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    Google fecha parceria com Luxottica e dá novo passo para tornar Glass mais acessível
    Google fecha parceria com Luxottica e dá novo passo para tornar Glass mais acessível
    POR Redação

    Parceria entre Luxottica e Google promete tornar Glass mais acessível e disponibilizá-lo para mercado maior. Atualmente, há poucos modelos disponíveis (apenas para os EUA), como o Titanium e o esportivo ©Reprodução/Google

    O Google Glass — óculos que têm uma espécie de pequena tela em uma das lentes que o usuário pode comandar para gravar vídeos e acessar a internet por meio de uma conexão sem fio com o celular — promete ser o grande protagonista da próxima revolução tecnológica. Para que isso se torne realidade, os maiores entraves são tornar a tecnologia acessível e disponibilizá-la para um mercado mais amplo. Pois o grande passo nesta direção pode ter sido dado nesta semana. A empresa italiana Luxottica, maior fabricante do mundo de óculos de sol, fechou acordo para projetar, desenvolver e distribuir modelos baseados no Google Glass. A notícia, divulgada pela agência de notícias Reuters, foi recebida com certa euforia e divulgada em sites e jornais do mundo inteiro.

    A Luxottica informou que suas duas maiores marcas, Ray-Ban e Oakley, fazem parte do acordo, mas não deu outros detalhes. Os novos modelos devem chegar ao mercado em 2015 — quando o projeto foi divulgado, em 2012, a expectativa do Google era que o produto fosse ofertado em larga escala já neste ano.

    Até o momento, o Google Glass é um produto caro e inacessível até mesmo para quem pretende pagar os US$ 1,5 mil cobrados, pois o dispositivo ainda está em desenvolvimento e somente pode ser adquirido por residentes dos Estados Unidos que têm cadastro no programa Explorer.

    O acordo permitirá que a Luxottica seja a primeira empresa a ofertar a nova tecnologia para milhões de consumidores em potencial, mesmo que o Google ainda tenha que superar algumas barreiras, como a duração da bateria e questões relacionadas à privacidade. O Google Glass já recebeu as mais diferentes críticas, desde ser chamado de um dispositivo de vigilância constante até ser acusado de ajudar a desumanizar e isolar as pessoas. Não à toa foi apelidado de “Glasshole”. Mas convencer as pessoas a usarem o Google Glass não é apenas uma questão tecnológica, mas também de moda.

    Sergey Brin, um dos fundadores do Google, com Diane Von Furstenberg no encerramento do desfile Verão 2013 da grife, em que modelos desfilaram com o Google Glass ©Imaxtree

    A parceria entre Google e Luxottica certamente também contemplará a questão estética dos óculos — a empresa italiana detém o licenciamento de marcas como Prada, Chanel, Dolce & Gabbana e Coach. Mas o mundo da moda já teve seus primeiros romances com o dispositivo. Na temporada Verão 2013 da semana de moda de Nova York (em setembro de 2012), Diane Von Furstenberg desfilou o primeiro modelo da peça, com armação em diferentes cores. Mas os óculos não estavam lá apenas de enfeite: as imagens gravadas pelas modelos viraram um vídeo que ajudou a mostrar para o mundo da moda as possibilidades do dispositivo. A ação de marketing com o Google naquela temporada também proporcionou que os fashionistas experimentassem os óculos e entendessem o uso. Agora, já foram lançadas várias armações, algumas com mais informação de moda, outras mais indicadas para usos específicos, como a prática de esportes. O próximo passo certamente será a união das grifes ao Google Glass. Ou seja, a questão não é se você terá um deles, mas se o seu modelo será Ray-Ban, Prada, Dior…

    + Assista ao vídeo do desfile de DVF na temporada Verão 2013 (com imagens captadas com o Google Glass):

    + Assista ao vídeo que o Google preparou para explicar como funciona o dispositivo:

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