Nada mais é como antigamente, tudo mudou – e ainda está mudando.

    Assim, é cada vez mais difícil saber tudo, ao mesmo tempo que temos mais acesso a tudo. O novo dura pouco, o futuro quase já foi, o amanhã é já. O que nos resta, o que se torna essencial em um mundo cercado de incertezas é ACREDITAR.

    A geração atual cresceu em um mundo completamente diferente. Pessoas nascidas nas últimas duas décadas do século 20 estão prestes a ocupar importantes posições de poder e influência e encaminhar o futuro sob novas ideias e concepções. As decisões delas serão a base para uma nova realidade.

    São as primeiras nascidas em um mundo conectado pelas tecnologias. Colhem os benefícios das explorações espaciais, do desenvolvimento da ciência e conectividade global. Estão no absoluto começo de uma progressão que sentimos, mas ainda desconhecemos. É a geração que, talvez, viverá em outros planetas. E, dentro de nossa história de vida, quem sabe, nascerão em outros planetas.

    Inspirada pela mais recente edição da revista alemã 032c, FFWMAG lista uma série de conceitos que podem contornar a atmosfera adversa de conflito de uma cultura pós-tudo. São valores que nos guiam em tempos de incerteza e nos fazem olhar para a direção certa: energia, família, fantasia, amor, sexo, trabalho, criatividade, inovação, paixão, igualdade de gêneros, escapismo, autoconfiança – e a palavra que rege o mundo hoje: instabilidade.

    Hoje, somos instantâneos. As barreiras entre o pessoal e o profissional, online e offline, singular e plural se desintegraram. A tecnologia nos permite um novo começo, livre de fronteiras físicas. Restrições sociais e culturais vieram abaixo. E, nessa instantaneidade, temos que achar o nosso todo.

    As pessoas que entrevistamos, fotografamos ou convidamos para participar desta edição de FFWMAG representam este momento e, de alguma forma, traduzem no que acreditamos.

    O estilista Ronaldo Fraga entrevista o mais importante arquiteto brasileiro em atividade, Paulo Mendes da Rocha, que nos recebeu em seu escritório no centro de São Paulo para uma longa conversa, que vai da teia da aranha a Amy Winehouse, passando por arquitetura, claro. Um verdadeiro “encontro de bigodes”.

    Outro destaque é nosso especial com Marina Abramovic. Foram meses de negociação e muitas negativas por parte da assessoria americana, mas o destino colocou uma FFWMAG nas mãos da Marina, que nos contatou pessoalmente para propor uma participação nesta edição. Foram três encontros em São Paulo durante a exposição Terra Comunal, que se transformaram em conversas sobre performance, energia e vida.

    O diretor Sean Baker contou como filmou o longa Tangerine só com o iPhone 5S. Outro desafio foi o do stylist Daniel Ueda, que criou imagens de moda para pessoas reais, de famílias reais. Em outro ensaio, apostamos na nova dupla de fotógrafos Gleeson Paulino e Rafael Sans Peres, que viajaram com Thairine Garcia para o sítio de João Pimenta e lá fotografaram sob chuva e fogo as coleções de verão nacionais e de inverno internacionais. Também fomos para Nova York fotografar com a neotop francesa Joséphine Le Tutour, que, com Thairine, são as capas da edição.

    O artista Nino Cais, que Augusto Mariotti conheceu em uma bienal e aguardava o momento certo para convidá-lo para participar, estreia na FFWMAG com um lindo ensaio de joias e bijoux fotografadas de um jeito totalmente diferente. Ainda temos o portfólio sexual de Maxime Ballesteros, um Helmut Newton sem verniz, uma entrevista sobre amor com Rodrigo Guima, uma conversa suculenta com Cacá de Souza, embaixador global da Valentino. Protagonista de Que Horas Elas Volta, premiado filme nacional, um dos mais comentados dos últimos anos e representante do Brasil na corrida ao Oscar, a atriz e apresentadora Regina Casé responde: qual a primeira coisa que você faz de manhã? Para finalizar, apresentamos imagens do backstage da edição comemorativa dos 20 anos de SPFW.

    Se a temperatura do mundo hoje reclina mais para situações de adversidade e incerteza, nós preferimos pensar – e nos deixar guiar – por criatividade, transformação e paixão. Para nós, o futuro é agora.

    Paulo Borges

     

    * Errata: No editorial com imagens do backstage do SPFW, a legenda referente à marca UMA por raquel davidowicz aparece trocada: as imagens são dos bastidores da Lilly Sarti, e vice versa
    Não deixe de ver
    Are you one of us? Condé Nast lança Them, publicação multiplataforma voltada para o público LGBTQ
    O Futuro é Agora: Conheça os destaques da nova edição da FFWMAG