“She Lay down Deep Beneath The Sea” (2012), de Tracey Emin ©Reprodução
A White Cube, segunda maior galeria de arte do mundo (atrás apenas da Gagosian, em Nova York), anunciou a abertura de seu primeiro espaço no Brasil, mais especificamente no bairro da Vila Mariana, em São Paulo. A inauguração do local acontece no início de dezembro com uma exposição inédita da artista plástica britânica Tracey Emin, intitulada “You Don’t Believe in Love But I Believe in You”.
O novo endereço da White Cube, sua porta de entrada no continente americano, é o quinto espaço da galeria, que já tem três em sua cidade natal, Londres, e uma base em Hong Kong. Em São Paulo, a proposta da White Cube não é exatamente somente lucrar, ao menos de acordo com Tim Marlow, diretor da galeria, que, em conversa com a “Folha de S.Paulo”, afirmou: “Se dependêssemos das vendas no Brasil, seríamos loucos. […] Nosso objetivo […] é construir uma reputação e gerar interesse. Sabemos do sistema tributário do país, que dificulta muito os nossos negócios”.
Uma das três sedes da White Cube em Londres ©Reprodução
O primeiro “contato” da White Cube com o Brasil foi em maio deste ano, quando a galeria organizou a mostra “Fatos e Sistemas” do escultor britânico Antony Gormley no espaço que que passará a ocupar a partir de dezembro. Tal exposição aconteceu em paralelo com “Corpos Presentes”, uma retrospectiva de Gormley sediada no CCBB, no centro de São Paulo. Em parceria com o British Council, inclusive, a White Cube trouxe o artista ao país para uma palestra especial para convidados; também no mês de maio aconteceu a 8ª edição da SP-Arte, maior feira do segmento na América Latina.
Instalação de Tracey Emin no Turner Contemporary (2012) ©Reprodução
São Paulo causou uma ótima impressão em Marlow, que afirmou à “Folha de S.Paulo” que a cidade é um lugar “vibrante” e “maravilhoso”. Sobre o espaço alugado para ser a sede da White Cube brasileira, o diretor da galeria justificou: “É um prédio com muita luz e fica perto do parque [do Ibirapuera] e da Bienal. Nossos artistas adoraram a ideia de expor nesse lugar, então ficamos com ele”. E falando nos artistas representados pela White Cube, além de Emin e Gormley, podemos citar os badalados – e às vezes polêmicos – Damien Hirst, Gary Hume, Chris Marclay e a dupla Gilbert & George, formada por Gilbert Proesch e George Passmore.
“My Bed”, de Tracey Emin ©Reprodução
Já Tracey Emin, de 49 anos, é conhecida por seu trabalho moderno e autobiográfico: instalações em neon, objetos domésticos sujos, torcidos e melados com sangue, como a cama em “My Bed”, de 1999, ou ainda vídeos artísticos com teor feminista e anti-bullying, como “Why I Never Became a Dancer”, produzido em 1995.