Update: A mostra entra em seus últimos dias; atenção para os horários extras durante o feriado no serviço abaixo.
+ Veja 10 momentos imperdíveis da exposição
Desde que foi anunciada, há uma grande expectativa em torno da exposição sobre David Bowie. Pois chegou o dia de sua estreia em São Paulo (31.01), que deve aumentar ainda mais as filas em torno do MIS (Museu da Imagem e do Som) para a mostra “David Bowie”, sobre uma das figuras mais icônicas da história da música.
A exposição estreou no Victoria & Albert Museum, em Londres, em março de 2013 e reúne mais de 300 itens entre fotografias, desenhos e roupas. A equipe de curadores teve acesso aos milhares de itens do David Bowie Archive, acervo pessoal com fotografias, figurinos, pinturas e cenários usados ao longo dos mais de 40 anos de carreira, segundo a “Folha de S.Paulo”.
Em 6 de junho de 2012, o álbum conceitual “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars” completou 40 anos. Essa exposição é apenas mais uma demonstração de como a obra do músico britânico permanece inspiradora e como, mesmo passando dez anos recluso sem lançar um álbum novo (“The Next Day” veio em março de 2013), continua culturalmente presente. “Bowie é um pioneiro não apenas na música, mas também no rock theatre, vídeos, internet e downloads. Ele sempre está pessoal e ativamente envolvido em tudo que cria e é continuamente citado como uma influência para artistas, designers e performers”, afirmou a co-criadora da exposição, Victoria Broackers, à “Vogue” britânica.
Além das fotografias de Bowie em momentos icônicos de sua carreira, como as imagens de 1973 em que o músico aparece caracterizado de Aladdin Sane, personagem que deu título a seu sexto álbum, a exposição traz o casaco com a estampa da bandeira do Reino Unido, que foi desenvolvido em 1997 por Alexander McQueen, em parceria com o próprio Bowie, para o disco “Earthling”. A mostra também apresenta páginas de diário e letras de canções escritas à mão pelo britânico, bem como ilustrações, como o autorretrato que se converteu na capa de “Heroes”, de 1978.
Por uma questão de espaço, a mostra não é exatamente igual a do V&A, mas não desaponta. Manuscritos, letras de músicas, instrumentos, trechos de filmes e shows ao vivo fazem parte da montagem, além de 47 figurinos, tudo organizado tematicamente.
Um livro feito em parceria com a Cosac Naify também foi criado, com mais de 300 páginas que analisam a a influência de Bowie.
DAVID BOWIE (mostra) @ MIS
De 31 de janeiro a 20 de abril de 2014
MIS – Av. Europa, 158, Jardim Europa
(11) 2117-4777
Novos horários para os últimos dias de exposição: quinta (17.04) e sexta (18.04), das 10h às 3h; sábado (19.04) das 10h até as 22h de domingo (20.04).
DAVID BOWIE (livro)
Preço: R$ 119,90.