13.04.2017 / Verde / por

Fashion Revolution Week: evento em São Paulo promove a conscientização na indústria da moda; veja a programação completa

UNIBES Cultural, sede oficial do Fashion Revolution Week São Paulo ©Reprodução
UNIBES Cultural, sede oficial do Fashion Revolution Week São Paulo ©Reprodução

Em 2013 surgiu a Fashion Revolution Week, movimento que nasceu em Londres com eventos feitos por profissionais da moda com o objetivo de exigir transparência na produção, promover a conscientização sobre os impactos socioambientais e celebrar boas práticas na indústria fashion que, em 2016, só no Brasil movimentou R$ 129 bilhões, segundo dados da Abit. Hoje, o movimento está presente em 92 países, inclusive o Brasil.

Neste ano, o movimento ocorrerá em quase 30 cidades do País. Em São Paulo, o evento principal, que acontece dia 29 de abril na UNIBES Cultural, conta com uma programação que inclui exposição, rodas de conversa, oficinas, feiras de troca, apresentação de coletivos e intervenções artísticas.

Equipe da Fashion Revolution de São Paulo: Eloisa Artuso, Marina de Luca, Ana Sudano, Fernanda Simon e Mariana Lombardo ©Divulgação
Equipe da Fashion Revolution de São Paulo: Eloisa Artuso, Marina de Luca, Ana Sudano, Fernanda Simon e Mariana Lombardo ©Divulgação

A abertura acontece dia 24.04, com uma conversa sobre o tema do evento deste ano, Money, Fashion, Power, que visa questionar o fluxo do dinheiro, as estruturas de poder e refletir sobre quem ganha e quem perde nesse sistema. Nesse mesmo dia, também acontece a inauguração da exposição Fashion Power, que permanecerá ao longo da semana aberta ao público apresentando looks desenvolvidos sob princípios de sustentabilidade.

Outras atividades que acontecerão pela cidade também estão inclusas no calendário, como a Fash Rev Talks, na feira Tecnotêxtil, a roda de conversa sobre certificações têxteis na faculdade Santa Marcelina e a exibição do documentário The True Cost, no Instituto Europeu de Design e na escola Perestroika, seguidas de rodas de conversa com integrantes do movimento. “Na campanha deste ano, queremos provar que a moda pode, sim, ser boa e justa – e o que é bom para um, tem que ser bom para todos!”, explica Fernanda Simon, coordenadora nacional do Fashion Revolution.

O evento é aberto ao público com entrada gratuita; no entanto, é necessária a inscrição prévia para algumas atividades. Para as mesas de conversa, o ingresso será a doação de uma peça de roupa, que será repassada para o bazar da UNIBES. Já para as oficinas, serão cobrados valores simbólicos.

Veja a programação completa:

programacao-geral-5

Serviço

Fashion Revolution Week São Paulo
Quando: 24.04 (segunda), abertura às 19h, e, 29.04 (sábado), evento principal das 10h às 21h
Onde: UNIBES Cultural (sede oficial) – Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré
Mais informações: facebook.com/FashionRevolution.Brasil


Relacionadas


Veja Também