A designer Amalia Spinardi mostra o maiô estampado com uma ilustração de Carine Roitfeld; e os DVD’s que serviram de inspiração para a coleção Verão 2014 ©Andreia Tavares/FFW
A marca de beachwear de luxo Jo De Mer apresentou nesta quinta-feira (01.08) na sua loja da Oscar Freire, em São Paulo, a sua coleção de Verão e Resort 2014. Amalia Spinardi, designer da grife, estava lá para apresentar as peças a um grupo selecionado de convidados e membros da imprensa. A marca, que comemora 10 anos em 2014, está presente em vários e-commerce nacionais e internacionais e pretende lançar o seu próprio no próximo ano. É vendida na francesa Colette há três anos, na Barneys, e recentemente criou um modelo especial para a loja de Aerin Lauder, herdeira da Estée Lauder.
A coleção de verão representa para Spinardi uma volta às origens em vários sentidos. As inspirações para a coleção vêm dos seus tempos de editora e produtora de moda na revista “Capricho” e o seu showroom voltou ao seu tamanho original, para focar as suas atenções nos mercados de e-commerce e atacado, incluindo o internacional. “Chegou um momento em que a marca cresceu tanto que ou eu abria mais umas 30 lojas e reformava as existentes ou eu voltava às origens. Resolvi voltar, diminuir o meu showroom e me focar no mercado internacional e no atacado”, explica aos jornalistas presentes.
A estampa de moodboard criada para a coleção de Verão 2014 e a sua concretização na peça ©Andreia Tavares/FFW
Para a estampa moodboard, uma espécie de quadro de inspirações de editora, a designer foi buscar referências no mundo editorial por meio dos filmes “The Eye Has to Travel”, que conta a história de Diana Vreeland, e do documentário da “Vogue”, “The Editor’s Eye”. Ainda dessas referências, Spinardi criou estampas com ilustrações de Anna Wintour, Carine Roitfeld e Costanza Pascolato, feitas pela diretora de arte Luiza Ruberti. “Mais do que editoras, elas são ícones da moda e incentivaram uma geração inteira de profissionais”, explica. Para aquilo que chama de estampas de fundo, a designer se inspirou no decorador Tony Duquette e nos mármores e grafites que ele usa nas suas composições.
Estampas inspiradas nas composições do decorador Tony Duquette ©Andreia Tavares/FFW
Já a coleção de Resort, baseada em uma viagem que Spinardi fez por Utah e pelo Arizona, nos Estados Unidos, é composta por tons mais terrosos de influências indígenas e de cowboys, como a estampa de bandana e a de cavalinho.
Em termos de novidades na modelagem, a marca apresenta os tops de manga comprida e as calcinhas mais largas, pensados principalmente para o mercado internacional. “Quando você vai à praia nos Hamptons, por exemplo, precisa de uma roupa extra, porque a água é gelada! (risos) E lá fora as pessoas se preocupam mais com a proteção solar e também fazem mais esportes aquáticos, então a manga é para isso mesmo”, conclui.