FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Spring Breakers
    Spring Breakers
    POR Redação

    Ashley Benson, Selena Gomez, Vanessa Hudgens e Rachel Korine, protagonistas do filme “Spring Breakers” ©Reprodução

    Com duas ex-“garotas da Disney” e James Franco no elenco, “Spring Breakers”, dirigido por Harmony Korine, roteirista de “Kids” e “Ken Park”, traz a história de quatro jovens universitárias que, em busca de diversão – leia-se adrenalina, drogas e sexo –, ultrapassam todos os limites morais e legais para conquistar, simplesmente, “férias para sempre”. Quarto longa-metragem de Korine, a obra segue a linha do primeiro filme que ele dirigiu, “Vida Sem Destino” (1997), mas com uma estética pop e apelo muito mais comercial.

    À parte à trama, roteirizada pelo próprio Korine, o filme apresenta uma fotografia distinta em dois momentos: no início, quando Faith, Candy, Brit e Cotty se encontram sozinhas na universidade, sem dinheiro para viajar durante o recesso das aulas (o chamado “spring break”), a luz é fria, empalidecendo as personagens. Quando elas assaltam um restaurante de fast food e conseguem levantar “os recursos” para ir à Flórida, as cenas são dominadas por cores saturadas, talvez uma referência ao uso de drogas alucinógenas.

    – Trailer de “Spring Breakers”, dirigido por Harmony Korine:

    Já na Flórida, Brit, Candy, Cotty e Faith vivem dias repletos de sol, álcool e biquínis em cores neon ao redor de outras centenas de jovens seminus que abstraem a existência de quaisquer responsabilidades. No meio da diversão, as quatro são presas pelo assalto; é neste momento que surge o personagem mais inusitado de “Spring Breakers”: Alien (James Franco), um rapper e “gangsta” branco, com dreads e grills, que paga a fiança das garotas e apresenta a elas o seu mundo de oportunidades fáceis.

    O figurino das meninas, pensado pela americana Heidi Bivens, é cheio de cropped tops, micro shorts e biquínis, tudo super colorido, jovem e sexy bem ao gosto de Terry Richardson e sua estética nua e crua.

    James Franco como Alien, em “Spring Breakers” ©Reprodução

    A partir de então, três delas (já que Faith, vivida por Selena Gomez, decide voltar para casa) dão vazão a todo seu “apetite por amoralidade”, como chamou David Rooney, do “The Hollywood Reporter”. Já familiarizadas e imersas no ambiente de Alien, Brit, Candy e Cotty pegam em armas e envolvem-se em orgias. O “sonho americano” foi subvertido, mas não tão seriamente quanto em “Kids” e “Ken Park”. Mas, talvez o propósito do diretor e roteirista seja mesmo unir “Scarface” (1983) a Britney Spears, tal qual a hipótese levantada pelo “The Huffington Post”.

    Por falar em Britney Spears, a trilha sonora é parte essencial do filme e possibilita ao espectador vivenciar as suas reviravoltas e, por que não, se identificar com as protagonistas. Cliff Martinez, responsável por “Drive” (2011) e “Traffic: Ninguém Sai Limpo” (2000), produziu as músicas originais ao lado de Skrillex. Já “Baby One More Time” e “Everytime”, de Spears, são cantadas por Brit, Candy, Cotty e Faith, ou seja, Ashley Benson, Vanessa Hudgens, Rachel Korine e Selena Gomez, e editadas no longa-metragem como se fossem videoclipes. A trilha ainda tem faixas de Nicki Minaj e The Black Keys.

    Pôsteres de “Spring Breakers”, dirigido por Harmony Korine ©Reprodução

    Apresentado no último Festival de Cinema de Veneza, “Spring Breakers” recebeu o Future Film Festival Digital Award e foi nomeado ao Leão de Ouro. Nos Estados Unidos, o filme estreia no dia 22 de março, mas ainda não há previsão para sua chegada no Brasil.

    Não deixe de ver
    Você também faz rodízio de streaming?
    Biblioteca Mário de Andrade celebra 100 anos do Manifesto Surrealista
    Senna: série da Netflix ganha trailer e estreia em novembro
    A visão estética de Luca Guadagnino
    Era Indetectável: quando o ideal de idade e aparência não se conectam
    Longlegs: Por trás do visual do aguardado filme
    Marina Ruy Barbosa rouba os holofotes em Cannes 2024
    Demi Moore estrela filme de terror feminista em Cannes
    Tudo sobre o musical Emilia Perez com Selena Gomez
    FFW