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    Maquiagem “do bem”: conheça a vegana Obsessive Compulsive Cosmetics
    Maquiagem “do bem”: conheça a vegana Obsessive Compulsive Cosmetics
    POR Redação

    Bette Franke usando uma tonalidade vermelha de Lip Tar em editorial da “Vogue” brasileira de fevereiro de 2013 ©Giampaolo Sgura/Reprodução

    A Obsessive Compulsive Cosmetics, ou simplesmente OCC, foi criada em 2004 em Nova York por David Klasfeld. Apesar dos quase 10 anos de existência, no entanto, só em meados de 2012 a marca ganhou notoriedade fora dos Estados Unidos, quando a Sephora passou a comercializar seus produtos, todos 100% veganos e com selo de aprovação da PETA. Mas, a despeito do vasto portfólio, são mesmo os Lip Tar, espécie de híbrido entre batom e gloss, os responsáveis pelo alvoroço em torno da OCC, inclusive aqui no Brasil.

    Anna Dello Russo, trendsetter que é, produziu um editorial de beleza e joias para a “Vogue” brasileira de fevereiro de 2013 em que a modelo Bette Franke exibe em seus lábios três tonalidades de Lip Tar. A partir de então, blogs e sites de todo o país começaram a falar do produto, bastante pigmentado. Como no FFW nós somos aficionadas por maquiagem e acreditamos que quanto mais batons nós temos, mais nós queremos, compramos três cores de Lip Tar no site oficial da OCC.

    As três tonalidades de Lip Tar adquiridas pelo FFW ©FFW

    Não é preciso utilizar grande quantidade de Lip Tar para colorir os lábios: eles são realmente muito pigmentados e, apesar de líquidos, aderem à boca ganhando efeito quase matte. Já sua aplicação é simples, afinal os produtos vêm em conjunto com um pequeno pincel (aplicar sem o pincel não é seguro!). Em entrevista ao “Beautylish”, Klasfeld comentou que desenvolveu os Lip Tar pensando em conveniência, mas também em higiene, pois, como make-up artist, se questionava com frequência sobre a limpeza de suas paletas de batons.

    Hoje, a OCC possui mais de 40 tonalidades de Lip Tar, incluindo cores exóticas como branco, preto, dourado e azul, que são voltadas para profissionais. Aliás, a marca foi fundada com o propósito de atender apenas a maquiadores e, talvez por isso, seus produtos não sejam exatamente os mais convencionais, assim como não o é seu nome. “Ao nomear a empresa, minha intenção era celebrar o jeito como […] compulsões podem ser canalizadas em um estilo de vida produtivo, e também transmitir senso de humor”, justificou Klasfeld.

    January Hunt e os “seus” Lip Tar ©Reprodução

    Mas não apenas de produtos de boa qualidade – desenvolvidos sem nenhuma matéria-prima animal – vive a OCC, que lançou recentemente uma iniciativa única e, de fato, impressionante. January Hunt, funcionária da marca há anos, é transgênera e desejar fazer uma operação de mudança de sexo, mas não possui os recursos necessários, já que a cirurgia custa cerca de US$ 20 mil (R$ 40,3 mil) nos Estados Unidos. Somando-se ao procedimento para colocar próteses mamárias, que lá sai US$ 10 mil (R$ 20,1 mil), ela precisaria ao todo de US$ 40 mil. A OCC então desenvolveu uma edição especial (e limitada) de Lip Tar, em parceria com a própria January, e 100% dos lucros serão revertidos para sua “causa”.

    Os Lip Tar “January Rising”, criados pela OCC em parceria com January Hunt ©Reprodução

    Sob o nome de “January Rising”, o Lip Tar é um rosa-chiclete bem forte e só pode ser comprado pelo site de arrecadação de recursos criado por January. Cada unidade custa US$ 25 (R$ 50,4), o que inclui taxa de entrega, e até o momento, já foram conseguidos US$ 23,797 mil (R$ 47,9 mil). A coragem de January, ao se expor na internet em um momento delicado, é um exemplo; a atitude da OCC, por sua vez, é pioneira (são 100% dos lucros, lembre-se) e comprova que, com o perdão dos clichês, a beleza de dentro pesa tanto quanto a de fora.

    + Cosméticos veganos: o que são, o que fazem, como encontrá-los

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