“Ceasa”, de 2012 ©Cássio Vasconcelos/Divulgação
O Instituto Tomie Ohtake apresenta a partir do dia 15 de agosto a 3ª Mostra 3M de Arte Digital, que tem curadoria de Giselle Beiguelman e patrocínio da empresa americana 3M. Nesta edição, a exposição possui como eixo conceitual as “Tecnofagias” e, além de incentivar a produção artística relacionada às mídias digitais, destaca a combinação de alta tecnologia (high tech) e improvisação “caseira” (low tech) que marca o cenário nacional.
Todas as 15 obras e instalações da 3ª Mostra 3M de Arte Digital foram criadas por artistas brasileiros; entre elas se destacam as fotografias em larga escala “Ceasa” e “Aeroporto”, desenvolvidas em 2012 por Cássio Vasconcellos, a “Jukebox”, de Lea Van Steen, que possibilita ao visitante escolher um vídeo que será projetado fragmentadamente em um globo estroboscópico, e “Extremo Horizonte”, uma panorâmica com pinhole de Dirceu Maués, confeccionada para a exposição.
A “Jukebox” de Lea Van Steen ©Divulgação
À parte às obras integrantes da 3ª Mostra 3M de Arte Digital, há ainda o projeto especial “Praia de Paulista”, que acontece nos dias 17 e 31 de agosto na parte externa do Instituto Tomie Ohtake. A iniciativa, desenvolvida pelo coletivo Cia. de Foto em parceria com a crítica de cinema Ivana Bentes, trata-se de uma exibição de remixes de “Terra em Transe” (1967) e outros filmes de Glauber Rocha. O diretor, aliás, é homenageado em um ensaio fotográfico e textual multimídia, intitulado “País Interior”, que também foi produzido pela Cia. de Foto.
3ª Mostra 3M de Arte Digital @ Instituto Tomie Ohtake
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201 (entrada pela R. Coropés), Pinheiros, São Paulo – SP
15 de agosto a 16 de setembro, de terça a domingo, das 11h às 20h
Mais informações: (11) 2245-1900
+ Veja mais imagens das obras da 3ª Mostra 3M de Arte Digital na galeria abaixo: