FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Tohoku Cotton Project
    Tohoku Cotton Project
    POR Camila Yahn

    Jeans da marca Lee fabricados com algodão do Tohoku Cotton Project ©Reprodução

    No dia 11 de março de 2011, o Japão foi vítima de um dos maiores desastres naturais registrados na história da humanidade. A zona norte do país, utilizada para o plantio de arroz, foi devastada por um tsunami, que depositou tanto sal no solo que não só destruiu as plantações existentes como o tornou infértil para futuras plantações do cereal, deixando milhares de agricultores sem trabalho.

    Felizmente para esses agricultores, o solo permitia a plantação de outras matérias-primas, como o algodão, o que levou um grupo de investidores japoneses a fundar, há um ano, o Tohoku Cotton Project, um projeto que não só devolve o trabalho aos agricultores japoneses das áreas devastadas, – como, por exemplo, da área de Tohoku -, como também incentiva a produção nacional de algodão, que até então, segundo o Instituto Têxtil Japonês, era 80% importado. O projeto tomou forma quando Naomasa Ochi, chairman de uma das maiores fábricas de meias do país, a Tabio, reuniu um grupo de empresários da indústria têxtil, incluindo o presidente no Japão da marca de jeans Lee, Hidekazu Hosokawa. De acordo com o “WWD”, hoje a Lee do Japão desenvolve todos os seus jeans com o algodão produzido na área, misturado com algodão importado pois a produção ainda não é suficiente; mas segundo o seu presidente, “o objetivo é produzir peças exclusivamente com o algodão oriundo do projeto”, disse ao site.

    Produtos da Tohoku Cotton Project à venda no site da marca e em algumas lojas de varejo no Japão: camiseta polo por R$ 212 e calça jeans por R$ 400 ©Reprodução

    A primeira leva de produtos fabricados com o algodão de Tohoku e produzidos pela Lee já está à venda no site criado pelo projeto e inclui calças jeans, shorts, camisetas polo, lenços e toalhas, alguns deles apresentados em um desfile durante a semana de moda de Tóquio em parceria com outras marcas. O grande objetivo é que a área de Tohoku e outras áreas devastadas possam ser revitalizadas e que cada vez mais marcas japonesas vejam o Tohoku Cotton Project como um fornecedor de algodão importante para o seu país.

    Não deixe de ver
    Stella McCartney e Veuve Clicquot lançam couro de resíduos de uva
    Brasil Eco Fashion Week se consolida em edição de ótimas coleções
    Enjoei se une a Paula Rondon em parceria inédita
    Brasil Eco Fashion Week tem início nesta semana em São Paulo
    Couro fake é mesmo ecológico?
    Airon Martin e Heineken se unem em novo projeto
    Billie Eilish é a escolhida para a campanha da bolsa sem couro animal da Gucci
    Rider e Pedro Andrade se inspiram em novas espécies de sapos amazonenses
    Governo da França pagará por consertos de roupas e calçados da população