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    Polêmica
    Polêmica
    POR Camila Yahn

    Uma das imagens da nova campanha da Dove ©Reprodução

    Nas últimas campanhas da Dove, a marca se posiciona como apologista da beleza natural, ou “real beleza”, valorizando modelos de todas as idades, tamanhos e tons de pele, sem exageros de Photoshop, uma das ferramentas mais usadas – e polemizadas – no tratamento de imagens. Desde campanhas de maquiagem que já foram banidas por excesso de uso da ferramenta, a adolescentes que pedem para que se use menos Photoshop em revistas teen, a modelos que já ficaram sem perna e braço ou com partes do corpo deformadas, a verdade é que se não for bem usado, ele pode causar verdadeiras tragédias de imagem.

    A filial de Toronto da agência de publicidade Ogilvy criou para a marca uma ferramenta de “des-Photoshop”. Disponível no Reddit, ela pode ser baixada por editores de imagem e diretores de arte como se fosse um aplicativo novo, que promete realçar e dar brilho ao tom de pele da modelo e esconder todas as imperfeições. Mas o que ela faz, na verdade, é desfazer todos os retoques que foram feitos à imagem em questão, mostrando a original, com a “beleza natural”.

    No vídeo abaixo, você pode ver melhor a ferramenta funcionando:

    Apesar de alguns dos comentários ao aplicativo e à ação em si, deixados por quem trabalha com imagem, estarem longe de ser elogios (por exemplo “não gosto da forma como estão manipulando a mídia, da mesma forma que [a Dove] apregoa que a mídia manipula a ordem natural das coisas. É hipócrita”; e ” o alvo deveria ser as agências de publicidade e os seus clientes que estão fazendo esses pedidos”), a mensagem da campanha da Dove é que não custa tentar.

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